Steganos-Safe Segurança, Software

Steganos Safe: A segurança para quem tem a sua vida num notebook



Os notebooks e outros dispositivos móveis fazem parte do dia a dia de grande parte da população. Hoje é cada vez mais comum ver pessoas levando consigo os seus notebooks quando viajam, quer em lazer quer em deslocações de negócios. Muitos são profissionais que se movem com informação de clientes, como número de contas, extratos bancários, endereços, etc., além de seus próprios dados pessoais, ou estudantes com seus textos, projetos e praticamente toda sua “vida” guardada no computador. No entanto, a grande maioria dos utilizadores não protege seus arquivos e dados e em casos de perdas ou roubos, além de não conseguir recuperar a informação armazenada, também estará exposto aos ataques dos cibercriminosos.

Mesmo estando atentos para não perder o notebook de vista, os casos de roubos e perdas são mais frequentes do que imaginamos. Um estudo conduzido pela Gartner Group aponta que a cada segundo 53 laptops são roubados ou perdidos. E de acordo com o Instituto Ponemon, somente nos aeroportos dos Estados Unidos se perdem semanalmente 12 mil notebooks e apenas 19% dos usuários/utilizadores criptografam seus arquivos e dados. Nem mesmo as grandes empresas tomam todos os cuidados necessários. Recentemente a Coca-Cola teve alguns notebooks roubados e à falta de encriptação precisou notificar a 74 mil pessoas, entre empregados, fornecedores e ex-empregados, que podem ter tido seus dados comprometidos.

Para evitar o acesso aos dados em casos similares, Steganos Safe permite a criação de cofres digitais com o sistema de encriptação mais seguro do mercado, o algoritmo AES-XEX de 384 bit. Cada uma das unidades seguras criadas funciona como uma unidade de disco rígido do notebook e só aparecem no explorador do Windows ao serem abertas. Quando fechadas, desaparecem automaticamente.

Aprenda a criar um Safe:

1. Ao abrir o programa clique em “Create a Safe”. Na nova ventana aparecem três opções. Neste caso, escolhemos a primeira delas: “Safe”. A seguir, será possível nomear o cofre digital e definir o tamanho da unidade segura, com espaço mínimo de 2GB e máximo de 1TB, dependendo do espaço livre no disco rígido onde seja criado.

Steganos-Safe-Create-Safe

2. A continuação será possível definir a senha para acessar o Safe. O programa avalia a qualidade da senha. Além disso, possui um gerador de senhas indecifráveis caso se queira mais proteção, ou a função PicPass com a qual se define uma combinação de imagens para permitir o acesso ao cofre criado. Também dá a possibilidade de digitar a senha em um teclado virtual, tornando impossível o registro das teclas pulsadas por nenhum tipo de programa espião.

Steganos-Safe-senha

3. O cofre já está criado e é possível começar a adicionar arquivos. Depois de fechá-lo no programa, clicando no Safe aberto, este ficará cifrado e oculto. Quando esteja fechada, a unidade segura somente será visível ao iniciar o Steganos Safe e com um clique em “Open” aparecerá uma tela para inserção de senha para liberar o acesso aos arquivos guardados.

Steganos-Safe-boxComo se pode ver, com Steganos Safe 15 é muito fácil garantir a proteção de arquivos e dados que em casos de roubos e perdas de notebooks estariam vulneráveis sem um bom sistema de encriptação. A versão de teste do programa, com funcionalidade completa, está disponível por 30 dias e a venda por somente R$ 89,90 | $ 39.95 | € 35,95 no site oficial em português.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *