TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quais os melhores jogos da franquia Resident Evil?

Fabio Oliveira por Fabio Oliveira
01/04/2021
Em Gaming, Jogos

A conhecida franquia Capcom passou por uma longa evolução que levou os fãs a dizerem que a saga Resident Evil degenerou totalmente em ação total, perdendo quase completamente sua identidade.

Se olharmos para jogos como Resident Evil Operation Raccoon City e Resident Evil 6 perceberemos que eles têm razão, embora a verdade seja que essa mudança de cenário tão criticada pela mídia e pelos jogadores não impediu que a saga continuasse a vender de verdade.

Confira aqui a nossa opinião sobre quais são os melhores jogos da saga Resident Evil já lançados até hoje. Se você quer os trabalhos prontos, com todas as dicas e detalhes de cada jogo, pode encontrar em outros artigos do nosso site, ou mesmo na seguinte wiki.

5º lugar: Resident Evil 4

Ele introduziu as mudanças que mais tarde seriam desenvolvidas na franquia, embora tenha permanecido bastante fiel ao espírito original dela.

Os cenários são totalmente 3D e o resultado que a Capcom conseguiu é impressionante, tanto que podemos afirmar de forma conclusiva que com este jogo a GameCube mostrou ao mundo que estava a lançar sopas para a PS2 em termos de potência, por mais que os outros argumentassem o contrário.

O desenvolvimento do jogo é bastante linear e a ação assume o papel principal, passando para uma câmera totalmente livre centrada no ombro do personagem e introduzindo movimentos corpo a corpo, embora consiga manter aquela sensação de tensão e medo que é essencial para qualquer sobrevivência de qualidade horror.

A introdução de novos inimigos, os vencidos, não gosta inicialmente, mas aos poucos vamos vendo que se encaixa com o cenário e com a abordagem do jogo, embora por algum motivo estranho a Capcom decidiu localizar a história na Espanha, mas usar vozes em espanhol latino, isso afeta negativamente o ambiente.

Em geral, podemos dizer que é um bom Resident Evil, e para muitos o último “em condições” dentro da série principal.

4º lugar: Resident Evil Original

O primeiro, e aquele que marcou o início de uma das melhores franquias de terror de toda a história. O jogo não conseguiu esconder suas raízes, que derivam diretamente de Alone in the Dark, mas conquistou sua própria identidade e foi um sucesso retumbante.

A combinação de cenários pré-renderizados com modelos poligonais e câmeras fixas possibilitou mascarar as limitações dos consoles atuais, mantendo um bom nível de qualidade gráfica que resultou em um cenário de muito sucesso.

Por outro lado, os efeitos sonoros e a música, mudando de acordo com cada local e situação, conseguem colocar a cereja no topo do nível técnico de um jogo que nos deixou de boca aberta na altura.

No nível jogável encontramos muitos quebra-cabeças, um desenvolvimento não linear, falta de recursos e a presença de inimigos bastante imprevisíveis, já que por exemplo você nunca sabe as balas que um zumbi vai segurar ou o que um Caçador vai acabar fazendo, inimigos que também podem matá-lo instantaneamente se você não tomar cuidado.

3º lugar: Resident Evil 2

A segunda parcela cumpre parcialmente a máxima de “se funcionar, não mude”, e dizemos em parte porque embora comece e mantenha a base do jogo original, também introduz novos elementos que o tornam digno de numerosos elogios e pontuações excelentes.

Na época, esse jogo era um sonho que muitos de nós sempre desfrutávamos, na verdade, em um nível pessoal, perdi a conta de quantas vezes zerei sua versão para PC ao longo dos anos, principalmente porque conseguia várias dicas fundamentais com um amigo que era muito fã do game.

Manteve os cenários pré-renderizados, mas isso não o impediu de apresentar melhorias significativas a nível gráfico, pois apresentava modelos de maior qualidade e cenários muito cuidadosos e detalhados.

Não houve grandes mudanças na jogabilidade, embora seja importante destacar a possibilidade de desfrutar de duas versões parcialmente diferentes do jogo dependendo se estávamos jogando com Claire ou Leon, bem como a presença de uma história muito mais elaborada.

2º lugar: Resident Evil Remake

Uma atualização da primeira parcela, mantendo cenários pré-renderizados e vários aspectos do jogo original.

Apesar de serem introduzidas pequenas mudanças jogáveis, como o uso de punhais ou granadas defensivas, mantém perfeitamente a essência da saga e hoje é o exemplo a seguir de como fazer uma nova versão capaz de não só honrar a original, mas para superá-la.

A qualidade gráfica é 10, tanto que envelheceu perfeitamente e não parece ter mais de treze anos. Por outro lado, é fácil de assimilar e de jogar, já que mantém as câmeras fixas, embora esteja cheio de novos quebra-cabeças.

Uma das mudanças mais marcantes no nível jogável é a introdução do Crimson Head. Quando matamos um zumbi sem destruir sua cabeça, ele permanece caído no chão, e se não o queimamos em um determinado período, ele se levantará novamente, mas com uma mutação que lhe dará grandes garras, maior velocidade e resistência, bem como um tom carmesim que serve para lhe dar um nome.

