Saiba como diminuir o stress das suas viagens corporativas

Viajar em negócios pode-se provar uma tarefa verdadeiramente stressante. Mesmo que não ocorram problemas como perda de bagagem ou atrasos no voo, só a simples logística de todo o processo – marcações, redução de tempo familiar, ida para o aeroporto e regresso, diminuição de descanso, possível perda de datas importantes – faz com que muitas pessoas não se sintam confortáveis em realizar este tipo de viagens. De forma a tentar amenizar os efeitos negativos e o stress que podem acarretar, a Globalis, agência de viagens e eventos corporativos, traz-lhe 6 dicas.

1. Apoie-se em aplicações que o recordem da viagem

Se costuma viajar frequentemente em trabalho, não tente memorizar as datas. Pode utilizar aplicações como o Calendário do Google, que o recordam através de alertas que está prestes a sair de viagem, ou então, se preferir, deixar mesmo anotado num calendário com o qual se cruze todos os dias. Desta forma não será atraiçoado pela memória e não terá de preparar tudo à pressa por um eventual esquecimento.

2. Adote uma lista de viagens

Quando se viaja várias vezes em negócios os objetos a levar são, na sua essência, os mesmos. Crie uma lista de verificação específica para as suas viagens corporativas e tenha lá tudo o que é comum a todas para no fim fazer apenas o “check” – desde o computador, ao carregador do telemóvel ou, até, adaptadores de tomadas.

3. Tenha uma mala sempre feita

Ainda no seguimento da dica anterior, poderá optar por ter uma mala sempre preparada com alguns itens essenciais, mais propriamente de higiene pessoal como por exemplo escova e pasta de dentes. Pode também ter sempre preparadas algumas roupas que sabe que irá necessitar e desta forma basta colocar alguns itens de última hora, e embarcar.

4. Coordene com a sua agência

Algumas empresas acham que não é necessária a contratação de uma agência de viagens, porém a verdade é que ao não recorrerem a este tipo de serviços acabam por gastar mais dinheiro do que o esperado – além de que os funcionários despendem de muito mais tempo para a sua organização. Dê todas as indicações e coordene com a sua agência de forma a conseguirem apresentar o SLA (Service Level Agreement) mais indicado, bem como as propostas de viagem que mais vão ao encontro das suas necessidades. Desta forma evita todo o stress da marcação e gestão da viagem.

5. Faça tudo com tempo… e aproveite-o

É aconselhado que chegue ao aeroporto com uma antecedência variável, dependendo do destino, para que tudo possa decorrer sem percalços – desta forma, mais trânsito que o normal não o irá deixar stressado pois tem tempo. Aproveite o tempo de espera no aeroporto para verificar o seu e-mail mas também para relaxar. Ponha os telefonemas em dia ou leia as notícias internacionais. Peça à sua agência para lhe providenciar acesso ao lounge do aeroporto e descontraía antes do voo.

6. Confirme onde tem de estar e quando

Confirme a que horas tem de marcar presença nos diversos sítios, qual a agenda da viagem e que colegas ou clientes irá encontrar – e tenha acessíveis todos os contactos de que poderá necessitar. Aproveite as pausas entre reuniões para descansar um pouco no hotel ou ligue-se ao wi-fi caso precise de adiantar algumas tarefas.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.