impressora 3D Ricoh AM S5500P Tecnologia

Ricoh anuncia o lançamento da sua primeira impressora 3D


A Ricoh entra no mercado de impressão 3D com o lançamento da Ricoh AM S5500P, a primeira impressora da marca capaz de imprimir produtos tridimensionais.

A nova impressora reforça a estratégia da Ricoh, enquanto empresa empenhada com a inovação e o apoio às empresas no processo de evolução na era digital. A Ricoh AM S5500P é uma impressora 3D de gama alta, que combina a alta velocidade com a qualidade, concebida para responder às necessidades de inovação na produção industrial. Além disso, esta impressora 3D disponibiliza suporte para materiais PA6 e PP, de suma importância para os fabricantes, incluindo os da indústria automóvel e aeronáutica.

Capaz de produzir objectos fabricados com uma elevada definição e durabilidade, a Ricoh AM S5500P possui também um método de fabrico adicional denominado SLS®*1. Utilizando esta técnica o material pulverizado é irradiado com laser para a sinterização.

Para além dos materiais em pó de polímero, utilizados maioritariamente com o método SLS®, tais como o PA*2 11 e PA12, podem também ser aplicados os materiais PA6 e PP*3, de utilização universal e altamente funcionais.

“Utilizando a tecnologia 3D, a Ricoh AM S5500P consegue construir partes automóveis para testes de funcionalidade, bem como para os produtos finais. Graças à sua grande área de modelação – 550 mm x 550 mm x 500 mm – consegue fabricar diferentes tipos de partes ao mesmo tempo. Com este lançamento, a nova Ricoh AM S5500P junta-se à lista de serviços profissionais que oferecemos aos nossos clientes”, refere Jorge Silva, Diretor de Marketing da Ricoh Portugal.”.

O suporte dado pela Ricoh a todas as empresas que queiram explorar o fabrico de peças e componentes com tecnologia 3D, inclui:

  • Serviços de design e de aplicações / engenharia
  • Prototipagem rápida
  • Expertise na ciência dos materiais
  • Capacidades de fabrico 3D
  • Serviços de acabamento
  • Suporte pós-venda

O lançamento da Ricoh AM S5500P representa um marco importantíssimo na história de quase 80 anos da Ricoh, sendo também um ponto-chave na evolução na indústria de modelação 3D.

 

*1 SLS® (Selective Laser Sintering). SLS é uma marca registada da 3D Systems,Inc.

*2 PA (Polyamide): Nylon. Pó de polímero que oferece força e flexibilidade.

*3 PP (Polypropylene): Pó de polímero leve, incrivelmente durável e altamente flexível.


1 comentário em Ricoh anuncia o lançamento da sua primeira impressora 3D

  1. Fernando

    Procurem na Amazon pelo livro “A verdade sobre as impressoras 3D” Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento ou experiência na área de impressoras 3D este livro NÃO lhe será útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *