Spring ensina sobre o reconhecimento de talento também em teletrabalho

A Spring Professional, empresa de recrutamento especializado do grupo Adecco, sublinhou a importância do reconhecimento das conquistas dos teletrabalhadores e em dar a conhecê-los de um ponto de vista mais pessoal para que trabalhem mais motivados. Num momento em que o teletrabalho é fundamental para a manutenção da economia e da viabilidade das empresas, não só os salários justos, os bons benefícios, a flexibilidade laboral e a satisfação no local de trabalho são importantes. Demonstrar aos trabalhadores remotos, quer do ponto de vista pessoal como profissional, que são importantes é, hoje, igualmente relevante.

Reconhecer o talento dos colaboradores remotos não tem que ser algo formal nem caro. Mas é necessário e diz a Spring, há seis formas de desenvolver o reconhecimento de competências dos colaboradores que trabalham remotamente.

  1. Comunicação interna fluída. Quando a comunicação interna é má, é muito difícil unificar uma força de trabalho remota. Ou seja, é importante comunicar fluentemente e partilhar conquistas da equipa através de videoconferências, chats on-line ou outras apps de comunicação interna. Além disso, as equipas que dependem umas das outras para alcançar um resultado partilhado devem comunicar com frequência. Por exemplo, marketing e vendas devem ter reuniões, telefónicas ou por videoconferência, regulares, para partilhar conquistas e discutir estratégias.
  2. Reconhecimento pelos seus líderes e pelos seus pares. A equipa em teletrabalho deve ser reconhecida pelos seus esforços a todos os níveis da empresa. O reconhecimento pelos líderes da empresa é sempre importante, mas o reconhecimento pelos colegas é igualmente significativo. Para dar um passo em frente, também pode tornar o reconhecimento dos funcionários num jogo. Implemente uma plataforma de “gamificação” que permita premiar e reconhecer.
  3. Partilhar a mensagem. Muitos líderes de equipas que estão em teletrabalho estão cientes de que o feedback é importante. Como tal, fazem um bom trabalho quando transmitem a cada colaborador aquela que é a sua avaliação de desempenho, e reconhecer quando este se mantém positivo ou é excecional, para que este seja mantido.
  4. Partilha de horários. Quando se está em teletrabalho, existe uma tendência da empresa, por norma, estender o período para fora de horas. E existem ocasiões em que as reuniões têm de ser realizadas em horários mais inconvenientes. Há que o reconhecer e demonstrar que afeta a todos e que há uma partilha de horários transversalmente.
  5. Tecnología para criar mais ligações e atenuar a distância social. Os trabalhadores em teletrabalho podem ser tão comprometidos e produtivos como quando estão no escritório, mas existe o risco de isolamento superior. Nestas situações, a tecnologia pode vir ao seu resgate. Existem plataformas que permitem a chefias e ao pessoal de apoio associar caras a nomes, redes sociais que permitem aos colegas de trabalho trocar conselhos e participar em conversas mais ligeiras que reforçam as relações.
  6. Atenção ao desenvolvimento profissional. Mesmo que os trabalhadores remotos tenham acesso a cursos e formações on-line, podem sentir que estão a perder oportunidades de orientação. A solução é abordar particularmente esses planos de desenvolvimento profissional. É importante considerar programas de financiamento que permitam que os funcionários remotos recebam formação e participem de conferências. É uma ótima maneira de desenvolver as suas competências e mostrar que é valorizado.

Trata-se de comunicar e partilhar o impacto positivo que a equipa em teletrabalho tem no sucesso dos negócios e da empresa. A comunicação forma o núcleo de todo relacionamento. A comunicação é essencial para o relacionamento com pessoas que partilham o mesmo cubículo, mas talvez ainda mais importante para os trabalhadores remotos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.