A Huawei parece estar com pressa para mostrar ao mundo a sua próxima revolução fotográfica. Novos rumores indicam que a gigante tecnológica vai antecipar o lançamento da sua série Pura 90, a linha focada na estética e na imagem, para o mês de maio de 2026.
Esta alteração de calendário coloca a estreia um mês antes do que aconteceu com a geração anterior (a série Pura 80 foi lançada em junho de 2025). Embora alguns rumores iniciais apontassem para abril, a nova data de maio parece ser o consenso para a chegada destes dispositivos que prometem atingir o “pináculo da imagem móvel”.

A entrada na era dos 200 MP
A grande novidade técnica é a adesão da Huawei à tendência dos sensores de ultra-alta resolução. A série Pura 90 deverá marcar a estreia da marca no uso de câmaras de 200 megapixéis.
Historicamente, a Huawei tem preferido focar-se na qualidade dos sensores e nos filtros de cor (como o RYYB) em vez da contagem bruta de píxeis. Esta mudança de estratégia sugere que a empresa encontrou uma forma de combinar a resolução extrema com os seus algoritmos de processamento de imagem proprietários para criar algo único.

Zoom duplo e o “twist” na macro
Para além da resolução, a Huawei está a trabalhar numa evolução do seu conceito de câmara com zoom duplo. A nova configuração deverá estabelecer um novo padrão para a fotografia macro, permitindo capturar detalhes microscópicos com uma nitidez inédita.
A combinação de atualizações de hardware (novos sensores e lentes) com algoritmos de software avançados continua a ser a fórmula da Huawei para se diferenciar num mercado saturado.
Outra implementação aguardada é o reconhecimento facial 3D, que poderá finalmente chegar à série Pura, elevando a segurança biométrica ao nível da série Mate.
Com um lançamento previsto para o segundo trimestre, a Huawei Pura 90 está a posicionar-se para ser a câmara que faz chamadas mais desejada de 2026.
Outros artigos interessantes:










