Review Asustor AS5304T

Concebido para utilizadores que queiram guardar o seu arquivo multimédia de música, vídeos e fotos num único local, o Asustor AS5304T é um equipamento NAS de quatro baías que aufere de portas gigabit LAN com link aggregation, descodificação de vídeo 4K embutida e um poderoso processador quad-core. A instalação é muito simples e não implica a utilização de ferramentas. Além disso, conta com um abrangente conjunto de aplicações para que possa ser utilizado como media server, uma solução de backup, uma opção de videovigilância ou um servidor web, entre outros.

O seu elegante chassis preto com apontamentos em vermelho garante argumentos estéticos nem sempre disponíveis em hardware deste género e as quatro baías frontais hot-swappable estão protegidas por uma cobertura magnética capaz de proteger adequadamente os discos de 2.5 ou de 3.5”.

Tal como acontece com a versão AS5202T, este modelo não é vendido com discos. A parte frontal conta com indicadores LED de energia, status do sistema, atividade do disco rígido, atividade da rede e atividade USB, além de um botão de power, um botão de backup com um toque e uma porta USB 3.2. O painel traseiro suporta duas portas Ethernet de 2,5 gigabit, duas portas USB 3.2 adicionais, uma porta HDMI e uma porta de energia. As portas LAN suportam agregação de links que podem proporcionar velocidades de throughput combinadas de até 5 Gbps, ou podem ser usadas para balanceamento de carga e failover de rede.

O AS5304T tem um processador quad-core Intel Celeron J4105, a 1,5 GHz, 4 GB de RAM DDR4 (expansível até 8 GB) e 4 GB de memória flash. Como referimos, suporta decodificação de vídeo 4K e pode ser enriquecido com até 64 TB de armazenamento interno. Uma unidade de expansão oferece um total de 256 TB de armazenamento. O dispositivo suporta sistemas de arquivos Btrfs e EXT4 e níveis de RAID 0, 1, 5, 6, 10, JBOD e disco único. Uma única ventoinha de 120 mm mantém tudo a funcionar de forma mais fresca.

O sistema operativo Asustor Data Manager (ADM), usado pelo AS5304T, é fácil de usar e oferece ícones coloridos da área de trabalho que simplificam a configuração do NAS. Para criar volumes RAID, configure os destinos iSCSI (Internet Small Computer Systems Interface) e verifique a integridade de cada disco instalado, utilizando o ícone do Storage Manager. Se estiver a usar o sistema de arquivos Btrfs, pode aceder a Snapshots (imagens de backup).

Após a nossa análise, o AS5304T revelou-se livre de críticas e com um desempenho fiável e convincente. Este NAS é uma excelente opção para utilizadores que procuram um dispositivo de armazenamento conectado à rede versátil que possa transmitir vídeo 4K, streaming de música, armazenamento de grandes blocos de dados e uma solução total de backup em rede. Pode não ser o NAS mais barato do mercado, mas está equipado com componentes de última geração e oferece desempenho rápido na transferência de arquivos. O sistema operativo ADM fácil de usar facilita a instalação, as configurações de rede, a gestão de rotinas de backup e o monitoramento da integridade do disco.

Asustor AS5304T

9 out of 10
Pensamentos finais Trata-se de uma unidade NAS silenciosa e poderosa com uma excelente performance.
Hugo Barata

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.