TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Como construir uma carteira criptográfica equilibrada

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
24/07/2021
Em Criptomoedas

Criar uma carteira criptográfica equilibrada não é muito diferente de que fazer o mesmo numa carteira de ativos tradicional. Podemos facilmente reduzir o risco global de acordo com o nosso perfil e estratégia de investimento. Tudo o que é preciso para começar é simplesmente diversificar os investimentos entre diferentes moedas criptográficas – como se explica em mais um artigo adaptado da Binance Academy.

A medida da diversificação é debatível, pois há prós e contras para ambos os lados. No entanto, é geralmente aceite que alguma diversificação é benéfica: podemos reduzir o risco dos investimentos mantendo diferentes ativos criptográficos (incluindo stablecoins) e reequilibrando regularmente a afetação de ativos.

Para facilitar gestão da carteira criptográfica, podemos utilizar um portfolio tracker ou simplesmente registarmos manualmente as transações numa folha de cálculo. Alguns trackers podem ser ligados às carteiras pessoais e exchanges de moedas criptográficas, tornando o processo mais conveniente.

Como construir uma carteira criptográfica equilibrada

Introdução

Começar a investir em cripto é tão fácil como comprar a primeira bitcoin (BTC), ether (ETH) ou qualquer outra moeda criptográfica. Enquanto alguns investidores preferem comprar e deter as maiores moedas criptográficas, outros optam por experimentar altcoins (ou seja, qualquer criptomoeda que não seja bitcoin!). Mas qual é a melhor maneira de o fazer? É mais provável que tenhamos sucesso se pensarmos cuidadosamente na nossa alocação de ativos e equilibrarmos regularmente a nossa cripto-carteira. Dependendo da tolerância ao risco de cada um, existem algumas formas de o fazer. Equilibrar a carteira não é difícil e os resultados podem compensar.

O que é uma carteira criptográfica?

Uma carteira criptográfica é uma coleção de moedas criptográficas pertencentes a um investidor ou trader. As carteiras contêm tipicamente uma variedade de diferentes ativos, incluindo altcoins e produtos financeiros criptográficos. É bastante semelhante a uma carteira de investimento tradicional, só que estamos apenas a usar uma classe de ativos. 

Podemos controlar manualmente a nossa carteira com uma folha de cálculo ou utilizar ferramentas e software especializado para calcular participações e lucros. Um bom tracker de carteira pode vir a ser útil. Os trackers são essenciais para day traders e outros traders de curto prazo, mas também oferecem valor a investidores de longo prazo e aos HODlers.

O que são alocação e diversificação de activos?

Ao criarmos uma carteira de investimentos, devemos estar familiarizados com os conceitos de alocação e diversificação de ativos. A alocação de ativos refere-se ao investimento em diferentes classes de ativos (por exemplo, moedas criptográficas, ações, obrigações, metais preciosos, dinheiro, etc.). A diversificação diz respeito à distribuição dos fundos de investimento por diferentes ativos ou setores. Por exemplo, podemos diversificar as nossas participações em ações investindo em diferentes indústrias, tais como agricultura, tecnologia, energia e cuidados de saúde. Ambas estas estratégias reduzem o risco global da nossa carteira.

Tecnicamente, as moedas criptográficas são uma única classe de ativos. Mas, numa carteira de moedas criptográficas, podemos também realizar uma diversificação entre produtos, moedas e tokens que apresentam diferentes objetivos e casos de utilização. Por exemplo, podemos alocar à carteira 40% de bitcoins, 30% de stablecoins, 15% de NFTs e 15% de altcoins. 

Carteiras criptográficas concentradas vs. diversificadas 

A maioria das pessoas dir-nos-á que a nossa carteira criptográfica tem de ser diversificada. Embora este seja um padrão para os investidores, há prós e contras em dispersar o capital em torno de diferentes ativos. Como já mencionámos, uma carteira diversificada reduz o risco global e a volatilidade. As perdas podem ser compensadas por ganhos e a manutenção de uma posição estável. A nossa carteira também tem mais oportunidades de realizar ganhos com cada moeda que possui. Nem todo o investimento sairá vencedor mas, com a devida alocação e diversificação de ativos, é mais provável a obtenção de lucros a longo prazo.

No entanto, quanto mais diversificada for a nossa carteira, mais próximo estaremos do mercado em geral. A maioria dos traders e investidores procuram “vencer” o mercado com maiores ganhos. Uma carteira altamente diversificada conduzirá a um maior retorno médio do que uma carteira concentrada bem-sucedida e os ativos com pior desempenho podem equilibrar os que auferem rendimentos elevados.

