O mistério à volta do design do novo smartphone triplo da Huawei chegou finalmente ao fim. Depois de vários meses repletos de fugas de informação, a marca confirmou de forma oficial as grandes mudanças que estão a caminho do seu próximo dobrável.
A tecnológica chinesa partilhou um vislumbre do Huawei Mate XT 2 num anúncio publicitário nas ruas de Pequim. Como já era de prever, o novo dispositivo prepara-se para agitar o mercado com um formato inovador que promete resolver algumas das maiores dores de cabeça da geração anterior.
Se estavas à espera de uma simples atualização de especificações, podes tirar o cavalinho da chuva. A marca decidiu apostar forte num novo mecanismo de dobragem para dentro, introduzindo pela primeira vez um ecrã exterior que vai mudar completamente a forma como interages com o smartphone.

Design triplo renovado para maior proteção do teu smartphone
Ao contrário do formato em zig-zag que vimos no modelo original, o novo Huawei Mate XT 2 adota um formato em “G”. Esta dobragem para o interior, muito semelhante à que esperamos ver no Samsung Galaxy Z TriFold, é uma alteração que faz todo o sentido em termos de durabilidade. É no mínimo tranquilizador saber que os três ecrãs principais ficarão agora virados para o centro quando fechados.
Desta forma, os painéis ficam muito mais protegidos contra arranhões ou quedas acidentais no teu dia a dia. Todos sabemos o quão frágeis e caros estes ecrãs flexíveis podem ser, pelo que esta decisão de design é um passo de gigante para garantir uma maior longevidade do dispositivo.
O tão aguardado ecrã exterior e os sensores fotográficos
A grande vantagem deste novo formato em “G” é que libertou espaço para a inclusão de um ecrã secundário na parte de fora. Esta é uma estreia absoluta nos dispositivos tri-fold da marca e permite-te realizar aquelas operações mais rápidas e habituais sem teres de abrir o smartphone na sua totalidade.
No topo deste ecrã exterior, é possível notar um recorte em forma de pílula, o que sugere a inclusão de uma lente multiespectral de nova geração a acompanhar o sensor de imagem frontal. Quanto à câmara traseira, a empresa contrariou os rumores e manteve o seu icónico módulo octogonal no painel central, agora com margens ligeiramente mais grossas.

O que já sabemos sobre as especificações do dispositivo
Apesar de a marca ainda estar a guardar muitos detalhes no segredo dos deuses, as mais recentes aparições públicas e fugas de informação já nos deram um quadro bastante claro do que podes esperar. O dispositivo surgiu num tom roxo escuro, mas a grande incógnita é se a fabricante manterá as cores da geração anterior.
Para que tenhas uma ideia mais estruturada das novidades já confirmadas deste impressionante dobrável:
- Mecanismo de dobragem em formato “G” para o interior
- Três painéis interiores totalmente protegidos em modo fechado
- Ecrã exterior inédito com recorte em pílula
- Módulo de câmaras traseiro octogonal atualizado
- Apresentação oficial confirmada para o dia 7 de setembro
Resta agora aguardar pela revelação total do dispositivo no início de setembro para percebermos exatamente como a Huawei planeia colocar este monstro da tecnologia nas mãos dos utilizadores. É inegável que a concorrência no mercado dos dobráveis está mais agressiva que nunca, mas este lançamento tem tudo para ser um sucesso.
Outros artigos interessantes:



