Como o smartphone pode contribuir para uma vida mais saudável?

O smartphone com certeza transformou a forma como o mundo se comunica e relaciona com a tecnologia. As inovações do antigo celular para o modelo com toque na tela e conexão com a internet já são incríveis por si só, mas os milhares de aplicativos vieram facilitar nossas vidas e potencializaram os benefícios de ter um smartphone na palma da mão. 

Publicidade
Loading...

Existem centenas deles que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Você pode contar com a ajuda de apps para meditar, monitorar suas atividades físicas, controlar a ingestão de calorias, lembrar de beber água, entre outros hábitos importantes.

Selecionamos 4 aplicativos que – considerando corpo e mente – podem fazer mudanças significativas na sua vida para construção de novas práticas.

Smartphone vida mais suadável
Autor: Andrea Piacquadio / Fonte: Pexels

Strava

Uma vida saudável precisa de movimento. É isso que o aplicativo Strava quer de você. Com ele você consegue monitorar sua atividade física. Ele é mais famoso entre os corredores e ciclistas, mas você também pode controlar o surf, a natação, a patinação, entre outras modalidades.

Ele ainda pode ser pareado em alguns smartwatches. O bacana é que você pode participar de competições virtuais, desafios e ele te conecta com outras pessoas que praticam o mesmo esporte. É como uma rede social dos esportistas.

Lá você pode postar suas fotos em atividade, ganhar kudos – que seriam como os likes – e é possível compartilhar suas atividades no Instagram, por exemplo.

Dieta e Saúde

O próprio nome já sugere. Esse app vai te ajudar na sua dieta para uma vida mais saudável. Ele é bem popular e completo. Você pode contar as calorias diárias e ter um melhor controle da sua alimentação.

Inserindo seu peso e altura, o app pergunta o peso que você deseja chegar e estima um prazo para você alcançar esse objetivo. Para Romina Cerutti, nutricionista e redatora do Saudável&Forte, esse aplicativo é muito benéfico em conjunto com um trabalho profissional. “O app não substitui o nutricionista.

Ele soma, é como um complemento. Com ele o paciente pode ter mais controle sobre a própria alimentação e contagem de calorias. Deve ser usado sempre em conjunto com o profissional”, ressalta.

Beba Água

Água é um elemento vital. Para o corpo funcionar perfeitamente e assim ter uma vida mais saudável, é preciso beber a quantidade necessária diariamente. Buscando por esse título você encontra diferentes aplicativos no Google Play ou Apple Store.

O “Beba Água – lembrete de beber água” do Easy Health Group é um app fácil e intuitivo de usar. Ao instalar você coloca seu peso, gênero, e uma janela de horários que gostaria de ser lembrado. Automaticamente o aplicativo já gera a quantidade de água que você deveria ingerir e divide em porções ao longo do dia.

Você consegue ver seu desempenho em gráficos. Como o próprio aplicativo relembra, “Uma mente e corpo saudáveis são hidratados”. 

Insight Timer

Com exercício, alimentação e ingestão de água sendo monitorados, é hora de cuidar da mente. E para isso a meditação é uma excelente aliada. O app Insight Timer é ótimo para iniciantes ou pessoas que já praticam.

Até mesmo Gisele Bündchen tem uma parceria com essa plataforma. Ele é classificado como o app número 1 para redução de estresse, ansiedade e insônia.

Nele você encontra meditação guiada e pode buscar por temas. Ainda tem podcast, música, comunidade, entre outras funcionalidades. 

Outros assuntos interessantes:

João Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.