TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nokia: A queda do gigante?

Jorge Montez por Jorge Montez
06/06/2011 - Atualizado a 06/03/2021
Em Mobile, Negócios, Nokia

O pânico está a instalar-se na Nokia. O gigante finlandês anunciou que os seus resultados iriam ficar aquém do esperado e o mercado não demorou a reagir, com as acções a perderem 22 por cento em apenas uma semana. Em apenas dois anos, a Nokia passou de líder incontestado nos dispositivos móveis a empresa que se obriga a golpes de rins para sobreviver.

A revolução dos smartphones foi o canto do cisne para a Nokia. Produtora de celulares/telemóveis de incontestável qualidade, a marca não percebeu a tempo que com os novos dispositivos portáteis era a experiência que os usuários tinham que fazia a diferença. Dito por outras palavras, não percebeu com a rapidez suficiente que o foco dos consumidores passava a estar no software e não no hardware.

O sistema operacional/operativo da Nokia é considerado por muitos obsoleto, e nem a atualização anunciada a 12 de Abril parece convencer. Com o Android a arrasar a concorrência e a Apple a manter-se firme, a Nokia dá sinais de não saber exatamente que caminho trilhar. Menos de um mês depois do anúncio do Symbian Anna, Stephen Elop, o CEO da Nokia, afirmava que o investimento no sistema nativo da marca finlandesa e o suporte iria continuar até 2016.

Numa tentativa de inverter a quebra de quota de mercado, a Nokia juntou-se à Microsoft numa parceria estratégica que torna o Windows Phone como o produto por excelência da empresa. Os primeiros já estão a ser testados em laboratório e estarão disponíveis no início de 2012. Mas virá a tempo? A empresa que já valeu 300 bilhões de dólares hoje é avaliada em 25,6 bilhões de dólares.

Uma semana infernal

Na terça-feira da semana passada, a Nokia advertia que os seus resultados no segundo trimestre virão a a ser “substancialmente abaixo” dos esperados 6,1 a 6,6 bilhões de dólares e que, por isso, não iria estabelecer metas anuais para 2011. “As transições estratégicas são difíceis. Reconhecemos a necessidade de entregar grandes produtos móveis e, portanto, temos de acelerar o ritmo da transição”, disse Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. “As nossas equipes estão unidas etemos mais confiança de que vamos ter o nosso primeiro equipamento da Nokia com o Windows Phone no quarto trimestre de 2011.”

Os mercados reagiram imediatamente, com as acções da companhia finlandesa a despenhar-se para valores iguais aos de 1998. A desvalorização em cadeia atingiu os 22 por cento no fim-de-semana, com cada papel da Nokia a valer 4,48 euros.

 

 

Nokia down

 

Tudo no mesmo cesto

No próprio comunicado em que diz que não faz mais previsões para 2011, a empresa finlandesa põe todos os ovos na mesma cesta, fazendo do Windows Phone a tábua de salvação para um ano horrível que pode ditar o final do domínio da marca.

Stephen Elop é claro quando afirma que a parceria com a Microsoft anunciada em Fevereiro tem como objetivo fazer da guerra pelo mercado dos smartphones uma “luta a três”. Como então escrevemos, o grande beneficiado desta parceria é a Microsoft, que ganha escala no mercado. Mas para a Nokia esta bem pode ser uma questão de vida ou de morte.

O Symbian continua, mas através da Accenture, que será responsável pelo sistema operacional/operativo em regime de outsourcing. A Nokia aposta tudo na nova geração do  Windows Phone, o Mango. Mas com a HTC e a Samsung a crescerem no mercado com a aposta em aparelhos poderosos com o Android.

O que dizem os analistas

Ou se adapta ou morre. Pode ser resumida assim a opinião dos analistas, para quem a parceria estratégica entre a Nokia e a Microsoft é mesmo a tábua de salvação para a empresa finlandesa. Vários estudos apontam para que o Windows Phone venha a ter a quota de mercado em 2015 que atualmente é ocupada pelo Symbian da Nokia.

Mas isto não quer dizer que haja uma transferência direta, uma vez que são vários os fabricantes que fazem dispositivos para o Windows Phone. A Microsoft anunciou que o seu sistema operacional/operativo ia ser utilizado por novas marcas.

Com o mercado dos smartphones a crescer ao impressionante ritmo de 58 por cento este ano e de 33 por cento no próximo ano, HTC e Samsung estão a ser os principais beneficiários deste boom e da alteração dos hábitos dos usuários. A Nokia ainda é quem vende mais celulares/telemóveis, mas fundamentalmente na gama baixa.

Fim de ciclo?

São dois os cenários que analistas e especialistas colocam em cima da mesa se a Nokia não conseguir superar a grave crise que enfrenta e que faz de 2011 o seu pior ano desde que se tornou num player mundial nas comunicações móveis.

O primeiro dos cenários foi lançado por Eldar Murtazin, um blogger russo, que afirma terem a Microsoft e a Nokia encetado conversações para a compra da divisão móvel da companhia finlandesa por um valor de 19 bilhões de dólares. Murtazin é um homem bem informado sobre o que se passa nos bastidores da Nokia, tendo noticiado em Dezembro a parceria estratégica que Ballmer e Elop anunciaram em Fevereiro. Foi também ele o primeiro a dizer que a empresa ia acabar com a marca OVI, de aplicativos, e juntar tudo sobre o chapéu Nokia.

O segundo cenário é mais radical e são os analistas de mercado que o colocam: a Nokia está a pôr-se a jeito para ser desmembrada. De acordo com a agência financeira Bloomberg, o cenário de uma aquisição hostil não está fora de equação. E isto porque – dizem os especialistas – as várias áreas de negócio da Nokia valem mais do que a empresa em si. A soma das partes é maior do que o todo. Se vendidas em separado, as áreas de negócio valeriam mais 52 por cento do que o valor atual da Nokia, calculado em 25,6 bilhões.

 

Os protagonistas

 

Stephen Elop

ElopO canadiano Stephen Elop, de 48 anos,  assumiu a presidência da Nokia em Setembro de 2010, vindo da Microsoft, tendo aproveitado o bom entendimento com a empresa fundada por Gates para fazer a parceria estratégica. Antes da Microsoft, tinha ocupado cargos na Juniper Networks, Adobe e Macromedia. É engenheiro informático e tem formação em gestão.

 

Nokia

História da nokiaFundada em 1865, estabelece-se durante quase um século como produtora de cabos e de borracha. É a partir de 1960 que começa a mudar de negócio, com o primeiro departamento de venda de computadores. Em 1968, com a criação da Nokia Corporation, dá-se o salto para as comunicações móveis e em 1981 fabrica a primeira rede de telefones móveis do mundo. Em 1998 torna-se líder do mercado.

 

Steve Ballmer

BallmerSteve Ballmer é um homem da casa. Com 54 anos, está há 30 anos na Microsoft, tendo assumido a presidência em 2000 quando Bill Gates decidiu dedicar-se à sua fundação. Tem seguido uma estratégia agressiva, como o prova a aquisição do Skype e a parceria com a Nokia. É um profundo conhecedor da história, cultura e estratégia da Microsoft.

 

Ainda irá a Nokia a tempo de inverter a tendência e voltar a assegurar um papel de relevo no mercado dos smartphones? Será o seu destino ser vendida em partes e desaparecer?

E você, qual acha que será o futuro da Nokia? Dê-nos a sua opinião!

.

 

Tags: futuromicrosoftNokiapicturesStephen ElopSteve BallmersymbianWindows Phone
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Honor magic 8 rsr
Honor

Honor Magic 8 RSR: luxo Porsche Design e Snapdragon 8 Elite

22/12/2025
Oppo find x9 ultra
OPPO

OPPO Find X9 Ultra: dois sensores de 200 MP e zoom 10x num só smartphone

22/12/2025
Oppo reno15
OPPO

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

19/12/2025
Arc pulse google pixel 10 pro xl (análise 14)
Google

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

19/12/2025
Oneplus watch lite
OnePlus

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

18/12/2025
Honor win (3)
Honor

Honor Win e Win RT: data marcada para os novos smartphones de e-sports

18/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Honor magic 8 rsr

Honor Magic 8 RSR: luxo Porsche Design e Snapdragon 8 Elite

22/12/2025
Oppo find x9 ultra

OPPO Find X9 Ultra: dois sensores de 200 MP e zoom 10x num só smartphone

22/12/2025
Varioprint ix1700

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

21/12/2025
QNAP

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.