TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cisco e ADRAL-CIMAC implementam projeto de Smart Connected Communities no Alentejo

Redação por Redação
20/05/2016
Em Notícias, Press Release

A Cisco, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, SA (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) estão a desenvolver um projeto de Smart Connected Communities (S+CC) em 14 municípios alentejanos, que inclui já uma rede regional de banda larga, data center de última geração e Solução de Comunicações Unificadas. Recentemente foi assinado um Memorando de Entendimento que inclui o desenvolvimento deste projeto de integração em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos, onde serão implementadas novas tecnologias S+CC, fomentado o acesso das Pequenas e Médias Empresas a serviços digitais e dinamizando o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups.

Com o apoio da ADRAL-CIMAC, a região Alentejo Central tem desenvolvido uma estratégia consistente de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma partilhada, na qual se insere esta parceria com a Cisco. A iniciativa está a desenvolver um condomínio digital de serviços partilhados, no qual se inserem setores como governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

Neste momento, a região já:

  • Apresenta infraestruturas de telecomunicações estabelecidas, das quais faz parte uma rede de banda larga totalmente Cisco, com extensão de 640 km de fibra ótica, e que interliga mais de 20 entidades públicas e 200 edifícios públicos – incluindo os municípios, a CIMAC, a ADRAL, a Universidade de Évora e serviços de educação e saúde.
  • Está dotada de um Data Center de última geração baseado em tecnologia Cisco UCS, que favorece a utilização dos já referidos serviços digitais partilhados.
  • Possui Solução de Comunicações Unificadas que liga a CIMAC, ADRAL, 14 municípios, a Universidade de Évora e CCDR Alentejo. Esta solução permitiu maior agilidade nas comunicações, chamadas grátis entre municípios, redução de 50% no custo com assinatura de comunicações fixas e o estabelecimento simples e efetivo de comunicação vídeo entre os diversos municípios.
  • Por fim, todas as sedes de concelho dispõem de redes WiFi com diversos pontos de cobertura de elevada capacidade de expansão suportada nos edifícios e espaços públicos ligados: Nos Paços do Concelho de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, em diversos outros locais municipais, por exemplo em Évora no Jardim Público, Praça do Giraldo, Mercado Municipal e instalações da Universidade de Évora.

O memorando recentemente assinado prevê o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Criação de zonas WiFi com acesso a informação – incluindo património e zonas históricas – acessível a turistas e residentes;
  • Sensores de estacionamento para identificação de lugares disponíveis;
  • Sensores de métricas (carros, pessoas, ambientais);
  • SmartIP com integração de tecnologias TIC na iluminação pública;
  • Informação estática e digital – também acessível a turistas e residentes;
  • Conteúdos digitais personalizados e articulados com a vida da cidade (comércio, eventos e outros alertas);
  • Dinamização do ecossistema de inovação, incluindo Universidades e Startups.

Esta iniciativa S+CC tem como principal objetivo o desenvolvimento de hubs de inovação que permitam a geração de conhecimento, criatividade e inovação, ao mesmo tempo que se fomenta a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencia o surgimento de novos serviços e oportunidades. A abordagem assenta em dois pilares fundamentais:

  • Colaboração – Que permite a expansão do número de contribuições e o aumento de pontes virtuais que mostrem relevante a ligação de parceiros de diferentes locais;
  • “Coopetição” – Ou seja, a cooperação num contexto competitivo, com o objetivo de permitir a aliança entre hubs de inovação como forma de gerar maior visibilidade, em alternativa ao formato isolado.

Smart Connected Comunities (S+CC) ou Comunidades Inteligentes Conectadas é o conceito desenvolvido pela Cisco que designa cidades nas quais os sistemas e serviços como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados.

O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental. Para atingir estes objetivos, tanto em Portugal como a nível global, a Cisco aplica a máxima “Think Local, Innovate Global”, segundo a qual se criam laboratórios locais com áreas específicas de foco, com conhecimento e investimento locais.

Daqui resultam soluções que servem as comunidades locais mas que frequentemente podem ser customizadas e adaptadas às necessidades globais.

Atualmente, a Cisco oferece:

- Core Networking Infrastructure (Borderless Networks, Colaboração, Virtualização, etc): as necessidades tecnológicas que existem hoje nas cidades começam na rede e na plataforma base de IP que permita interligar empresas, organizações, serviços e cidadãos;

- Soluções S+CC (Product Support Services, transportes, segurança física e dos dados, imobiliário, utilities, etc): o portfólio de S+CC oferece várias soluções relevantes para cada indústria vertical, cada uma com a sua especificidade e proposta de valor;

- Serviços (consultoria, design de arquiteturas, design de soluções, implementação): à medida que as cidades adotam mais tecnologia, os serviços vão ter um papel chave no design e implementação de soluções adaptadas a cada cidade, que vão ao encontro das necessidades específicas e procuram dar respostas aos desafios concretos de instituições e serviços públicos e privados e dos cidadãos.

Sobre a ADRAL

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), constituída de acordo com o DL88/98 de 19 de março, tem como missão promover o desenvolvimento económico e social do Alentejo, assente em princípios de coesão, em cooperação com outros parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais.

Sobre a CIMAC

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) um organismo público sob a forma de associação focada no desenvolvimento de interesses comuns para os 14 municípios que integram Alentejo Central.

Acerca da Cisco
A Cisco é a líder mundial em TI que ajuda as organizações a tirarem partido das oportunidades do futuro, mostrando os benefícios que podem ocorrer quando pessoas, processos, dados e objetos se ligam à Internet.

Tags: ADRALAlentejoCIMACciscoSmart Connected CommunitiestecnologiasTecnologias de Informação e ComunicaçãoTIC
PartilhaTweetEnvia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026
Filipa d’orey, diretora de operações da manufacturenext
Notícias

ManufactureNext quer acelerar digitalização da indústria

14/03/2026
Samsung galaxy s26, s26+ e s26 ultra: guia completo com diferenças, especificações e preços em portugal
Notícias

Série Galaxy S26 e série Galaxy Buds4 já à venda em Portugal

12/03/2026
Oppo find n6 crease
Notícias

O fim do vinco nos dobráveis? A Oppo usou lasers para o conseguir

11/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Oneplus pad table tandroid

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Samsung hbm4e

Samsung revela memória HBM4E para supercomputadores de IA

17/03/2026
Loewe vega 4k: a alta fidelidade chega aos formatos compactos

Loewe vega 4K: a alta fidelidade chega aos formatos compactos

17/03/2026
QNAP

Insta360 Ace Pro 2 com bateria dupla baixa de preço na Amazon

O que muda no Apple Podcasts com a chegada do vídeo HLS?

Google prepara novo visual colorido para o Circle to Search

Oppo Find X9 Ultra: o novo monstro da fotografia chega em breve

O fim das quedas? Chegou a primeira mota que não cai sozinha

Netflix confirma regresso das caçadoras de demónios do K-pop

A segurança da tua casa ficou 50% mais barata com a Blink Outdoor 4

Honor Magic 8 Pro Air: o ultra-fino que humilha Apple e Samsung

Samsung prepara Galaxy Z Wide Fold para travar iPhone dobrável

A vitória da voz humana: Arc Raiders troca IA por atores reais

ROG Strix OLED: 3 novos monitores QHD a partir de 499€

O teu Android pode ser pirateado em menos de três minutos

Netflix brilha nos Óscares mas falha o prémio principal

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

WhatsApp ganha aba dedicada à Meta AI no Android

Claude duplica limites de utilização por tempo limitado

OnePlus Nord 6: uma fera com bateria de 9000mAh a caminho

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.