Pode parecer sem importância, mas consegue melhorar a tensão e a sensação de opressão ao longo do jogo.

Enfim, uma obra de arte que supera em todos os sentidos o original.

1º lugar: Resident Evil Code Veronica

Não é que esse game tenha virado um fenômeno do cenário profissional, como o csgobettings, mas foi uma grande revolução e marcou um antes e um depois na conhecida franquia Capcom, embora mais uma vez cumprisse a máxima de que se algo funciona não há razão para mudá-lo.

O jogo mantém perfeitamente a essência da saga, mas apresenta pela primeira vez cenários totalmente poligonais, o que se traduz em uma experiência única, já que os personagens e os conjuntos estão perfeitamente integrados e o jogo transmite uma experiência mais realista do que nunca.

O cenário é único e conta com efeitos visuais impressionantes para a época, entre os quais se destacam a iluminação e a água.

Por sua vez, os personagens deixaram de ser pixelizados e foram acompanhados por texturas de alta qualidade, o que lhes confere uma qualidade fantástica que fez com que o jogo envelhecesse bastante.

A jogabilidade original com câmeras fixas, bem como uma história centrada em torno de dois personagens jogáveis, Chris e Claire, foi mantida, mas a experiência de jogo que ela oferece é única e desafiadora.

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.


PS5: revelados jogos PS Plus para abril com destaque para os zombies!

A Sony revelou hoje os jogos que os subscritores do serviço PlayStation Plus vão poder adicionar gratuitamente à sua biblioteca da PS4 e PS5. De 6 de abril a 3 de maio os jogadores vão poder reclamar as suas cópias de Days Gone, Zombie Army 4: Dead War e Oddworld: Soulstorm. Este último é exclusivo para os que já conseguiram comprar uma PS5 e trata-se de um novo jogo que será lançado a 6 de abril.

Entretanto tens apenas mais alguns dias para adicionar os jogos oferecidos em março, entre os quais se contam Final Fantasy 7 Remake, Maquette, Remnant: From the Ashes e Farpoint. Destruction AllStars, que foi oferecido no mês de fevereiro, pode ser reclamado até ao dia 5 de abril.

Continuar a ler aqui


Outros artigos interessantes:

» Xiaomi Mi MIX Fold chega para se afirmar como o “melhor dobrável”
» Google Play Store: 5 melhores Apps para editar fotos no teu Android
» Discord pode ser a alternativa perfeita ao WhatsApp, Signal e Telegram

Tags: jogosResidente Evil
PartilhaTweetEnvia
Fabio Oliveira

Fabio Oliveira

é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Artigos relacionados

Capcom resident evil requiem
Jogos

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4
Jogos

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
Agon by aoc lança monitores gaming u27g4xm e 25g4kur
Gaming

AGON by AOC lança monitores gaming U27G4XM e 25G4KUR

26/11/2025
Steam machine
Gaming

Steam Machine: más notícias, o preço será de PC e não de consola

24/11/2025
Nintendo switch 2 - gta vi
Jogos

GTA 6 na Switch 2: o rumor que pode mudar o estatuto da consola da Nintendo

18/11/2025
Vampire survivors vr (2)
Jogos

Vampire Survivors ganha versão VR e transforma o jogo num diorama tridimensional

17/11/2025

Últimas notícias

Chatgpt adobe photoshop

ChatGPT ganha poderes de Photoshop: agora podes editar fotos sem sair do chat

12/12/2025
Google lança agente "gemini deep research"

Google lança agente “Gemini Deep Research”

12/12/2025
Google maps - google gemini (2)

Google Maps no Gemini: agora vês mais do que apenas alfinetes vermelhos

12/12/2025
QNAP

Análise Bose QC Ultra 2: ANC, som e conforto de topo

iPhone 16e em promoção: o modelo mais equilibrado da Apple tem desconto de 120€

Huawei apresenta FreeClip 2 e Mate X7 em evento global no Dubai

Qualcomm lança novos ‘motores’ para telemóveis baratos: o que muda em 2026?

Disney investe 1 bilião na OpenAI: cria vídeos do Mickey com IA

Google em risco de multa pesada: UE exige que a Play Store siga o exemplo da Apple

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

Eleições presidenciais: TikTok aperta o cerco às “fake news”

Spotify lança ‘Prompted Playlist’: agora és tu quem manda no algoritmo

Cosori Turbo Tower Pro: a fritadeira dupla que poupa espaço está em promoção

Google lança Vídeo de Emergência em Direto para ajudar o 112 no Android

Roomba Plus 505 Combo: o robô que lava, seca e esvazia sozinho com 350€ de desconto

DJI Avata 360: o drone que vê tudo está pronto para estragar a festa da Insta360

Análise Honor Magic V5: A maturidade do formato dobrável

POCO M7: ecrã gigante de 144 Hz e carregamento rápido por apenas 152€

Google acelera o Gemini for Home: a IA chega a mais casas (e mais rápido)

Airgap+: QNAP expande tecnologia de backup isolado da rede a vários switches

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.