A CES 2026 trouxe uma nova vaga de wearables de Inteligência Artificial, mas enquanto alguns tentam substituir o teu telemóvel, o novo Plaud NotePin S tem uma missão muito mais focada e prática: garantir que nunca mais perdes um detalhe de uma conversa ou reunião.
Lançado pela Plaud, este pequeno dispositivo em forma de cápsula pesa apenas 17.4 gramas e pode ser usado como um clip na roupa, um colar ou numa pulseira. Ao contrário dos ambiciosos (e muitas vezes falíveis) Humane AI Pin ou Rabbit R1, o NotePin S foca-se em fazer uma única coisa de forma perfeita: gravar áudio e usar IA para o transformar em resumos úteis e estruturados.

IA multimodal: ouve, vê e organiza
O NotePin S não é apenas um microfone. Equipado com dois microfones MEMS, consegue captar áudio com clareza até 3 metros de distância e transcrevê-lo em 112 línguas. O “cérebro” do sistema utiliza modelos de ponta como o GPT-4o ou o Claude 3.5 para gerar resumos inteligentes.
A grande novidade deste modelo “S” é a entrada multimodal. Isto significa que podes combinar as gravações de voz com fotografias (tiradas pelo telemóvel) de quadros brancos ou notas de texto. A IA funde toda esta informação para criar outputs complexos, como mapas mentais instantâneos de uma consulta médica ou notas de aula enriquecidas com referências visuais.
O regresso do botão físico
A Plaud ouviu as críticas ao modelo anterior e corrigiu o seu maior defeito de usabilidade. O NotePin S abandona os gestos de toque confusos em favor de um botão físico.
- Pressão Longa: Inicia a gravação.
- Toque Rápido: Marca um momento importante na conversa (highlight).
- Feedback Háptico: O dispositivo vibra para confirmar que a ação foi registada, eliminando a dúvida de “será que está a gravar?”.
Privacidade e Bateria para profissionais
Desenhado para jornalistas, estudantes e profissionais de saúde, o dispositivo leva a segurança a sério. É compatível com as normas HIPAA e SOC2 (essencial para dados médicos e empresariais) e integra-se com a rede Apple Find My para o caso de o perderes.
A autonomia é robusta: 20 horas de gravação contínua e 40 dias em standby, com 64 GB de armazenamento local. O software sincroniza tudo com uma aplicação móvel, web e uma nova aplicação para desktop que grava chamadas online.
Com um preço de 179 dólares e um plano gratuito generoso de 300 minutos mensais, o Plaud NotePin S posiciona-se como uma ferramenta de produtividade “invisível” que está sempre pronta a capturar o momento, sem a distração de um ecrã.
Outros artigos interessantes:










