TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alerta: 2014 com mais mil milhões de ciberameaças que em 2013

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
09/12/2014
Em Segurança

Todos os anos os analistas da Kaspersky Lab avaliam o nível das ciberameaças. Em 2014 registou-se um crescimento considerável no número de ataques maliciosos aos computadores dos utilizadores e aos seus dispositivos móveis, tendo-se assistido também a um maior desenvolvimento no malware financeiro e a uma mudança nos vectores de ataque web. Em 2013, a maioria dos ataques web foi realizada utilizando recursos web maliciosos localizados nos EUA e Rússia, enquanto em 2014 a Alemanha foi o país que mais websites maliciosos alojou, a seguir aos Estados Unidos. A Holanda ocupa o terceiro posto.

Confira os principais destaques:

  • A Kaspersky Lab bloqueou 1,4 milhões de ataques a dispositivos baseados em Android, quatro vezes mais que no ano passado
  • Foi bloqueado um total de 3,7 milhões de tentativas de ataques a equipamentos basados em OSX. Cada utilizador de Mac encontrou uma média de 9 ameaças durante o ano
  • Foi detectado um total de 12.100 Trojans de banca móvel, 9 vezes mais que no ano de 2013, e 53% dos ataques tinham como objectivo roubar dinheiro aos utilizadores (SMS-Trojans, Trojans bancários)
  • 19% dos utilizadores de Android (um em cada cinco) encontrou uma ameaça móvel pelo menos uma vez durante o ano
  • 75% dos ataques dirigidos contra as finanças dos utilizadores foram levados a cabo utilizando malware bancário. O roubo da carteira de Bitcoins foi a segunda ameaça bancária mais popular (14%)

Veja os números de 2014 em detalhe: 

  • A Kaspersky Lab bloqueou 6.200 milhões ataques maliciosos nos computadores dos utilizadores e nos seus dispositivos móveis em 2014, mais mil milhões que em 2013.
  • 38% dos computadores dos utilizadores receberam pelo menos um ataque web durante o ano.
  • 44% dos ataques web neutralizados pela Kaspersky Lab foram realizados utilizando recursos web maliciosos localizados nos EUA (27,5% de todos os ataques), na Alemanha (16,6%); e na Holanda (13,4%).
  • As tentativas de roubar dinheiro através do acesso online a contas bancárias foram bloqueadas em quase 2 milhões de equipamentos de utilizadores.
  • As soluções da Kaspersky Lab protegem contra uma média de 3,9 milhões de ataques baseados na Internet por dia.
  • O antivírus web da Kaspersky Lab detectou mais de 123 milhões de objectos maliciosos únicos: 74% deles foram encontrados em URLs maliciosas.
  • Foi bloqueado um total de 3,7 milhões de tentativas de infectar equipamentos baseados em OSX. Cada utilizador do Mac encontrou uma média de 9 ameaças durante o ano.
  • As soluções da Kaspersky Lab bloquearam 1,4 milhões de ataques a dispositivos baseados em Android, quatro vezes mais que no ano anterior.

Ameaças móveis

  • Foram detectados 295.500 novos programas maliciosos móveis, 2,8 vezes mais que em 2013.
  • 12.100 Trojans de banca móvel, 9 vezes mais que no ano passado, foram interceptados, sendo que 53% dos ataques pretendiam roubar dinheiro aos utilizadores (SMS-Trojans, Trojans bancários)
  • 19% dos utilizadores de Android (um em cada cinco) encontrou uma ameaça móvel pelo menos uma vez durante o ano.
  • Foram registados ataques de malware móvel em mais de 200 países em todo o mundo

Kasperskylab_mobile-malware

“O ano de 2011 foi o do nascimento do malware móvel, especialmente em dispositivos baseados em Android; 2012 foi o ano do desenvolvimento destas ameaças e 2013 o ano em que atingiram a maturidade. Em 2014, o malware móvel concentrou-se nos ataques financeiros: o número de Trojans bancários móveis foi nove vezes mayor que no ano anterior e o seu desenvolvimento continua a um ritmo alarmante”, afirma Roman Unuchek, analista sénior de malware da Kaspersky Lab.

