e-mail-seguro Bitdefender, Segurança, Software, Tutoriais

O que é SCAM: saiba como identificá-lo e como se proteger


Traduzido do inglês como “golpe”, o termo SCAM diz respeito a uma ação fraudulenta muito comum na internet. Comparado a uma versão virtual do estelionato, o golpe é caracterizado pela tentativa de obter informações pessoais dos usuários, como senhas, dados cadastrais, números de conta corrente e cartão de crédito.

A ação consiste em induzir o internauta ao erro através de mensagens, aparentemente, confiáveis. Para isso, os cibercriminosos trabalham na elaboração de e-mails solicitando alterações de senha, atualização de formulários e confirmações para a entrega de prêmios. O golpe pode ainda estar camuflado em cobrança de boletos bancários, taxas e depósitos.
O principal objetivo do SCAM, portanto, é conseguir informações dos usuários para o uso indevido de terceiros, visando alguma espécie de lucro.

Cuidado com mensagens de remetentes desconhecidos

Via: Free Digital Photos

Como identificar um e-mail com SCAM

Por ser uma tática muito popular, o SCAM não mede esforços para enganar os internautas. As mensagens estão cada vez mais fieis a avisos corporativos, contando com logomarca, assinatura, anexos e demais dados a fim de transmitir veracidade ao e-mail fraudulento.

Antes de confiar nesse tipo de mensagem, a recomendação é seguir algumas dicas, capazes de assegurar a sua tranquilidade:

  •  Desconfie de e-mails prometendo ofertas exclusivas, grandes descontos, pacotes especiais ou, até mesmo, comunicando prêmios recebidos – especialmente de sorteios dos quais você nem se lembra de ter participado. A estratégia pode ser uma tentativa de phishing, servindo como isca para o roubo de informações;
  • Preste atenção na abordagem utilizada na mensagem. Erros gramaticais, linguagem informal e gírias, por exemplo, podem ser entendidos como sinais da ilegitimidade do e-mail;
  • Certifique-se da política de comunicação de sua agência bancária ou qualquer outra instituição. É válido ressaltar que alterações de senhas e atualização de dados cadastrais nunca são solicitadas dessa forma, sendo que empresas sérias escolheriam outros meios de entrar em contato com seus clientes.
Scam

Via: Free Digital Photos

Dicas de segurança na internet

Especialmente em ambiente virtual, a principal dica para não cair em golpes é manter a sua identidade preservada. Caso se interesse por algum conteúdo recebido por e-mail, averigue se a empresa é real e se tem o costume de se comunicar com seus clientes usando esse tipo de mensagem.
Jamais repasse informações como o número de sua conta corrente, cartão de crédito, endereço ou demais dados pessoais. Ao atualizar cadastros, faça isso no site oficial da empresa, via telefone ou, até mesmo, por meio de uma visita à sua loja física.

Outro cuidado indispensável é recorrer a softwares de proteção. Não abra mão de programas capazes de barrar ameaças e emitir alertas de segurança e fique atento a atualizações para instalar versões recentes, como o melhor antivírus de 2013, que já pode ser adquirido em sites especializados.
Na dúvida, converse com seus contatos, use o bom senso e sempre pense duas vezes antes de confiar em e-mails suspeitos.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do Techenet

Imagens via: Free Digital Photos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *