TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Check Point alerta para o renovado Qbot

Nilton Almada por Nilton Almada
27/08/2020
Em Check Point Software, Segurança

O trojan bancário Qbot, também conhecido por Qakbot ou Pinkslipbot, foi descoberto em 2008 e é conhecido por coligir dados de navegação e roubar credenciais bancárias, entre outras informações financeiras.

Os investigadores da Check Point® Software Technologies Ltd. alertam para as novas funcionalidades que têm sido continuamente adicionadas ao Qbot ao longo dos anos. Estes novos ‘truques’ significam que, apesar da idade, o Qbot persiste enquanto ameaça à segurança das organizações. 

Ao infetar um dispositivo, este malware é capaz de:

  • Roubar informações pessoais, incluindo palavras-passe, e-mails, detalhes bancários, entre outros
  • Instalar outros malwares no dispositivo, incluindo ransomware
  • Permitir a conexão do cibercriminoso responsável pelo controlo do bot ao computador da vítima (mesmo quando a vítima tem sessão iniciada) para fazer transações bancárias a partir do seu endereço IP
  • Tomar posse de contas de e-mail da vítima no sentido de infetar outros utilizadores, na sua rede de contactos

Entre março e finais de junho deste ano, registou-se uma campanha proeminente do malware Qbot. Os investigadores da Check Point concluíram que a sua interrupção advinha da pretensão dos cibercriminosos de implementar desenvolvimentos adicionais às funcionalidades do vírus, contudo, não se esperava que o malware voltasse à ação em tão pouco tempo. 

Nos finais de julho, os investigadores da Check Point alertaram para o regresso de uma das mais perigosas ciberameaças da atualidade, o Emotet Trojan, responsável por disseminar várias campanhas de malspam, impactando 5% das organizações a nível global. Algumas destas campanhas incluíam a instalação de uma versão atualizada do Qbot nos computadores das vítimas. Uma amostra mais recente do Qbot, lançada a partir da última campanha de Emotet identificada, levando os investigadores da Check Point a descobrir uma infraestrutura de comando e controlo renovada, bem como novas técnicas de malware distribuídas por meio do processo de infeção do Emotet. 

Recomeçando em Agosto, a campanha de malspam do Qbot disseminou-se globalmente, infetando novos alvos. Uma das suas capacidades mais recentes é particularmente nefasta: assim que um dispositivo seja infetado, é ativado um ‘módulo coletor de e-mails’ que extrai todas as conversações a decorrer da conta Outlook da vítima, guardando-as num servidor remoto. Estes e-mails roubados são posteriormente utilizados para futuras campanhas de malspam, fazendo com que seja mais fácil induzir os utilizadores a clicar em anexos infetados, uma vez que a pasta de spam continua intacta. Os investigadores da Check Point têm vindo a alertar para a utilização de vários temas atuais para difundir campanhas de e-mail maliciosas, como são exemplo falsas notícias relativas à Covid-19, lembretes de pagamento de impostos e propostas de emprego. 

Os investigadores da Check Point concluíram que a maioria dos seus ataques teve como alvo o setor militar, governo e indústria, sediados maioritariamente nos Estados Unidos e Europa, como demonstram os gráficos das figuras 2 e 3, respetivamente. 

O e-mail continua a ser uma das principais portas de entrada utilizadas pelos cibercriminosos para ameaçar a segurança das empresas – mais de 80% dos ataques que visam empresas têm ínicio num e-mail malicioso. Fechar esta brecha de segurança requer uma proteção otimizada contra múltiplos vetores: phishing, malware, roubo de dados e a apropriação de contas.  

Neste sentido, a Check Point disponibiliza a CloudGuard SaaS, solução que proporciona às empresas uma proteção completa e que se adapta constantemente às frequentes alterações das ciberameaças, ao mesmo tempo que garante aos administradores uma plataforma de fácil gestão, reduzindo o TCO (Total Cost of Ownership) e reforçando a cibersegurança.

Tags: Check Point SoftwareEmotetQbot
Partilha
Tweet
Envia
Nilton Almada

Nilton Almada

Nilton é um entusiasta das novas tendências tecnológicas e do impacto que estas têm nas organizações e no nosso dia a dia.

Artigos relacionados

Novo ciberataque a supermercados atinge portugal e europa

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

03/11/2026
Android sms chamada segurança

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

02/11/2026
Hackers frigorificos europa

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

02/11/2026
Mbway

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

02/11/2026

Últimas notícias

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.