TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo pelo 3º ano

Vitor Urbano por Vitor Urbano
22/03/2026
Em Carros Elétricos, Mobilidade Elétrica

O SUV elétrico da Tesla continua a dominar o mercado global, superando toda a concorrência a combustão, apesar dos novos desafios na China e na Europa.

O cenário automóvel mundial vive um momento histórico que confirma a mudança de paradigma na mobilidade. Pelo terceiro ano consecutivo, o Tesla Model Y sagrou-se o carro de passageiros mais vendido do planeta. Esta proeza, partilhada pela marca de Elon Musk com base em dados de consultoras como a JATO Dynamics e a Statista, marca a primeira vez que um veículo puramente elétrico consegue manter este trono de forma tão prolongada, deixando para trás modelos icónicos a combustão e propostas híbridas de marcas tradicionais.

Ao longo de três anos de liderança ininterrupta, o Model Y já colocou nas estradas mais de quatro milhões de unidades. Só no último ano de 2025, a Tesla conseguiu produzir cerca de 1,65 milhões de veículos, tendo entregado 1,63 milhões aos seus clientes em todo o mundo. Se olhares para estes números com atenção, percebes a escala gigantesca da operação da marca americana, que parece ter encontrado no Model Y a fórmula perfeita entre espaço, tecnologia e desempenho.

Tesla model y 2025 (3)

O papel fundamental da super-fábrica de Xangai

Não se pode falar do sucesso global da Tesla sem mencionar a Gigafactory de Xangai. Esta unidade de produção tornou-se o verdadeiro coração batente da empresa. Em 2025, foi responsável por entregar 851.732 veículos, o que equivale a mais de metade (52%) de todas as vendas mundiais da Tesla. É daqui que saem não só os carros para o gigantesco mercado chinês, mas também muitas das unidades que chegam a outros continentes.

Após alguns meses de incerteza e quedas nas vendas, a Tesla parece estar a recuperar o fôlego na China. Em fevereiro, os dados mostram um crescimento homólogo superior a 42% nas vendas a retalho, permitindo à marca recuperar uma quota de mercado de quase 14% no segmento dos elétricos. Se procuras o responsável por este balão de oxigénio, encontras novamente o Model Y, cujas vendas dispararam de forma impressionante nesse mês face ao período homólogo.

A pressão da concorrência e o fenómeno Xiaomi

Contudo, nem tudo são notícias perfeitas para a Tesla. O mercado chinês está mais competitivo do que nunca e a pressão dos fabricantes locais é constante. A BYD continua a ser uma sombra persistente, mas a grande surpresa veio do setor tecnológico. O Xiaomi YU7 conseguiu roubar o título de elétrico mais vendido na China em períodos recentes, provando que o domínio da Tesla já não é inquestionável.

Se analisarmos o balanço total de 2025 na China, o Model Y sofreu uma quebra de 34,44% nas vendas a retalho face ao ano anterior. Apesar desta descida acentuada, o modelo continua a ser o pilar que sustenta a operação da Tesla em território chinês, representando quase 68% do volume total de vendas da marca naquele país.

A situação do Model Y no mercado português

Se estás em Portugal e estás a pensar juntar-te à comunidade de proprietários de um Model Y, o acesso nunca foi tão facilitado. Atualmente, podes adquirir este SUV a partir de 39.990 euros. A introdução da versão Standard em outubro ajudou a baixar a barreira de entrada, tornando o modelo mais competitivo face a outras propostas europeias e chinesas que começam a inundar o nosso mercado.

No entanto, o início de 2026 trouxe alguns sinais de alerta para a marca em solo nacional. Registou-se uma descida de 3% nas vendas da Tesla em Portugal durante o primeiro mês do ano, uma tendência que, curiosamente, se espelha no resto da Europa. No mercado europeu, o cenário é ainda mais desafiante, com o setor a registar o 13º mês consecutivo de quedas nas vendas de automóveis. Em janeiro de 2026, o Model Y perdeu a liderança europeia, ficando-se pelo terceiro lugar do pódio.

Ainda que o mercado europeu mostre sinais de fadiga ou de espera por novos incentivos, a verdade é que o Model Y já garantiu o seu lugar nos livros de história. Ser o carro mais vendido do mundo três anos seguidos, sendo exclusivamente elétrico, é um feito que poucos acreditariam ser possível há apenas uma década. Fica agora a dúvida se a Tesla conseguirá renovar o modelo a tempo de travar a ascensão meteórica de marcas como a Xiaomi e manter a sua coroa por um quarto ano consecutivo.

Outros artigos interessantes:

  • Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve
  • Cobraunion lança o Straight-Lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional
  • Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Waymo toyota

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

30/10/2026
Tesla app iphone duo

App da Tesla ganha interface para iPad e iPhone Duo

22/10/2026
Segway xyber air (2)

Segway Xyber Air chega com 93 km de autonomia anunciada

21/10/2026
Lidl testa camião autónomo sem cabine na alemanha

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

15/09/2026

Últimas notícias

QNAP QTS 6.1 reforça segurança e integra novas funções de IA

iPhone Duo: problemas no ecrã já afetam previsões de vendas da Apple

WhatsApp já permite expandir fotografias com inteligência artificial no Android

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

World of Warcraft chega a Dungeons & Dragons com uma expansão de 256 páginas

Google Messages começa a receber novo visual para as conversas fixadas

Alphabet prepara acordo de 1,5 mil milhões de dólares para garantir energia mais barata

OpenAI quer deixar de chamar centros de dados às suas instalações de IA

Google toma decisão polémica: escolas que rejeitem IA poderão perder acesso à Pesquisa

Huawei prepara dois smartphones surpreendentes para a sua nova submarca Starlight

Portugal prepara novas regras para centros de dados

Xiaomi lança escova de dentes inteligente com ecrã a cores e 190 dias de bateria

Sony ULT FIELD 1 ganha nova cor Azul Esfumado e mantém graves potentes num formato compacto

Huawei FreeBuds SE 5 Max chegam com autonomia impressionante de 80 horas

GTA 6 já tem data para pré-download e vai precisar de até 212 GB de espaço

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.