TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Operação Panda-19: cadeia massiva de infeção de malware por hackers chineses sob o tema Coronavírus

Nilton Almada por Nilton Almada
16/03/2020 - Atualizado a 19/03/2020
Em Check Point Software, Segurança

A Check Point Research, a área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, detetou um ciberataque organizado por um grupo APT chinês contra o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Mongólia. Este grupo, aproveitando-se do fluxo de notícias e alerta geral em volta da expansão do Coronavirus, utilizou a identidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Mongólia e enviou diversos documentos maliciosos em anexo através de email para os funcionários públicos desse país. O objetivo foi persuadir, utilizando mensagens centradas na atual situação deste vírus, para que dessem aos cibercriminosos acesso remoto à rede e deixarem uma porta aberta para o roubo de informação confidencial.

Os especialistas da empresa assinalam que um dos documentos relacionados com o COVID-19, intitulava-se “Sobre a propagação de novas infeções de Coronavirus” e inclusivamente citava o Comité Nacional de Saúde da China. A Check Point rastreou o ciberataque e detetou a autoria graças à extração de impressões digitais deixadas  pelos hackers no seu próprio código de malware armazenado nos seus servidores, os quais estiveram disponíveis por alguns segundos na Internet, Graças a esses dados, os investigadores puderam descobrir a origem desta cadeia, concluindo que o grupo chinês PAT estava a trabalhar neste tipo de ataques desde 2016 com o objetivo habitual de roubo de informação de entidades públicas e empresas de telecomunicações de distintas partes do mundo: Rússia, Ucrânia, Bielorússia e agora Mongólia. 

Como conseguiram levar a cabo esta campanha massiva de infeção de malware?

Este grupo de cibercriminosos infetava os ficheiros com um vírus conhecido como RoyalRoad, que descarrega um ficheiro na pasta de arranque do Word para levar a cabo uma “técnica de persistência”, que consiste em cada vez que se inicia esta aplicação, inicia-se uma cadeia de infeção de todos os ficheiros com extensão WLL. Assim, independentemente do ficheiro que se abra no Word, produz-se um download de malware que infecta o equipamento do utilizador e permite aceder e roubar grandes quantidades de informação sensível.

Por outra parte, o cibercriminoso que se encontra por trás deste ciberataque operava num servidor C&C dentro de uma janela diária limitada, pondo-se online somente umas poucas horas a cada dia, o que torna mais difícil analizar e aceder às partes avançadas da cadeia de infeção. Isto demonstra como os cibercriminosos aproveitam as mais variadas temáticas para lançar campanhas massivas de ciberataques. Neste momento, a Check Point já referenciou mais de 4000 domínios relacionados com o Coronavirus em todo o mundo, e destes domínios cerca de metade estão a ser usados para fins maliciosos com um impacto maior que média dos ciberataques. 

“O COVID-19 não representa somente uma ameaça física, como também uma ciberameaça. Neste sentido, a nossa investigação desmascara o grupo chinês de APT que se aproveitou do interesse público sobre tudo o que seja relacionado com o Coronavirus para benefício próprio, decidindo assim usar para criar uma nova cadeia de infeções informáticas”. Refere Lotem Finkelsteen, Head of Threat Intelligence da Check Point. “Também descobrimos que este grupo não só estava a atacar a Mongólia, como também outros países. Daí, que a Check Point já avisou todos os organismos públicos e de telecomunicações a nível mundial para protegerem os seus documentos e sites web que estejam relacionados com o Coronavirus”, acrescenta.

Passos para estar protegidos contra este tipo de ciberameaças

Mesmo que o objetivo deste grupo fossem funcionários de instituições públicas, os especialistas da Check Point advertem para qualquer pessoa ou empresa poder converter-se numa nova vítima deste tipo de ataque informático. Por este motivo, a empresa reforça que “a prevenção é a melhor medida de segurança para combater este tipo de ciberameaças. Desconfiar de mensagens que provenham de remetentes desconhecidos, bem como não fazer download de ficheiros em anexo, nem clicar em links desses emails ajudará a proteger os seus equipamentos e a informação, reduzindo em grande medida a possibilidade de converter-se numa nova vítima destes grupos de cibercriminosos”.

Por outro lado, os especialistas da Check Point aconselham a implementar ferramentas de cibersegurança em todos os dispositivos, já que a prevenção é a melhor maneira de evitar riscos. A empresa conta com o SandBlast Mobile, uma solução contra ameaças móveis avançadas com infraestrutura On-device Network Protection. Ao rever e controlar todo o tráfego de rede do dispositivo, o SandBlast Mobile evita os ataques de roubo de informação em todas as aplicações, correio eletrónico, SMS, iMessage e aplicações de mensagens instantâneas. Esta solução evita tanto o acesso a sites web maliciosos como o acesso e comunicação do dispositivo com botnets, para o qual valida o tráfego no próprio dispositivo sem ler os dados através de um gateway corporativo.

Tags: coronavírushackers
PartilhaTweetEnvia
Nilton Almada

Nilton Almada

Nilton é um entusiasta das novas tendências tecnológicas e do impacto que estas têm nas organizações e no nosso dia a dia.

Artigos relacionados

Eua alertam aliados para destilação de modelos de ia pela china
Segurança

EUA alertam aliados para destilação de modelos de IA pela China

26/04/2026
Modelo mythos ai da anthropic deteta vulnerabilidades em infraestruturas críticas globais
Inteligência Artificial

Mythos AI provoca recorde de correções e divide especialistas

26/04/2026
Thales integra imperva para o google cloud em segurança nativa
Segurança

Thales integra Imperva para o Google Cloud em segurança nativa

25/04/2026
Ovhcloud e s2grupo apostam na soberania digital europeia
Segurança

OVHcloud e S2GRUPO apostam na soberania digital europeia

23/04/2026
O que é o dsa e o que muda para os utilizadores europeus
Segurança

O que é o DSA e o que muda para os utilizadores europeus

19/04/2026
App de verificação de idade da ue comprometida em 2 minutos
Segurança

App de verificação de idade da UE comprometida em 2 minutos

18/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Microsoft xbox ai

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

06/05/2026
Huawei watch fit 5 pro

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

06/05/2026
Vivo x300 ultra (3)

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

06/05/2026

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.