TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nokia e Deutsche Telekom revelam como a tecnologia XG-FAST pode aumentar as velocidades das redes de cobre

Redação por Redação
04/02/2016 - Atualizado a 03/06/2016
Em Hardware

A Nokia concluiu testes de laboratório com a Deutsche Telekom para demonstrar a forma como a XG-FAST, uma nova tecnologia de acesso fixo de banda ultra larga, pode ser usada por prestadores de serviço para responder às crescentes necessidades de serviços de Internet de alta-qualidade disponibilizados em redes de cobre. O teste foi realizado no fim de 2015 pela Alcatel-Lucent, empresa subsidiária da Nokia.

A XG-FAST é uma extensão desenvolvida pelos Bell Labs da tecnologia G.fast da Nokia, que está disponível comercialmente. O teste foi conduzido no laboratório de infraestruturas de cobre da
Deutsche Telekom em Darmstadt, na Alemanha, e revelou velocidades de processamento de dados de mais de 10 gigabits-por-segundo (Gbps), aproximadamente 200 vezes mais rápido que as velocidades médias das atuais ligações de banda larga em serviços residenciais. No que respeita à disponibilização de velocidades semelhantes a fibra, a tecnologia baseada em cobre poderia permitir o download de um filme em HD de duas horas em menos de 10 segundos, ou o upload de 1.000 fotografias em menos de dois segundos.

A rede da Deutsche Telekom – que usa VDSL2 Vectoring assim como tecnologia fiber-to-the-home (FTTH) – oferece neste momento aos seus clientes velocidades de acesso de até 100 megabits-por-segundo (Mbps). Ao permitir que a Deutsche Telekom faça uma utilização eficiente da sua rede de cobre, a inovadora tecnologia XG-FAST poderia ainda permitir que ela cumpra os objetivos alemães no que respeita à cobertura nacional com banda larga, disponibilizando maior largura de banda a um mais elevado número de utilizadores.

Federico Guillén, Presidente de Fixed Networks, Nokia, disse: “Como líder global em acessos a banda larga de rede fixa, oferecemos aos operadores um acesso fixo a banda ultra larga para implementar serviços de alta qualidade mais rapidamente e com uma excelente relação custo/eficiência. O teste XG-FAST com a Deutsche Telekom representa um marco importante nos nossos esforços de aproveitar o potencial do sobre para disponibilizar velocidades ultrarrápidas, garantindo ainda que a fibra chega mais perto dos clientes residenciais e empresariais”.

Bruno Jacobfeuerborn, CTO da Deutsche Telekom, explicou: “Ao trabalharmos nesta demonstração, podemos ver as possibilidades futuras da XG-FAST e a forma como consegue maximizar os ativos existentes. Temos assim acesso a um nova opção tecnológica que nos permitirá oferecer ligações de alta velocidade aos nossos clientes de forma rápida e com uma boa relação custo/eficiência, e ao mesmo tempo mover a nossa infraestrutura para mais perto dos nossos clientes”.

 

Destaques:

  • Tecnologias como a G.fast e XG-FAST usam a última secção de redes de cobre para disponibilizarem velocidades semelhantes às de fibra em casas ou escritórios. A XG-FAST está a dar os primeiros passos no que respeita a testes de laboratório, mas excedeu as expectativas nos testes junto de vários clientes.
  • O teste XG-FAST com a Deutsche Telekom demonstrou uma largura de banda agregada de mais de 11Gbps em dois pares de cabos de Categoria 6 de 50 metros de comprimento. Testes semelhantes com cabos drop standard ilustraram a flexibilidade da XG-FAST para aplicações em fiber-to-the-front door, alcançando taxas agregadas que excedem 8Gbps em 50m.  Todos os testes foram realizados usando equipamento protótipo da Bell Labs e em condições de laboratório.
  • A XG-FAST consegue ainda garantir serviços simétricos de 1Gbps em distâncias de 70m, permitindo que os operadores disponibilizem velocidades semelhantes a fibra dentro de edifícios usando linhas de telefone, eliminando a necessidade de instalar novos cabos. Assim, é possível fazer instalações mais rapidamente e assegurar menor complexidade ao utilizador final.
  • O portefólio de acesso fixo a banda ultra larga da Nokia oferece aos prestadores de serviço uma abrangente mistura de tecnologias de acesso de fibra e de cobre para responder às necessidades de qualquer implementação.

 

 

Tags: banda ultra largaDeutsche TelekominternetNokiaredes de cobretecnologiaXG-FAST
PartilhaTweetEnvia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Routers wi-fi 8 da asus
Hardware

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

16/09/2026
Qnap quts mega 2. 0 integra recuperação de desastres e arquitetura ceph
Hardware

QNAP QuTS MEGA 2.0 integra recuperação de desastres e arquitetura Ceph

26/08/2026
Tp-link lança nova câmara de segurança exterior tc80 kit
TP-Link

TP-Link lança nova câmara de segurança exterior TC80 Kit

26/06/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.