Se estavas à espera que a Samsung finalmente desse o salto nas velocidades de carregamento dos seus próximos topos de gama, prepara-te para uma pequena desilusão. As mais recentes fugas de informação sugerem que a fabricante sul-coreana vai manter a mesma estratégia conservadora do ano passado.
A descoberta foi feita através de uma listagem na base de dados chinesa CCC (China Compulsory Certificate), que revelou detalhes técnicos sobre os tão aguardados Galaxy S27 e Galaxy S27+. Como é habitual nesta indústria, os registos de certificação raramente se enganam no que toca a especificações cruciais.
É no mínimo frustrante ver que a evolução tecnológica parece ter estagnado neste departamento, especialmente quando a concorrência no universo Android continua a quebrar recordes de carregamento rápido. Mas vamos aos números concretos que este leaker trouxe a público.
Certificação chinesa confirma estagnação nas velocidades
A passagem dos novos smartphones da Samsung pela certificação CCC revelou que as velocidades de carregamento com fios vão continuar exatamente iguais às dos modelos anteriores. É uma daquelas situações em que a expressão “em equipa que ganha não se mexe” talvez não seja a mais apropriada, visto que os utilizadores pedem mais potência há vários anos.
De acordo com os dados revelados, a Samsung não tem intenções de alterar a potência para os modelos de entrada e intermédios da sua próxima linha de luxo. Para além do carregamento por cabo, também se espera que o carregamento sem fios permaneça inalterado em relação ao que vimos na geração passada.
As especificações técnicas listadas na plataforma de certificação para estes dois smartphones são muito claras:
- Galaxy S27 (modelo SM-S9520): Carregamento rápido de 25W (9V 2.77A).
- Galaxy S27+ (modelo SM-S9560): Carregamento rápido de 45W (15V 3A).
- Ausência de carregador: Tal como tem sido norma nos últimos anos, nenhum dos equipamentos trará carregador na caixa.

Modelos de topo poderão compensar esta falha
Apesar deste balde de água fria para quem tencionava adquirir o modelo base, há uma luz ao fundo do túnel para os utilizadores mais exigentes. Tudo indica que a Samsung está a guardar as verdadeiras inovações de bateria para os seus equipamentos mais caros e cobiçados.
Os rumores mais recentes apontam que o Galaxy S27 Pro e o todo-poderoso Galaxy S27 Ultra poderão chegar com baterias consideravelmente maiores. Fala-se numa capacidade de 5200 mAh para o modelo Pro e uma impressionante célula de 5800 mAh para o modelo Ultra.
É precisamente nestes colossos de desempenho que a Samsung poderá finalmente esticar a corda, introduzindo um carregamento rápido por cabo a 60W. Resta-nos aguardar pelas próximas semanas para perceber se esta estratégia fragmentada da fabricante vai convencer os fãs mais leais ou se irá afastar potenciais compradores para outras marcas.
Outros artigos interessantes:



