TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Redes Sociais e sites de Pornografia são os que mais atraem crianças e jovens

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
21/06/2013 - Atualizado a 15/10/2015
Em Segurança

As redes sociais e os sites de pornografia são os que despertam mais interesse entre as crianças e os adolescentes. Só no último mês, os mecanismos de controle parental da Kaspersky contabilizaram mais de 52 milhões de tentativas de acesso a redes sociais e cerca de 25 milhões de tentativas de acesso a sites com conteúdo pornográfico.

Até ao ano passado as páginas com conteúdo não apropriado para menores de idade eram as que mais interesse despertavam, no entanto este ano as posições inverteram-se, 31,3% dos jovens estão mais interessados nas redes sociais e as tentativas de acesso a recursos pornográficos diminuíram para 16.8%. De qualquer maneira os números são verdadeiramente alarmantes e devem requerer uma especial atenção dos pais e educadores.

As famílias de hoje em dia tendem a ter cada vez mais dispositivos com acesso à Internet, o que significa que é mais fácil do que nunca para as crianças acederem à Web e mais difícil do que nunca poder controlar o que fazem. Segundo um estudo realizado pela B2B Internacional para a Kaspersky Lab em Abril de 2013, em média, cada família é proprietária de dois ou três PCs ou portáteis, um ou dois smartphones e um tablet Os menores utilizam todos estes dispositivos e as opções de controlo parental nem sempre estão correctamente configuradas.

Os peritos da Kaspersky Lab analisaram o comportamento dos módulos do controlo parental incluídos nas suas soluções de segurança e, nos primeiros cinco meses de 2013, concluíram que os recursos potencialmente perigosos mais atractivos para os menores na Internet, ou os que tentam visitar com mais frequência, foram os seguintes:

• Redes sociais (31,26%)
• Sites pornográficos e eróticos (16,83%)
• Lojas online (16,65%)
• Chats e fórums (8,09%)
• Webmail (7,39%)
• Recursos que contêm software ilegal (3,77%)
• Mini jogos online (3,19%)

Este ano os recursos pornográficos (16,8%) perderam a primeira posição, porque, a julgar pela estatística, os menores passam a maior parte do tempo nas redes sociais (31,3%) onde também existem muitas ameaças (conteúdos potencialmente perigosos para crianças ou tentativas de contacto por parte de pessoas suspeitas e desconhecidos). Inesperadamente, as “Lojas na Internet” (16,7%) aparecem nas primeiras três posições, deixando para trás os chats, fóruns e serviços de email.

Os sites mais populares entre os menores
Os sites mais populares entre os menores

Em termos absolutos, no último mês os módulos de controlo parental da Kaspersky registaram mais de 52 milhões de tentativas de visita a redes sociais e mais de 25 milhões de tentativas de acesso a sites pornográficos.

Além disso, o Top 3 dos primeiros meses de 2013 também inclui as lojas online. Segundo os analistas da Kaspersky Lab, os menores visitam estas lojas em busca de brinquedos, videojogos ou produtos similares. Nestas circunstâncias, os pais devem ter especial cuidado: se as crianças sabem onde guardam os seus cartões bancários, podem utilizá-los para fazer compras não desejadas ou inclusive ser vítimas de lojas falsas criadas pelos cibercriminosos.

“Como sempre, é melhor prevenir do que remediar. Este é o princípio que rege a nossa tecnologia de controlo parental. No mundo moderno, o acesso a qualquer tipo de informação tornou-se extremamente facilitado. Ao mesmo tempo, os menores são especialmente vulneráveis e as suas atitudes são, por natureza, ingénuas. Portanto, as ferramentas que protegem crianças e jovens de conteúdos inapropriados devem sempre ser tidas muito em conta”, afirma Konstantin Ignatyev, Web Content Analysts Group Manager da Kaspersky Lab.

Segundo os analistas da Kaspersky Lab, o uso do controlo parental é necessário, já que oferece aos pais a possibilidade de limitar o acesso a recursos Web ou à execução de determinadas aplicações, cujo conteúdo possa causar danos aos menores. Além disso, é possível controlar a sua actividade nas redes sociais e nos chats de uma forma discreta e inteligente, sem bloquear o acesso por completo. Do mesmo modo, os pais podem estabelecer horários de uso do PC ou de qualquer dispositivo por parte dos seus filhos, impedindo que o equipamento seja ligado fora do horário estabelecido.

Imagem de destaque gentilmente cedida por “bplanet” via Free Digital Photos

Tags: cibercriminososcontrolo parentalKaspersky Labredes sociaissites de pornografia
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Prime big deal days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

Prime Big Deal Days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

04/10/2026
Agente da openai acede a dados não públicos australianos sobre incêndios

Agente da OpenAI acede a dados não públicos sobre incêndios

03/10/2026
Ue quer flexibilizar retirada de fornecedores de alto risco

UE quer flexibilizar retirada de fornecedores de alto risco

01/10/2026
Inteligência artificial já está a mudar o crime e a polícia

Inteligência artificial já está a mudar o crime e a polícia

30/09/2026

Últimas notícias

WhatsApp começa a bloquear logins em sistemas operativos desatualizados

Audio Note Ongaku: porque custa tanto um amplificador de apenas 20 W?

Honor Magic 9 chega ao mercado global em janeiro de 2027

Escova alisadora Xiaomi ganha 70 minutos de autonomia

Google limita modelos gratuitos do Gemini a partir de outubro

Fitbit Edge surge em imagens com GPS e suporte para iPhone

8 Ball Pool chega às LG Smart TVs com modo para 2 jogadores

Google lança Android 17 QPR3 Beta 1 para Pixel

AGON PRO AGP257FT combina 1.000 Hz nativos com Fast IPS

Prime Big Deal Days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

TAG Heuer Connected Calibre E5 troca Wear OS por sistema próprio

Tapo RV50 Pro Omni chega a Portugal por 599,99 euros

QNAP QSW-M5218 combina portas 10GbE com uplinks 25GbE

5 Gadgets UGREEN que resolvem problemas do dia a dia

Como escrever prompts para IA que dão respostas melhores

Smartphones Vertu: luxo ou tecnologia a sério?

POCO X8 aposta numa bateria de 8340 mAh e carga de 67 W

Agente da OpenAI acede a dados não públicos sobre incêndios

O smartphone aquece demasiado? Causas e soluções

Samsung menciona One UI 9.5 numa aplicação oficial

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.