A tecnologia está em constante evolução, e não é novidade para ninguém que todos os dias novos produtos e máquinas chegam ao mercado, prometendo facilitar trabalhos e também o dia a dia das pessoas. Porém uma das coisas que com certeza poucos esperavam era o boom do mercado de games no mundo. Com gráficos de altíssima qualidade, simulando a vida real com muita precisão, os games estão cada vez mais entrando no gosto popular e ganhando destaque por trabalhos tão realistas. Aproveitando-se desse sucesso e dessas tecnologias de ponta, a indústria filmográfica está adaptando os efeitos visuais utilizados em jogos para os filmes.
Uma das tecnologias mais surpreendentes feitas usando inteligência artificial é a realidade virtual, que dá aos telespectadores a sensação de realidade ainda mais presente do que normalmente os filmes de Hollywood já nos trazem. Essa reinvenção de Hollywood significa uma atualização e uma nova forma de fazer filmes – é o futuro se aproximando, cada vez mais. De acordo com Kim Libreri, especialista em efeitos visuais, que trabalhou em filmes como “Inteligência Artificial’ e “Planeta dos Macacos: A Guerra”, em entrevista para a BBC, a tecnologia advinda dos games está “mudando a maneira como os filmes são feitos em Hollywood”.
Unreal Engine: do sucesso nos games para Hollywood
Esse tipo de realidade virtual já pode ser vista em alguns filmes, como os recentes lançamentos da Disney “O Rei Leão” e “The Mandalorian”, e a produção do novo filme da franquia Star Wars, que também foi produzido com um cenário aliado a um painel que projetava um fundo virtual. Para ambas produções, a tecnologia escolhida foi a Unreal Engine, um motor de games da empresa Epic Games, que está presente na produção de grandes sucessos do mundo gamer, em jogos como “Fortnite”, há vinte anos, sempre se renovando a cada versão para oferecer uma experiência ainda mais completa ao jogador.
A Unreal Engine é como um kit de desenvolvimento de imagem que permite que os desenvolvedores de jogos projetem perfeitamente os gráficos de jogos, inclusive sendo possível simular jogos de tiro que imitam perfeitamente cenários e acessórios da vida real (realidade virtual), como, por exemplo, snipers airsoft e outras armas em realidade aumentada.
A versão 5 da Unreal Engine, prometida para ser lançada entre o final de 2021 e o começo de 2022, estará disponível para otimizar ainda mais as produções artísticas no geral. A ideia dessa inovação é facilitar a inserção de gráficos – imagens completamente digitais – dentro de cenas gravadas no mundo real, permitindo que cenários e personagens computadorizados super realistas estejam em filmes, com a vantagem de redução no tempo que os processos de computação gráfica demandam das equipes de pós produção, e, consequentemente, podendo acelerar o lançamento dos longas e cortar gastos, mesmo entregando uma qualidade ainda maior.
De acordo com Libreri, isso facilitará que “mundos virtuais desenvolvidos para filmes e televisão sejam capturados e executados com o mesmo mecanismo de jogos em tempo real”. E, para quem joga ou assiste a filmes, fica a expectativa para apreciar as novas produções de realidade virtual.