TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aluguer de trotinetes elétricas em Paris com dias contados

Jorge Montez por Jorge Montez
03/04/2023
Em Notícias

O aluguer de trotinetes elétricas em Paris vai ser proibido a partir do verão. Este é o resultado da votação de uma consulta pública promovida pela cidade.

Aluguer de trotinetes elétricas em paris
Foto vlad b / unsplash

Paris decidiu proibir as trotinetes eléctricas na cidade. A decisão foi tomada após uma série de acidentes, que levaram a três mortes e 459 feridos só em 2022. A proibição foi apoiada por 90% dos parisienses que participaram na consulta.

O aluguer de trotinetes elétricas em Paris começou em 2018, como parte dos esforços para promover o transporte urbano não poluente. No entanto, a sua popularidade também levou a um aumento dos acidentes. Para resolver o problema, as autoridades locais realizaram este fim de semana uma consulta pública perguntando aos parisienses se eram a favor ou contra as trotinetes de auto-serviço.

Apesar das expectativas de baixa afluência às urnas, a consulta resultou em longas filas de espera nas mesas de voto de toda a cidade. Dos mais de 1,3 milhões de parisienses registados como votantes, participaram na consulta 103 mil. O site oficial da cidade de Paris informou que a proibição recebeu entre 85,77% e 91,77% dos votos. Embora a votação não seja vinculativa, as autoridades locais comprometeram-se a seguir o seu resultado.

A Presidente da Câmara de Paris Anne Hildalgo, que apoiou a proibição, enfatizou a necessidade de promover o ciclismo e a partilha de bicicletas na cidade. Hidalgo descreveu o aluguer de trotinetes elétricas em Paris como uma fonte constante de tensão e preocupação para os parisienses.

Fim do aluguer de trotinetes elétricas em Paris pode ter efeito contágio

“Gostaria de agradecer calorosamente a todos os parisienses que responderam presente, indo às urnas ao longo do dia. Graças à sua mobilização, esta primeira votação é um grande sucesso democrático para a nossa cidade e estou encantada. Mais uma vez Paris está a inovar. Gostaria também de saudar todos os agentes municipais que asseguraram o bom funcionamento das 203 mesas de voto, assim como os membros da comissão de controlo. Esta noite, os parisienses que votaram esmagadoramente contra o aluguer de trotinetes elétricas em Paris. A sua mensagem muito clara torna-se agora o nosso roteiro. Com a minha equipa, daremos seguimento à sua decisão, tal como prometi”, afirmou Anne Hidalgo.

O ministro dos Transportes francês Clement Beaune também expressou o seu apoio à proibição e espera que outras cidades francesas e internacionais sigam o exemplo de Paris. O apoio foi declarado a semana passada em entrevista à rádio Europe1, onde afirmou esperar que a consulta resultasse numa proibição, o que veio a acontecer, garantindo que “a consulta pública é importante e será assistida por muitas outras cidades francesas e no exterior”.

Existem aproximadamente 15.000 trotinetes elétricas operadas por empresas internacionais como a Lime, Dott, e Tier em Paris. As empresas culpam os utilizadores pelos acidentes, afirmando que não seguem as regras de trânsito e utilizam as scooters nos passeios, onde não devem ser utilizadas.

As empresas receiam que a proibição possa encorajar outras cidades a seguir o exemplo de Paris. O gerente da Lime em França declarou que Paris vai contra a tendência, uma vez que cidades como Washington, Madrid e Londres aumentaram recentemente o número de scooters ou prolongaram os seus contratos.

Mesmo contra a tendência, o aluguer de trotinetes elétricas em Paris vai deixar de ser possível a partir do verão deste ano. A presidente da Câmara Municipal de Paris tinha prometido que iria seguir a indicação da consulta popular, que não é vinculativa. E como a maioria dos que participaram na votação que decorreu em 203 mesas de voto decidiu banir o aluguer de trotinetes elétricas em Paris, é isso que Anne Hidalgo fará, tanto mais que concorda com a medida.

Outros artigos interessantes:

  • Xiaomi 13 Pro com 400 euros de desconto, só encontras aqui!
  • Guia básico Sorare: aprende como entrar na aventura dos NFTs
  • Mountain Everest Max review: muito mais que um teclado mecânico
Tags: mobilidade elétricaParisPrisTrotinete eletrica
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Ai-dada: swatch lança ferramenta de ia para criar relógios únicos
Notícias

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

03/02/2026
Apple - siri e inteligência artificial
Notícias

Tim Cook revela: Visual Intelligence é a função de IA favorita no iPhone

01/02/2026
Honor magic8 lite: resistência extrema e bateria de 7500mah chegam a portugal
Notícias

HONOR Magic8 Lite: resistência extrema e bateria de 7500mAh chegam a Portugal

29/01/2026
Stream deck produtividade
Notícias

Stream Deck: o “brinquedo” de streamers que é a melhor ferramenta de produtividade

25/01/2026
Fortuna de elon musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares
Notícias

Fortuna de Elon Musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares

24/01/2026
Iqoo 15 ultra imagens oficiais
Notícias

iQOO 15 Ultra: design “Cyberpunk” e 4,5 milhões no AnTuTu

22/01/2026

Últimas notícias

Huawei produtos globais

Huawei marca evento global em Madrid: Runner Watch e Mate 80 a caminho?

05/02/2026
Realme oppo

Terramoto na Realme: OPPO assume controlo e despedimentos começam

05/02/2026
Duplo monitor macbook

Monitor duplo portátil com 100€ de desconto: o escritório móvel definitivo

04/02/2026
QNAP

MacBook Air M4 com desconto: a oportunidade ideal para durar uma década

Galaxy Z Flip 7 Olympic Edition: a prenda de luxo da Samsung para os atletas

Galaxy S21: Samsung encerra suporte de software e diz adeus ao antigo topo de gama

Fallout T2: O final explicado, quem sobreviveu e o que esperar da 3.ª temporada

Como calar o ChatGPT e o Gemini: o truque para acabar com as explicações longas

Huawei Pura X2: o novo dobrável cresce e transforma-se num ‘MatePad Mini’

Gemini ganha vida: IA vai controlar as tuas apps e pedir Uber por ti

Samsung Galaxy S26: novos vídeos oficiais prometem zoom incrível e vídeo noturno brilhante

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

Honor Magic V6: dobrável estreia ‘caneta multiespectral’ e bateria de 7.000 mAh

Lenovo Legion Y700: o tablet de 8.8 polegadas mais potente do mundo está de volta

OPPO Find X10: câmara frontal quadrada para selfies perfeitas sem rodar

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.