TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Engenheiros criam textura que repele quaisquer líquidos

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
28/11/2014 - Atualizado a 29/11/2014
Em Ciência
Superfície hidrofóbica. Imagem: mark iii photonics; shutterstock. Com
superfície hidrofóbica. Imagem: mark iii photonics; shutterstock. Com

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) criaram a primeira superfície capaz de repelir qualquer líquido. A invenção, uma nanoestrutura física, funciona em diversos tipos de materiais e pode se tornar uma grande aliada da medicina, graças à capacidade de repelir fluidos biológicos, e da indústria em geral.

Quando posta em contato com um material hidrofóbico, como as folhas de determinadas árvores ou o revestimento de algumas panelas de cozinha, a água tende a formar gotículas e rolar livremente, uma vez que a tensão superficial do líquido o mantém coeso quando praticamente não há superfície de contato para penetrar.

O fenômeno descrito logo acima é observado em espaçonaves de uma forma bastante curiosa: em uma nave tripulada, pode-se ver como um líquido permanece coeso, sob a forma de uma esfera, porque “ele está completamente cercado pelo ar”, explica Tingyi Liu, autor líder do artigo, publicado na revista Science, no qual os pesquisadores descrevem o achado.

De forma análoga, Liu e Chang-Jin Kim, professor de engenharia mecânica e aeroespacial, aplicaram uma textura nos materiais que os tornou “95 por cento ar”, fazendo com que as substâncias líquidas usadas nos testes permanecessem coesas pela ação da tensão superficial, evitando que entrassem em colapso.

“Cama de pregos”

Indo na contramão de outras superfícies hidrofóbicas, que se baseiam nas propriedades químicas das substâncias (o plástico Teflon, por exemplo, que pode acumular ar em sua superfície) para repelir os líquidos, os pesquisadores da UCLA optaram pelas propriedades físicas dos materiais para criar a nova superfície — uma em particular: a aspereza (ou rugosidade).

A superfície “omnifóbica”, ou seja, que repele qualquer líquido, envolve uma “cama de pregos”, na qual minúsculos pregos de cabeça achatada, cada qual com apenas 20 micrômetros de diâmetro (20 x 10-6 m; um quinto da espessura de um fio de cabelo humano), estão perfilados. Detalhes em escala nanométrica foram talhados ao redor das cabeças dos pregos, formando uma espécie de fina cortina que desce verticalmente a partir delas, assim como os apêndices que envolvem o topo dos guarda-sóis.

O vão entre um prego e outro é preenchido de ar, de forma que mesmo os líquidos de menor tensão superficial, consequentemente com maior propensão a derramar através da superfície, permanecem coesos em gotículas. Os experimentos com a superfície incluíram água, óleos e solventes, inclusive o perfluorohexano, líquido de menor tensão superficial já conhecido, tendo sido bem sucedidos em todos os casos (assista ao vídeo acima, que mostra, em câmera lenta, gotículas de água, metanol e perfluorohexano, ou FC-72, quicando sobre a superfície). Os resultados também se mantiveram quando a superfície utilizada era feita de vidro, metal ou um polímero.

De acordo com os engenheiros, a superfície omnifóbica patenteada possui longa durabilidade em ambiente externo e suporta elevadas temperaturas, visto que sua atuação independe de propriedades químicas que possam ser degradadas pelo calor e/ou pela radiação solar ultravioleta, por exemplo.

Essa independência pode se mostrar eficiente para a indústria de utensílios médicos, já que a superfície evitaria o contato com fluidos corporais e levaria muito mais tempo para ser corroída. O mesmo fator ainda beneficiaria as indústrias de utensílios de cozinha e células fotovoltaicas, entre outras, especulam os pesquisadores.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: engenhariafísicalíquido
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Artemis ii
Espaço

Artemis II: satélite argentino ATENEA junta‑se à missão lunar

18/01/2026
Spacex confirma perda de contacto com o satélite starlink 35956
Espaço

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

20/12/2025
Telescópio hubble capta "tempestade" de novas estrelas na galáxia ngc 1792
Espaço

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

08/12/2025
Ariane 6
Espaço

Lançamento crucial: foguetão europeu Ariane 6 coloca satélite de observação em órbita

05/11/2025
Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Starship tem um voo de sucesso, mas a corrida à Lua está tremida

14/10/2025
Voo de teste da starship
Espaço

À quarta foi de vez: Starship da SpaceX completa missão histórica

27/08/2025

Comentários

Últimas notícias

Death stranding 2: on the beach estreia no pc com modo to the wilder

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

20/03/2026
Xiaomi mimo-v2 entra no top 10 mundial de ia

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

20/03/2026
Xiaomi watch s5

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

20/03/2026
QNAP

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve

O teu Google Pixel pode congelar com a nova atualização de março

Spotify lança modo exclusivo no Windows para áudio perfeito

Acer anuncia a renovação da linha portáteis de gaming Predator Helios Neo

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

Bose recomenda auscultadores QuietComfort para o Dia do Pai

Homem-Aranha troca a Sony pela Samsung no novo filme da Marvel

Huawei Watch Ultimate 2 Green Edition chega a 23 de março

Fortnite volta à Play Store e já não precisas de truques para jogar

Google vai saber tudo sobre ti? O novo trunfo do Gemini

OnePlus 15T chega na próxima semana com bateria gigante

O teu OnePlus vai parar no Android 16? Vê a lista de exclusões

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

Google Pixel Watch: Atualização de março está a apagar os teus passos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.