Longe vão os dias em que abríamos o Instagram apenas para ver as fotos dos amigos e da família. Hoje, os nossos feeds são dominados por conteúdo sugerido por algoritmos que, muitas vezes, falham redondamente em perceber o que realmente gostamos. A Meta sabe disso e, numa mudança significativa de filosofia, decidiu dar aos utilizadores o poder de “arranjar” o seu próprio algoritmo.
A plataforma está a lançar uma nova funcionalidade chamada “O Teu Algoritmo” (Your Algorithm), que permite afinar manualmente o tipo de vídeos que aparecem no teu feed de Reels. É o fim da caixa negra das recomendações: agora podes ver o que o Instagram acha que tu gostas e dizer-lhe, preto no branco, se está certo ou errado.
Como funciona: diz à IA o que queres ver
A nova funcionalidade oferece uma transparência inédita sobre o funcionamento interno da plataforma. Ao acederes ao menu “O Teu Algoritmo”, terás acesso a uma lista de tópicos que o Instagram identificou como sendo do teu interesse, baseados na tua atividade anterior.
A partir daqui, o controlo é teu:
- Remover Tópicos: Se o Instagram acha erradamente que adoras vídeos de gatos quando na verdade és alérgico, podes remover esse tópico da lista.
- Adicionar Tópicos: Podes escrever e adicionar novos interesses específicos que queres ver mais.
A empresa afirma que esta funcionalidade é baseada em Inteligência Artificial, usando as tuas instruções diretas para tornar as recomendações “ainda mais personalizadas”.

Onde encontrar e quando chega?
Para usares esta ferramenta, o processo é simples (quando estiver disponível):
- Abre um vídeo no Reels.
- Seleciona o ícone com duas linhas e corações no canto superior direito.
- No menu que se abre, vê o resumo dos teus interesses e edita-os conforme necessário.
A má notícia para os utilizadores portugueses é que, para já, a funcionalidade “O Teu Algoritmo” está disponível apenas nos Estados Unidos e em inglês. No entanto, a Meta já confirmou que a expansão global acontecerá “em breve”.
O primeiro passo de uma revolução na personalização
A Meta não planeia ficar-se pelos Reels. A empresa anunciou que esta personalização do algoritmo é apenas o primeiro passo e que planeia introduzir controlos semelhantes no separador Explorar e em “mais lugares na aplicação” num futuro próximo.
Esta mudança segue uma tendência recente da empresa de dar mais agência aos utilizadores, como visto na funcionalidade “dear algo” do Threads. Ao permitir que os utilizadores moldem ativamente a sua experiência, o Instagram tenta transformar a passividade do scroll infinito numa experiência de consumo mais intencional e satisfatória.
Outros artigos interessantes:










