Dicas Adecco para o recrutamento de sucesso

Num momento em que os números de desemprego são cada vez maiores, a Adecco, especialista em Recursos Humanos e recrutamento, divulgou aquelas que a marca diz serem quatro dicas para se destacar da multidão, num processo de recrutamento. 
A procura de emprego pode ser um trabalho árduo, e quanto mais competição houver pela melhor função, mais importante é conseguir sobressair face aos outros candidatos. Em média, os recrutadores levam apenas cerca de sete segundos para rever o seu currículo, e erros simples, como erros de digitação ou parágrafos longos, podem impedi-lo de conseguir o emprego – por isso, garanta obter a impressão certa, imediatamente. De um currículo bem ajustado a um acompanhamento proativo após a entrevista, aqui estão as dicas Adecco para que seja notado pelos motivos certos.

Quando se trata de candidaturas, seja seletivo

Ninguém deve candidatar-se a centenas de empregos ao mesmo tempo – ao inscrever-se em excesso, não terá tempo para pesquisar a empresa, ler minuciosamente a função e adaptar o seu currículo ao trabalho. Ao limitar o número de candidaturas, pode dar a cada uma, o tempo que merece. Ficará mais bem preparado para a entrevista, e uma candidatura bem elaborada e um currículo completamente adaptado à função, mostrarão ao empregador o quanto está motivado para trabalhar para a empresa e exatamente porque se encaixaria perfeitamente.

Coloque dúvidas e perguntas ao entrevistador

Fazer algumas ótimas perguntas na entrevista pode garantir que faça o melhor uso possível do seu tempo e obtenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada, caso lhe seja oferecida a função. Prepare algumas perguntas com antecedência, mas tente pensar em algumas também durante a entrevista, com base no que ouviu – isso ajuda a mostrar o quanto está motivado e interessado no que têm a dizer, o que pode diferenciá-lo de outros candidatos.

Crie empatia com o entrevistador

Ser capaz de estabelecer uma relação de empatia com o entrevistador durante uma reunião pode aumentar as suas possibilidades de conseguir um emprego quando as suas competências e experiência são semelhantes a outros candidatos. Verifique o nome do entrevistador e lembre-se de usá-lo durante a entrevista. Esteja ciente da sua linguagem corporal; certifique-se de manter uma boa postura e realmente ouvir o que lhe estão dizendo. Estar focado, no momento e realmente entender o que está a ser solicitado ajudará a dar uma resposta bem pensada a cada pergunta ou cenário.

Fazer um follow-up da entrevista

O acompanhamento após a entrevista é uma ótima maneira de demonstrar aos entrevistadores que está realmente interessado em trabalhar com eles e mostra como é proativo e motivado. O tempo é importante – o acompanhamento de apenas uma ou duas horas após a entrevista pode parecer um pouco ansioso demais, enquanto que, se demorar demais, perderá o impacto. Entre em contato no dia seguinte para garantir que o entrevistador se lembra de si – as coisas mudam muito rapidamente no processo de contratação e o entrevistador pode ter visto mais alguns candidatos em 24 horas. Agradeça pelo tempo dedicado, partilhe o quão positivo sentiu-se durante a entrevista e peça feedback.

Estas quatro dicas poderão significar o seu destaque da multidão e ajudar a criar uma impressão duradoura com o seu potencial novo empregador.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.