TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple activa finalmente suporte HTTPS para a App Store

Rui Oliveira por Rui Oliveira
11/03/2013
Em Apple, iOS, Mobile, Notícias, Segurança

Elie Bursztein, um engenheiro a trabalhar na Google, disponibilizou no ano passado um documento onde alertou acerca de várias vulnerabilidades na App Store da Apple que podiam levar a violações de privacidade e ataques aos seus usuários. As revelações feitas em Julho de 2012 forçaram a Apple a finalmente activar a utilização de HTTPS para sua App Store.

A Apple introduziu agora uma comunicação segura por HTTPS, para proteger os usuários da App Store contra uma multiplicidade de ataques que a Bursztein apontou. Esta correcção dos canais de comunicação com a App Store deve-se ao facto de Bursztein ter tornado público os métodos usados e o código necessário para executar os ataques. Esta decisão do engenheiro da Google teve como objectivo pressionar os programadores na plataforma da Apple a activarem o protocolo HTTPS nas suas aplicações.

Os ataques listados por Bursztein incluem: roubar passwords, troca de aplicações, actualizações falsas de aplicações, prevenção de instalações de aplicativos, e fugas de privacidade. Para que utilizadores maliciosos fossem capaz de usar esses ataques, tinham que estar ligados na mesma rede (não encriptada), que os dispositivo iPhone / iPad na sua mira. Exemplos de locais em que a Wi-Fi é oferecida sem qualquer encriptação incluem aeroportos, cafés e bibliotecas públicas.

OS três ataques mais prejudiciais diziam respeito ao ataque em que a password é roubada, o ataque que permite trocar o aplicativo e o ataque que simula uma actualização falsa de uma aplicação.

No primeiro ataque o intuito seria roubar a password do iDevice alvo. Para o efeito, o hacker injecta um javascript adequado ao dispositivo iOS da vítima que permite criar uma caixa de diálogo para pedir ao usuário que introduzisse a sua senha. A solicitação é iniciada quando o usuário abre a App Store. Os usuários desprevenidos ​​seriam portanto enganados pelo aspecto genuíno da caixa de diálogo que pede a password. Assim que a vítima digitasse a sua password, a mesma era enviada directamente para o sistema do hacker.

O segundo ataque era referente à troca de aplicativo. O hacker era capaz de trocar o aplicativo que o usuário está tentando descarregar ou comprar um outro aplicativo sem o conhecimento do mesmo. Enquanto podia parecer que o aplicativo a ser descarregado seria o que o usuário escolheu, assim que a transferência fosse concluída, a aplicação que a vítima iria executar seria a aplicação “plantada”. O hacker poderia portanto abusar desse ataque para gerar dinheiro para si, ou induzir o usuário a pagar um montante bastante superior de dinheiro e adquirir um aplicativo mais caro.

O ataque final era vocacionado a simular uma actualização falsa de um aplicativo. Este ataque funcionava de forma semelhante ao do ataque que permite trocar aplicações. Neste caso especial o hacker era capaz de inserir uma actualização falsa na App Store que originava que o usuário instalasse a versão plantada pelo Hacker em seu lugar.

O documento onde Bursztein especifica as características técnicas destes ataques, agora inviabilizados, permite alertar a Apple e os programadores da sua plataforma relativamente à temática da segurança. Ele também ajuda a aumentar a consciencialização do usuário para eventuais ataques aos seus dispositivos. Ter sua senha roubada, pagar uma fortuna em um aplicativo que não era o que devia ter comprado, ou ter a sua privacidade quebrada para um utilizador malicioso é um pesadelo para qualquer um. Via Elie Burszstein

PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Chrome os - aluminium os
Google

Aluminium OS: a fusão do Android e ChromeOS está a chegar e quer acabar com o iPad

16/12/2025
Ia dominará o cibercrime em 2026, segundo a kaspersky
Segurança

IA dominará o cibercrime em 2026, segundo a Kaspersky

16/12/2025
Viajens
Notícias

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

16/12/2025
Falcon aidr: a resposta à "shadow ai" e injeção de prompts
Segurança

Falcon AIDR: a resposta à “Shadow AI” e Injeção de Prompts

16/12/2025
Honor magic v5: compra o dobrável e recebe um pad 10 de oferta
Honor

Compra o HONOR Magic V5 e recebe um Pad 10 de oferta

16/12/2025
Xiaomi cripto apps
Xiaomi

Xiaomi vai instalar apps de criptomoedas no teu telemóvel (quer queiras, quer não)

15/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Chrome os - aluminium os

Aluminium OS: a fusão do Android e ChromeOS está a chegar e quer acabar com o iPad

16/12/2025
Ia dominará o cibercrime em 2026, segundo a kaspersky

IA dominará o cibercrime em 2026, segundo a Kaspersky

16/12/2025
Setor do podcast em portugal: as 6 tendências para 2026

Setor do podcast em Portugal: as 6 tendências para 2026

16/12/2025
QNAP

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

Falcon AIDR: a resposta à “Shadow AI” e Injeção de Prompts

Compra o HONOR Magic V5 e recebe um Pad 10 de oferta

Produtividade visual: como criar vídeos mais rápido usando dois monitores e técnicas profissionais

Xiaomi vai instalar apps de criptomoedas no teu telemóvel (quer queiras, quer não)

Waze apanha Google Maps e começa a mostrar semáforos na navegação

Regulador suíço abre investigação à Apple

Honor Win: a nova marca de e-sports que “nasceu para ganhar” e substitui a GT

6 Sugestões de presentes da Trust para oferecer este Natal

Realme Neo 8: ecrã Samsung e Snapdragon 8 Gen 5 para desafiar a OnePlus

Vodafone estreia transferência de eSIM imediata em Android

Huawei Nova 15 Ultra: o fim da ‘pílula’ e um novo visual de câmara dupla

ROG CES 2026 – Dare to Innovate celebra 20 anos de história

Oppo Reno 15c oficial: bateria de 6.500 mAh e zoom periscópico num corpo ‘acessível’

Hisense anuncia Laser TV 120L5N com ecrã de 120 polegadas e áudio Devialet

One UI 8.5: Samsung renova o visual da app Wearable com gradientes ‘premium’

Casio e Coca-Cola preparam nova colaboração para o icónico ‘CasiOak’

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.