Ameaças financeiras

Segundo os dados da Kaspersky Lab, 75% dos ataques dirigidos contra as finanças dos utilizadores foram feitos com recurso a malware bancário, mas esta não é a única ameaça de carácter financeiro a afectar os utilizadores. O roubo da carteira de Bitcoins foi a segunda ameaça bancária mais popular (14%). O Bitcoin Mining Software (10%) é outra ameaça relacionada com a moeda virtual, que utiliza os recursos informáticos para gerar bitcoins.

Kaspersky labs pc com vírus

Maria Garnaeva, analista de segurança da Kaspersky Lab, afirma: “Uma das maneiras mais eficazes de introduzir malware nos computadores dos utilizadores é explorar vulnerabilidades no Oracle Java e em browsers como o Explorer, Mozilla Firefox, etc. Além disso, os cibercriminosos continuam a utilizar exploits para vulnerabilidades do Adobe Reader. Estas técnicas de infecção continuam a ser populares, simplesmente porque as técnicas de engenharia social continuam também elas a ser eficazes. Todos os anos vemos como os cibercriminosos utilizam novas fórmulas para atrair as suas vítimas. É por isso que os destinatários ainda lêem emails aparentemente inofensivos de uma fonte estranha e abrem ficheiros anexos ou seguem links que os expõem a programas maliciosos”.

Tags: ciberameaçasKaspersky Labmalwaresegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas
Segurança

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas

28/01/2026
Relatório fortinet: o risco invisível da fragmentação na segurança cloud
Segurança

Relatório Fortinet: O risco invisível da fragmentação na segurança cloud

23/01/2026
Voidlink: o primeiro framework de malware de elite criado por ia
Check Point Software

VoidLink: o primeiro framework de malware de elite criado por IA

20/01/2026
Roblox vpn
Segurança

5 melhores VPNs para jogar Roblox em 2026: adeus lag e bloqueios

20/01/2026
Nordvpn expande cobertura para mais de metade dos países do mundo
Segurança

VPNs em 2026: a batalha contra os governos e a ameaça quântica

02/01/2026
Ataques à geração z com vpns falsas crescem em portugal
Segurança

Ataques à Geração Z com VPNs falsas crescem em Portugal

23/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Duplo monitor macbook

Monitor duplo portátil com 100€ de desconto: o escritório móvel definitivo

04/02/2026
Apple 2025 macbook air

MacBook Air M4 com desconto: a oportunidade ideal para durar uma década

04/02/2026
Samsung galaxy z flip 7 olympic edition (3)

Galaxy Z Flip 7 Olympic Edition: a prenda de luxo da Samsung para os atletas

04/02/2026
QNAP

Galaxy S21: Samsung encerra suporte de software e diz adeus ao antigo topo de gama

Fallout T2: O final explicado, quem sobreviveu e o que esperar da 3.ª temporada

Como calar o ChatGPT e o Gemini: o truque para acabar com as explicações longas

Huawei Pura X2: o novo dobrável cresce e transforma-se num ‘MatePad Mini’

Gemini ganha vida: IA vai controlar as tuas apps e pedir Uber por ti

Samsung Galaxy S26: novos vídeos oficiais prometem zoom incrível e vídeo noturno brilhante

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

Honor Magic V6: dobrável estreia ‘caneta multiespectral’ e bateria de 7.000 mAh

Lenovo Legion Y700: o tablet de 8.8 polegadas mais potente do mundo está de volta

OPPO Find X10: câmara frontal quadrada para selfies perfeitas sem rodar

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Apple fecha a porta: já não é possível fazer downgrade para o iOS 26.2

WhatsApp Canais: nova funcionalidade revela quem publica o quê (com segurança)

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.