TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

OUT.FEST 2015 – novas sensações e viagens sonoras

Ana Reis Felizardo por Ana Reis Felizardo
09/10/2015 - Atualizado a 21/10/2015
Em Arte e Cultura

A cidade do Barreiro, que partilha o Tejo com Lisboa, vai ser palco de novos sons, novas sensações e viagens sonoras, sempre desafiantes… e em ritmo intensivo. Falamos do OUT.FEST2015, evento que privilegia a música inclassificável e decorre até 11 de Outubro.

Os concertos estão agendados para diferentes locais da cidade, como o Be Jazz Café, a Escola de Jazz do Barreiro, o Museu Industrial da Baía do Tejo, as instalações da ADAO – Associação Desenvolvimento Artes Ofícios e terá o seu encerramento na Escola Conde de Ferreira.

As honras de abertura couberam a Akira Sakata (saxofone e clarinete) & Giovanni Di Domenico (piano); Matana Roberts (compositora saxofonista), nascida em Chicago e a residir em Nova Iorque, reputada compositora, líder de banda, saxofonista e experimentalista sonora, trabalhando internacionalmente em diversos contextos e campos artísticos incluindo a improvisação, dança, poesia e teatro; e o trio Miguel Mira (Violoncelista) Pedro Sousa (saxofonista tenor e barítono ) & Afonso Simões , que reúne três gerações de intervenientes de altíssima actividade e impacto na comunidade de música em Lisboa.

No segundo dia do OUT.FEST, a experiência musical é proporcionada pelo produtor e músico finlandês Vladislay Delay, tendo surgido como baterista, mergulhado no universo do jazz, como músico “electrónico”, como é usualmente qualificado. A sua carreira tem sido marcada por colaborações com Massive Attack, AGF, Moritz Von Oswald Trio e Ryuchi Sakamoto.

Na mesma noite é feita uma incursão pelo universo de AMM, um grupo que desafia os limites da música, da improvisação há precisamente 50 anos: foram fundados em 1965! Por eles passou uma série de músicos-chave da história da música britânica do século XX. O compositor Cornelius Cardew foi membro durante 7 anos, Syd Barrett e os seus Pink Floyd andaram a partilhar órbita em concertos durante a swinging London mais psicadélica de 1966, Paul McCartney assistiu a uma gravação (mas saiu confuso), Evan Parker foi colaborador regular – tal como John Butcher, e muitos outros. A actual composição do grupo é formada por Prévost – o único membro fundador do grupo – e pelo pianista de pesquisa e de interpretação contemporânea, John Tilbury.

A noite termina com David Maranha, explorador intrépido das potencialidades do som contínuo, do silêncio, do volume, do espaço, da acústica e da arquitectura sonora , e a melodia improvisada de Helena Espvall. Fazem-se acompanhar por Ricardo Jacinto e Norberto Lobo, dando sequência a um novo projecto artístico, formando um quarteto que reúne aquilo que de melhor e mais consequente se tem ouvido na música nacional.

No sábado, dia 10, a ADAO será palco para Russell Haswell, Golden Teacher, Gala Drop, Peter Brötzmann & Jason Adasiewicz, CAVEIRA, Niagara, Filipe Felizardo, Zs, Black Zone Myth Chant, Älforjs, Bleiddwn, Cotrim, Low Jack e Rabu Mazda & Van Ayres. Uma noite que promete ser longa e rica em novas experiências musicais, percursos que podemos classificar como rock, música electrónica, jazz, blues, fusão… no entanto a diversidade e originalidade fazem com que seja uma heresia classificar e rotular estas inovadoras viagens sonoras.

O OUT:FEST despede-se de nós no domingo, dia 11, com Laraaji, o Nova-iorquino, criador de uma música panegírica do cosmos e um convicto praticante e promotor da meditação transcendental através do riso, que nos vem apresentar “The Peace Garden”, convidando o público a juntar-se ao seu “Jardim da Paz” interior. Haverá uma sessão matinal, directamente ligada à prática do yoga, como “aperitivo” para uma tarde de performance musical, onde a ‘zihter’ electrónica, mbire, gongo, espanta espíritos e voz se combinam para conduzir os presentes para uma jornada interior rumo a sítios de profundo desprendimento, descanso e harmonia.

Será neste espirito que ficamos à espera das novas experiências, novos desafios propostos por mais esta edição do Festival, à semelhança do que nos tem sido proporcionado desde o seu início. Sabemos que uma edição do OUT.FEST, só consegue ser superada pela do ano seguinte!

Tags: BarreiroconcertosfestivalmúsicaOUT:FEST 2015
PartilhaTweetEnvia
Ana Reis Felizardo

Ana Reis Felizardo

É licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, onde também está a fazer Mestrado em Família e Género. Tem uma paixão atribulada pela escrita, com a qual por vezes corta relações. Tem uma relação estável e igualmente apaixonada com a música, o teatro, o cinema, a literatura e demais expressões artísticas.

Artigos relacionados

Taylor swift- the end of an era
Arte e Cultura

Taylor Swift: ‘The End of an Era’ recebe episódios 3 e 4 esta semana

17/12/2025
Samsung art store recebe coleção exclusiva da art basel paris 2025
Arte e Cultura

Samsung Art Store recebe coleção exclusiva da Art Basel Paris 2025

09/12/2025
Paramount - netflix - warner bros
Arte e Cultura

Paramount atira ‘granada’ de 108 mil milhões: Netflix em risco de perder a Warner Bros.

09/12/2025
Fórmula 1 - apple tv (2)
Apple

Fórmula 1 chega à Apple TV: câmaras a bordo e Multiview confirmados

08/12/2025
Netflix - warner bros
Séries e Filmes

Netflix compra Warner Bros. e HBO por 82.7 mil milhões de dólares

06/12/2025
Samsung art store recebe coleção exclusiva da art basel miami beach 2025
Imagem & som

Samsung Art Store recebe coleção exclusiva da Art Basel Miami Beach 2025

01/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Varioprint ix1700

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

21/12/2025
Samsung smartthings: a primeira plataforma com suporte para câmaras matter

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

21/12/2025
Lg micro rgb evo vai ser apresentada na ces 2026

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

21/12/2025
QNAP

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.