A gestão de uma carteira criptográfica diversificada também requer mais tempo e investigação. Para investir de forma sólida, é necessário compreender o que se está a comprar. Com uma grande carteira, diminuem também as hipóteses de compreendermos tudo bem. Se a nossa carteira estiver em diferentes blockchains, poderemos também precisar de utilizar múltiplas carteiras e exchanges para acedermos aos nossos ativos. A decisão de diversificar é sempre nossa, mas é claro que alguma diversificação é sempre recomendada.

Como construir uma carteira bem equilibrada de ativos criptográficos

Cada investidor ou trader terá as suas próprias ideias sobre o que constitui uma carteira criptográfica equilibrada. Mas, há algumas regras gerais que vale a pena considerar:

1. Dividir a carteira entre investimentos de alto, médio e baixo risco e dar-lhes as ponderações adequadas. Uma carteira contendo uma grande proporção de investimentos de alto risco não é, definitivamente, equilibrada. Pode ter a oportunidade de nos proporcionar maiores ganhos, mas também pode causar enormes perdas. O nosso perfil de risco determinará o que é o mais indicado, mas deverá haver alguma diversidade.

2. Considerar manter algumas stablecoins para ajudar a fornecer liquidez para a nossa carteira. As stablecoins são a chave para muitas plataformas DeFi e podem ajudar-nos rápida e facilmente a bloquear os ganhos ou a sair de uma posição.

3. Reequilibrar a carteira, se necessário. O mercado criptográfico é muito volátil e as nossas decisões devem mudar dependendo da situação no momento.

4. Atribuir novo capital de forma estratégica para evitar a sobrecarga de qualquer área da carteira. Se fizermos grandes ganhos recentemente com uma moeda, pode ser tentador injetar mais dinheiro. Mas o melhor é não deixar que a ganância interfira e pensarmos onde podemos alocar melhor o investimento.

5. Fazer a nossa própria pesquisa. Não se consegue realmente vencer este conselho clássico. Estamos a investir o nosso próprio dinheiro, por isso não confiemos apenas nos conselhos de outros. 

6. Investir apenas o que podemos dar-nos ao luxo de perder. A nossa carteira não está corretamente equilibrada se nos provocar ansiedade. As nossas posições não devem causar consequências graves no caso de as coisas correrem terrivelmente mal.

Conclusão 

Muito do mercado de moedas criptográficas está dependente da saúde da Bitcoin. Mas isso não é razão para não equilibrarmos a nossa carteira. Investimentos criptográficos variados podem compensar algumas das perdas que ocorram com um eventual colapso da Bitcoin, pelo que vale sempre a pena ter alguma diversificação. 

E é bom lembramo-nos de que para equilibrar a nossa carteira criptográfica não basta ter apenas várias criptomoedas: um pouco de estratégia irá contribuir bastante para criar uma carteira adequada para a nossa tolerância ao risco.

Outros artigos interessantes:

  • Em que consiste a mineração de criptomoedas?
  • O que é a “Finança descentralizada” (DeFi)?
  • Porque é que o Bitcoin tem valor?
Tags: carteira criptográficacarteira de investimentoscriptomoedas
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

10 bancos europeus criam qivalis para lançar stablecoin indexada ao euro
Criptomoedas

10 Bancos europeus criam Qivalis para lançar stablecoin indexada ao euro

06/12/2025
Mato grosso aposta em criptomoedas e tokenização para expansão internacional
Criptomoedas

Mais de 28 mil milhões de dólares ilícitos a circular na criptoeconomia

18/11/2025
Ferrari f76 nft
Criptomoedas

Ferrari F76: a marca italiana lança um supercarro que só existe como NFT

29/10/2025
Top 4 formas de levantar cripto para conta bancária em portugal
Criptomoedas

Top 4 Formas de Levantar Cripto para Conta Bancária em Portugal (via SEPA)

23/09/2025
Coinbase
Criptomoedas

Usa IA ou estás despedido: o ultimato da Coinbase aos seus engenheiros

25/08/2025
Instituto português de bitcoin quer reserva estratégica de bitcoin
Criptomoedas

Instituto Português de Bitcoin quer reserva estratégica de Bitcoin

13/08/2025

Últimas notícias

Qnap unifica soluções de backup sob a marca hyper data protection

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

20/12/2025
Spacex confirma perda de contacto com o satélite starlink 35956

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

20/12/2025
Samson (2)

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

19/12/2025
QNAP

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

Toyota Urban Cruiser EV: o novo SUV elétrico de entrada por 32.000€

Bose Desert Gold: a coleção de luxo para ouvidos exigentes neste Natal

DZOFILM Arles 18mm T1.4: a nova grande angular de cinema que foca a 29 cm

Honor Win e Win RT: data marcada para os novos smartphones de e-sports

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.