A WiserGo, uma plataforma online que opera no mercado de compra e venda de viagens turísticas, conseguiu superar a barreira de um milhão de euros em pacotes de viagens pedidos num período de apenas nove meses. Destaca-se também o fato da start-up portuguesa contar mais de 100 itinerários únicos em Portugal, criados por agentes locais, que os colocam à venda na plataforma da WiserGo.
Criada em 2013, a start-up tem como objetivo dar uma resposta eficaz e inovadora aos turistas que querem adquirir um pacote de viagens personalizado com base nos seus interesses e gostos pessoais. Todos os programas sugeridos são elaborados por agentes, que por viverem nos locais, conhecem todos os atrativos turísticos e típicos das regiões. Uma das inovações deste projeto é, justamente, a utilização de pessoas locais que prepararam pacotes de viagem, tornando-se, dessa forma, promotores turísticos dos sítios (locais) onde residem.

Disponível, para já, apenas em Portugal, a WiserGo pretende alcançar novos mercados em breve, tendo em vista países com padrões culturais semelhantes aos de Portugal. “O sul da Europa é sem dúvida um mercado com imenso potencial neste tipo de segmento”, acrescenta Pedro Santos Vieira.
A Start-up com DNA 100% Português contou com a ajuda de uma conhecida aceleradora norte-americana cujo programa é especificamente concebido para ajudar empresas em fases de desenvolvimento embrionário.
De fato, contatar uma aceleradora/incubadora de start-ups é uma das ferramentas que os jovens empreendedores podem utilizar. Em Portugal, existem alternativas como a LISPOLIS, que disponibiliza todas as condições para que o Pólo Tecnológico de Lisboa (PTL) seja o local preferencial em Lisboa para instalação de empresas inovadoras e tecnológicas, a EDP Starter, um programa de apoio a projetos na indústria energética, desde a fase da ideia até ao financiamento – ou o Tec Labs, onde valorizam economicamente o conhecimento científico, através da colaboração universidade-empresas em projetos relacionados com tecnologias inovadoras, bem como de incubação e aceleração de negócios de base tecnológica. Paralelamente, podem ainda recorrer a fundos europeus ou participar em eventos dedicados ao empreendedorismo. Um destes eventos é o StartUp Roadshow que passou por Portugal a 16 de julho. Organizado pela Comissão Europeia e pelo European Young Innovators Forum, este roadshow integra um conjunto de 10 workshops, em 10 cidades europeias, onde os jovens empreendedores poderão interagir, aprender e ter como mentores empresários experientes e bem-sucedidos.
A iniciativa Startup Europe é uma das contribuições para a realização do plano de ação da Agenda Digital da Comissão Europeia, apoiado pela Vice-presidente Neelie Kroes, que tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios para start-ups na área das TI e web, permitindo que os empreendedores possam iniciar o seu negócio e assegurar o seu crescimento na Europa, contribuindo assim para a inovação, o crescimento e a criação de emprego.











Comentários