TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

“The Terror of War”: World Press Photo suspende atribuição de autor

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
16/05/2025
Em Notícias

A World Press Photo (WPP) anunciou a suspensão da atribuição de autoria ao fotógrafo Huỳnh Công “Nick” Út pela sua icónica imagem de 1972, “The Terror of War”, conhecida popularmente como “Napalm Girl”. A decisão, comunicada oficialmente, surge após uma investigação conduzida pela própria organização, entre janeiro e maio de 2025, que levantou “dúvida significativa” sobre quem efetivamente capturou o momento.

A fotografia em questão, que retrata Phan Thị Kim Phúc, então com nove anos, a fugir de um ataque de napalm, tornou-se um símbolo da Guerra do Vietname. Originalmente creditada a Nick Út, à data fotógrafo da Associated Press (AP), a imagem venceu o prémio World Press Photo of the Year e o Pulitzer de Spot News Photography em 1973.

The terror of war: world press photo suspende atribuição de autor

A investigação e as posições divergentes

A reavaliação da autoria foi motivada por um documentário da The VII Foundation, intitulado “The Stringer“, que questionou a atribuição a Nick Út. Este documentário levou a “profunda reflexão” na World Press Photo e à subsequente investigação interna.

A análise da WPP, baseada em “localização, distância e a câmara utilizada nesse dia”, sugere que os fotógrafos Nguyễn Thành Nghệ ou Huỳnh Công Phúc poderiam estar “em melhor posição para tirar a fotografia” do que Nick Út.

Consequentemente, a World Press Photo suspendeu a atribuição da fotografia a Út. Joumana El Zein Khoury, diretora executiva da WPP, afirmou: “Com base nestas descobertas e de acordo com os nossos valores de precisão, confiabilidade e diversidade, tiramos conclusões relativamente à atribuição. Com total transparência, partilhamos hoje os resultados da nossa análise“.

A organização planeia apresentar os detalhes da investigação num evento em Amesterdão a 17 de maio de 2025.

Paralelamente, a Associated Press conduziu a sua própria investigação e concluiu não existirem provas definitivas para alterar o crédito de Nick Út, mantendo a atribuição original. Esta divergência de posições evidencia a complexidade da situação.

Reações e o legado da imagem premiada “The Terror of War”

Nick Út tem consistentemente negado as alegações de que não seria o autor da fotografia. Phan Thị Kim Phúc, a figura central da imagem, manifestou apoio a Út, refutando as alegações do documentário, embora admita não ter memória clara do momento, baseando-se no relato de familiares.

A World Press Photo enfatiza que “a fotografia em si permanece incontestada, e o prémio World Press Photo para esta foto significativa de um momento importante da história do século XX permanece um facto. Apenas a autoria está suspensa e sob revisão“. A organização acrescenta que se trata de “história contestada, e é possível que o autor da fotografia nunca venha a ser totalmente confirmado”, mantendo-se a suspensão “a menos que se prove o contrário”.

A decisão da World Press Photo levanta um debate sobre a atribuição de autoria de imagens históricas e os mecanismos de revisão perante novas informações. Enquanto a AP exige um elevado grau de prova para alterar registos estabelecidos, a WPP opta por formalizar a existência de dúvida, priorizando, segundo a sua diretora, os valores de precisão e transparência da fundação.

Mais informações sobre a World Press Photo no site oficial.

Outros artigos interessantes:

  • Entrevista com Pedro Brito da HP: O futuro da impressão em Portugal
  • Own your data: a abordagem da Eurotux à Inteligência Artificial
  • Dia da Internet das Coisas: Entrevista a Paulo Spaccacherque 
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Gás caro reacende risco de crise energética na europa
Notícias

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

11/09/2026
Playstation lego (2)
Notícias

PlayStation original regressa num impressionante set oficial da LEGO

06/09/2026

Últimas notícias

QNAP TS-432XeU: NAS 1U curto com portas 10GbE e 2.5GbE

TP-Link recebe três distinções nos IFA Innovation Awards 2026

HP ZBook Ultra G3a reforça aposta na IA local

Beats 360 estreiam almofadas substituíveis e 256 combinações

OPPO Find X9 Ultra recebe prémio EISA 2026-2027

Android 17 QPR1 causa lentidão em alguns Google Pixel

Xiaomi lança MiMo-V2.6 com novos agentes de IA

Câmara de vigilância ligada ao telemóvel: guia prático

Série Huawei Watch GT 7 chegou às lojas em Portugal

Motorola e Bang & Olufsen anunciam parceria plurianual

Samsung leva One UI 9 Beta a oito modelos Galaxy A

Claude Opus 5.5 reduz custos e reforça salvaguardas

motorola signature 27 chega com câmara periscópica de 200 MP

Cérebro simulado pela Google já consegue jogar Balatro

Honor X9e Pro chega com bateria inacreditável de 11.000 mAh

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

Google Pixel 10 pode receber funcionalidade exclusiva do Pixel 11

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.