A corrida pelos megapíxeis parecia ter abrandado, mas a Oppo decidiu voltar a pisar no acelerador. Quando pensávamos que já tínhamos visto de tudo no campo da fotografia mobile, surgem rumores que prometem agitar o mercado de forma no mínimo impressionante.
O reconhecido leaker Digital Chat Station avançou que a fabricante chinesa está a preparar um verdadeiro “monstro” fotográfico. As informações mais recentes apontam para que o próximo topo de gama da marca seja o primeiro no mundo a ostentar um módulo traseiro totalmente insano.
Esquece as configurações habituais. O vindouro Oppo Find X10 Pro Max deverá equipar três câmaras de 200MP, algo que nunca presenciámos na indústria dos smartphones e que nos deixa com expectativas bastante altas para o seu lançamento.

A loucura das três câmaras de 200MP e as suas vantagens
Já vimos fabricantes a colocar sensores de 200MP na lente principal ou até na telefoto, como aconteceu recentemente com os surpreendentes Oppo Find X9 Ultra e vivo X300 Ultra. Contudo, trazer essa resolução mastodôntica para a câmara ultrawide é território completamente inexplorado e uma aposta de muito respeito.
Em teoria, uma lente ultrawide com esta resolução permite-te fazer recortes diretos na imagem após o disparo, conseguindo resultados de aproximação entre 1x a 3x com qualidade impecável. A marca poderá ainda tirar partido da tecnologia de pixel binning de 16-em-um para captar imagens fotográficas super brilhantes e limpas, mesmo em ambientes com pouca luz.
Onde esta novidade também promete dar cartas é na captação de vídeo. Sensores de alta resolução na ultrawide dão uma margem gigante para recortes de estabilização, o que significa que este smartphone poderá mesmo introduzir o muito desejado modo Super Steady em gloriosa resolução 8K.

As especificações técnicas conhecidas do Oppo Find X10 Pro Max
As fugas de informação não se ficaram apenas pela resolução dos sensores. O leaker partilhou também os primeiros detalhes sobre o hardware fotográfico que irá alimentar este sistema de câmaras que, francamente, parece desafiar os limites dos dispositivos móveis atuais.
O sensor principal será encabeçado por uma das mais recentes inovações da Samsung, garantindo um alcance dinâmico muito superior ao habitual. Assim, o alinhamento fotográfico esperado para o novo topo de gama compõe-se da seguinte forma:
- Câmara principal ISOCELL HPC de 200MP equipada com tecnologia DeepPix da Samsung
- Câmara telefoto de 200MP focada na máxima qualidade de aproximação
- Câmara ultrawide de 200MP com suporte avançado para macro e estabilização extrema
Não se sabe ainda qual será o sensor exato utilizado na lente telefoto, mas a julgar pela configuração anunciada, será de certeza um componente premium. No que toca a datas, o dispositivo deverá ser apresentado mundialmente entre os meses de setembro e outubro, chegando muito possivelmente acompanhado pelos restantes membros da série Find X10.
Outros artigos interessantes:



