TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Terramoto no Japão afeta indústria eletrónica global

Jorge Montez por Jorge Montez
17/03/2011 - Atualizado a 05/03/2021
Em Hardware

O Nordeste do Japão é hoje uma zona devastada pelo sismo de 9.0 e consequente tsunami e em alerta nuclear. No resto do país, as atenções estão voltadas para os problemas nos seis reatores da central nuclear. A apenas 250 quilómetros, a megalópole Tóquio, de 36 milhões de habitantes, é uma cidade em que o medo da morte silenciosa da radiação tira as pessoas das ruas.

O Japão é o maior produtor mundial de componentes eletrónicos e o terramoto pode ter consequências globais. No final do mês  podem começar a faltar componentes.

Japan earthquake 5 canon, componentes, featured, fukushima, hitachi, microsoft, nuclear, panasonic, pictures, ricoh, seiko epson, sismo japão, sony, texas instruments, toshiba, tsunami
AP Photo/Kyodo News

A indústria japonesa foi afetada seriamente pela catástrofe de dia 11. Várias grandes empresas sofreram danos nas suas fábricas ou viram-se obrigadas a suspender a produção devido a problemas ao nível das infraestruturas. E quando escrevemos ainda não é conhecida a gravidade, a extensão e as consequências do acidente nuclear de Fukushima.

Japannuke canon, componentes, featured, fukushima, hitachi, microsoft, nuclear, panasonic, pictures, ricoh, seiko epson, sismo japão, sony, texas instruments, toshiba, tsunami
Kim Kyung-Hoon/REUTERS

Neste momento, as atenções estão centradas na destruição causada pela catástrofe, mas os analistas estão já a olhar para o futuro imediato e para as consequências que o desastre no Japão pode ter para a indústria eletrónica mundial.

A iSuppli afirma que vão começar a faltar componentes dentro de duas a três semanas. Sessenta por cento do silício extraído no mundo é proveniente do arquipélago nipónico e o Japão é responsável por 40 por cento da indústria de componentes para eletrónica e audiovisual a nível global.

Esta empresa especialista em pesquisa de mercados salienta que aliando à falta de componentes, estes produtos vão ter “aumentos de preço dramáticos”. Um exemplo é o das memórias flash NAND de 16 gigabites que já registaram uma subida na ordem dos 12,5% desde o dia 11 de março.

As baterias de silício que atualmente equipam todos os dispositivos móveis, desde os tablets aos laptop, passando pelos smartphones ou celulares/telemóveis serão dos primeiros produtos a registarem problemas de stock a nível global, de acordo com o Daiwa Securities Goup Inc, citado pela Bloomberg.

Japan earthquake. 1 canon, componentes, featured, fukushima, hitachi, microsoft, nuclear, panasonic, pictures, ricoh, seiko epson, sismo japão, sony, texas instruments, toshiba, tsunami
AP Photo/Koji Sasahara

Mas não só. O abastecimento dos chips semicondutores pode ser afetado devido a uma diminuição brusca da entrega de silício. Também poderá haver problemas quanto às memórias Flash e DRAM, aos micro-controladores , ecrãs e componentes LCD e pequenos transmissores de sinal

Muitas companhias viram-se obrigadas a suspender a produção por várias das suas instalações terem sofrido danos devido ao terramoto ou ao tsunami, mas a maioria das instalações fabris não foi diretamente atingida por se localizar no sul do Japão.

A Hitachi vive um dos problemas mais complexos, com várias instalações situadas na zona de evacuação decretada em Fukushima por causa do acidente nuclear. Nestas fábricas são produzidos ecrãs para as consolas Nintendo DS e para os aparelhos da LG Electronics. A Hitachi tem uma quota de 50 por cento do mercado de ânodos.

A Toshiba viu-se obrigada a parar a produção da fábrica de sensores de imagem CMOS que equipam os dispositivos da Nokia. As instalações da Texas Instruments que fabricam componentes para a tecnologia de projeção DLP sofreram “danos substanciais” e a produção só será retomada parcialmente em maio.

Também a Panasonic viu interrompida a produção dos ecrãs de LCD de última geração e a FujiFilm a de componentes para esta tecnologia.

Por seu turno, a Sony viu-se obrigada a parar a produção de baterias de lítio em 6 fábricas e a Seiko Epson teve de interromper a laboração em 4 instalações, mas como tem fábricas espalhadas globalmente não deverá ter problemas em satisfazer as encomendas.

Earthquake japan photo canon, componentes, featured, fukushima, hitachi, microsoft, nuclear, panasonic, pictures, ricoh, seiko epson, sismo japão, sony, texas instruments, toshiba, tsunami

Por último, a Canon teve de parar a produção de LCD, lentes e impressoras em três fábricas.

Mas não é apenas na zona que sofreu o maior impacto do sismo e do tsunami que a indústria nipónica está com problemas. Com a eletricidade a ter cortes recorrentes, as empresas não podem pôr em funcionamento as suas linhas de produção e as rotas de abastecimento de matérias-primas e de escoamento dos produtos estão paralisadas em praticamente todo o país.

Indústria apoia Japão

Independentemente dos problemas com que se debate, a indústria eletrónica mundial está a reagir a avançar com verbas para apoiar a reconstrução do Japão, tendo já recolhido biliões de dólares de apoio.

Estão neste lote algumas das empresas que sofreram diretamente as consequências do sismo, como a Sony (3,744 milhões de dólares), a Seiko Epson (1,252 milhões) ou a Texas Instruments (250.000 doláres).

A Ricoh Company disponibilzou cerca de 3,629 milhões de dólares e tomou medidas de redução do consumo de eletricidade no Japão. Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal afirma: “Neste terrível momento para o povo Japonês, os nossos corações devem estar com todos os que perderam familiares e amigos. Só no Japão, a Ricoh possui 41.000 colaboradores e por isso é nossa preocupação especial acompanhar todas as suas necessidades. Neste momento estamos a avaliar os meios com que podemos contribuir para a sociedade e para a continuidade da actividade do grupo Ricoh. Algumas das nossas instalações ficam situadas nas zonas afectadas e em consequência disso estamos a avaliar as medidas que visem activar os planos de contingência adequados. A Ricoh seguirá na íntegra as recomendações das autoridades Japonesas.”

Também a Microsoft doou 250 mil dólares em dinheiro e o equivalente a 1,75 milhões de dólares em serviços e software, fundamentalmente para permitir às empresas a recuperação de serviços e licenças de software, para que se possam reerguer depois desta tragédia.

Tags: canoncomponentesfeaturedfukushimahitachimicrosoftnuclearpanasonicpicturesricohseiko epsonsismo japãosonytexas instrumentsToshibatsunami
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Aws graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido
Hardware

AWS Graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

06/12/2025
Qnap lança quts hero h6. 0 beta com foco em ia local e alta disponibilidade
Hardware

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

03/12/2025
Samsung lança ssd t7 resurrected, com até 4tb
Hardware

Samsung lança SSD T7 Resurrected, com até 4TB

29/11/2025
Qnap lança nas tvs-aih1688atx com npu de 36 tops
Hardware

QNAP lança NAS TVS-AIh1688ATX com NPU de 36 TOPS

25/11/2025
Qnap atinge a escala dos petabytes com novas placas de expansão
Hardware

QNAP atinge a escala dos Petabytes com novas placas de expansão

21/11/2025
Qnap ts-h1655xeu-rp: o nas 3u zfs para bastidores curtos
Hardware

QNAP TS-h1655XeU-RP: O NAS 3U ZFS para bastidores curtos

15/11/2025

Comentários

Últimas notícias

Aws graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

AWS Graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

06/12/2025
Benq pd2770u: monitor 4k com precisão de cor absoluta

BenQ PD2770U: monitor 4K com precisão de cor absoluta

06/12/2025
Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
QNAP

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.