Garmin apresenta radares GMR Fantom Tecnologia

GMR Fantom: A nova série de radares de estado sólido da Garmin


A Garmin anunciou uma nova série de radares de estado sólido – GMR Fantom – com tecnologia pulse compression, MotionScope™ Doppler e uma potência de 40W, a mais elevada do mercado na sua categoria de produto.

Disponível com um tamanho de antena de 4 e 6 pés, a nova série Fantom utiliza a tecnologia de processamento Doppler para detetar e destacar alvos em movimento, ajudando desta forma os utilizadores a evitarem potenciais colisões, a identificarem mais rapidamente bandos de aves à superfície da água, entre outros elementos. A tecnologia pulse compression garante aos Fantom uma maior resolução e uma maximização da energia sobre os alvos, melhoramento e acelerando a sua deteção. A tecnologia pulse expansion complementa esta combinação ao maximizar o tamanho dos alvos, ajudando a diferenciar e a identificar mais facilmente os reais do ruído.

Com um design único, mais pequeno e mais leve que o dos modelos de radares anteriores, a nova oferta Fantom garante um nível de sensibilidade mais elevado, a curto ou a longo alcance, sem qualquer compromisso em termos de robustez e fiabilidade. Não é necessário tempo de espera antes da sua utilização, ou seja, os marinheiros podem começar a procurar os seus alvos imediatamente.

“O Fantom é o primeiro radar da sua categoria a permitir a identificação imediata dos alvos móveis, graças à tecnologia MotionScope”, explicou Salvador Alcover, General Manager da Garmin Iberia. “Independentemente dos alvos estarem a mover-se em direção à embarcação ou para longe, o Fantom consegue rapidamente detetá-los e destacá-los no ecrã. Garante desta forma um reconhecimento dos obstáculos e fatores que podem representar perigo, e por conseguinte uma navegação mais segura e também a identificação das melhores áreas de pesca através da localização de bandos de pássaros na superfície da água”, acrescentou.

 

 

O efeito Doppler tem por base as alterações de frequência no eco do radar que surgem na sequência dos movimentos do alvo, e permite uma deteção imediata e em tempo-real de todos os alvos que se encontram em movimento. O MotionScope identifica os alvos em movimento no ecrã do radar com uma cor facilmente visível. Isto permite que os utilizadores possam navegar à volta de outras embarcações, evitar tempestades e dirigir-se às melhores áreas de pesca através da localização de bandos de aves na superfície da água. Quando a opção Echo Trails está ativada, surge no ecrã um “rasto” que permite identificar mais rapidamente e de uma forma mais fácil, alvos em movimento e possíveis ameaças de colisão. Os trilhos exibidos são corrigidos de acordo com a rota do barco, sempre que o piloto automático ou o sensor de posição se liga à rede Garmin Marine.

Fantom-4-MotionScope-(Dual-Range-with-overlay)

A série Fantom oferece um excelente intervalo de desempenho, com deteção de alcance longo e curto de 6 metros (20 pés) a 72 milhas náuticas. A funcionalidade de duplo alcance permite a visualização simultânea dos dois alcances, com sobreposição num ecrã para um ou para ambos os modos. Isto elimina a necessidade de alternar constantemente entre modos de visualização, e permite um maior controlo de tudo o que acontece nas proximidades da embarcação e no horizonte, garantindo que os padrões meteorológicos, a terra e a estrutura estão sempre visíveis.

Estes novos radares integram ainda a funcionalidade exclusiva Auto Bird Gain, que permite aos marinheiros localizarem facilmente bandos de aves na superfície da água, identificando os melhores locais de pesca/existência de peixes. Incluem ainda suporte para duplo radar que garante uma redundância do radar e uma maior flexibilidade em temos de visualização de informação em unidades de ecrã independentes.

As opções Dynamic Auto Gain e Dynamic Sea Filter ou Ganho Automático Dinâmico e Filtro Marinho ajustam-se continuamente e automaticamente à área envolvente, à água e a todas as condições atmosféricas para garantirem um desempenho otimizado em todas as condições. A configuração MARPA permite a monitorização de 10 alvos ao mesmo tempo.

Fantom-4-Weather-with-MotionScope

A série Fantom é compatível com as séries GPSMAP 7400 e GPSMAP 8000, e com a nova GPSMAP 8400. Disponível no segundo trimestre de 2016, o Fantom 4 tem um preço recomendado de 8.699,00 euros . O preço do Fantom 6 é de 9.399,00 euros.