A Check Point revela a descoberta de uma vulnerabilidade crítica na conhecida plataforma web de código aberto MediaWiki, utilizada para criar e manter sites “Wiki”. A plataforma MediaWiki é actualmente a sexta mais visitada do mundo, com mais de 94 milhões de visitantes únicos por mês.

Principais conclusões:
- Se a vulnerabilidade não tivesse sido descoberta, um teria sido capaz de controlar o servidor web da Wikipedia.org, ou de qualquer outro site “Wiki” que fosse executado a partir do MediaWiki, e poderia ter injectado e servido código malicioso a qualquer dos utilizadores que visitam estes websites.
- A Fundação WikiMedia lançou uma actualização de software despois de conhecer esta vulnerabilidade e aconselhou todos os clientes MediaWiki a aplicar a correcção assim que possível.
- Desde o ano 2006, esta é apenas a terceira vulnerabilidade RCE encontrada na plataforma MediaWiki.
O grupo de investigadores da Check Point apresenta regularmente avaliações feitas a software de utilização comum para garantir a segurança dos utilizadores da Internet em todo el mundo. Os clientes com o sistema de Prevenção de Intrusões (IPS) da Check Point recebem automaticamente as detecções das vulnerabilidades localizadas.
“Uma única vulnerabilidade numa plataforma amplamente adoptada é suficiente para que um hacker seja capaz de se infiltrar e causar graves danos. O grupo de investigadores de vulnerabilidades da Check Point dedica-se à busca destes riscos de segurança e encarrega-se de implementar as protecções necessárias em tempo real para proteger a Internet. Estamos satisfeitos com o facto de a plataforma MediaWiki estar já protegida contra ataques a esta vulnerabilidade, que teria causado grandes riscos de segurança para os milhões de utilizadores “wiki” diários deste website”, destacou Dorit Dor, vice-presidente de Produto da Check Point.
Para detalhes adicionais, por favor, visite: http://www.checkpoint.com/threatcloud-central/index.html











Comentários