TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

86% dos jovens portugueses viciados em redes sociais

Jorge Montez por Jorge Montez
30/05/2023
Em Notícias, Redes sociais

86 por cento dos jovens portugueses admitem estar viciados em redes sociais. A conclusão é de um estudo pioneiro hoje revelado.

Viciados em redes sociais
Foto: adem ay / unsplash. Com

De acordo com o estudo sobre os efeitos das redes sociais na saúde mental, os 86% de jovens que admitem estar viciados em redes sociais é um valor superior à média europeia, que é de 78%. De acordo com a pesquisa divulgada esta terça-feira em Portugal, 90% dos jovens começam a utilizar as redes sociais a partir dos 13 anos, uma tendência preocupante.

A investigação, desenvolvida pela Dove em parceria com organizações de vários países, incluindo Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Brasil, Estados Unidos e Canadá, inquiriu 1200 jovens e pais portugueses. Os resultados são alarmantes e revelam que as redes sociais têm um impacto negativo significativo na saúde mental dos jovens.

Viciados em redes sociais preferem comunicação virtual

O estudo constatou que 80% dos jovens portugueses preferem comunicar através das redes sociais, em detrimento das interações pessoais. Para eles, essas plataformas tornaram-se uma parte integral de suas vidas. Além disso, os jovens admitem sentir-se aborrecidos quando não conseguem aceder às redes sociais, o que é um sintoma de estarem viciados em redes sociais.

Os dados também revelam que dois em cada cinco jovens reconhecem o impacto negativo das redes sociais na sua saúde mental, principalmente devido à exposição a conteúdos tóxicos. Esses conteúdos incluem incentivos à automutilação, que foram vistos por 25% dos jovens, bem como conteúdos de beleza tóxicos, aos quais 90% já foram expostos.

Comportamentos preocupantes

O estudo destaca que cerca de metade dos jovens (45%) observou conteúdos que promovem comportamentos de restrição ou distúrbios alimentares. Além disso, 70% dos jovens já consumiram informações que os incentivaram a utilizar filtros de forma excessiva em suas fotografias e vídeos.

A pressão exercida pelas redes sociais em relação à aparência física também é evidente, já que três em cada quatro jovens afirmam ter visto conteúdos que mostram “corpos perfeitos e irrealistas” e concordam que as redes sociais os fazem querer mudar a sua aparência.

Uma petição pela segurança ‘online’

O estudo, além de analisar o impacto nas crianças e jovens, levou à criação de uma petição internacional em colaboração com a Mental Health Europe, uma rede europeia que trabalha na prevenção de problemas de saúde mental. A petição tem como objetivo levar a questão da segurança ‘online’ dos jovens ao Parlamento Europeu e exigir regulamentação mais rigorosa para as redes sociais. A Dove tem desenvolvido um projeto pela autoestima sob o lema “nenhum jovem deve ser impedido de atingir todo o seu potencial” e o estudo agora desenvolvido sobre o grau em que os jovens estão viciados em redes sociais faz parte desse projeto.

Redes sociais com mais poder

O estudo também abordou a visão dos pais sobre o impacto das redes sociais. Constatou-se que 48% dos pais sentem-se culpados por não conseguirem proteger adequadamente os seus filhos dos conteúdos prejudiciais encontrados online. Além disso, 52% dos pais acreditam que as plataformas têm mais poder para moldar a autoestima e a confiança dos jovens do que eles próprios, e 40% confirmam que os conteúdos têm um impacto negativo na saúde mental de seus filhos, provocando mesmo que fiquem viciados em redes sociais.

Mais de 85% dos pais concordam que as redes sociais precisam de mudar para proporcionar uma experiência mais positiva aos adolescentes. Eles também defendem a necessidade de adoção de leis para responsabilizar as plataformas pelos danos causados à saúde mental dos jovens.

O papel dos pais e a urgência de ação

O psicólogo Eduardo Sá, comentando os dados à agência Lusa, afirmou que o estudo “torna mais visível” o acesso desenfreado e sem supervisão dos jovens às redes sociais. O especialista sublinhou a falta de proteção e regulamentação por parte dos adultos, o que acaba por ter um impacto prejudicial na saúde mental dos jovens.

O estudo que concluiu que 86 por cento dos jovens portugueses admitem estar viciados em redes sociais, destacou ainda a falta de orientação e supervisão na relação dos jovens com as redes sociais. Os adolescentes reconhecem o vício nessas plataformas, mas não encontram apoio ou regulação por parte dos adultos.

Para o especialista em Saúde Familiar e Educação Parental, é preocupante a forma como os adolescentes são expostos a conteúdos tóxicos que distorcem a sua percepção da realidade, principalmente em relação à beleza. Eduardo Sá enfatizou a responsabilidade dos pais em estabelecer regras claras para proteger o crescimento saudável dos jovens e impedir que fiquem viciados em redes sociais.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis elétricos: a miragem do hidrogénio
  • Tesla Model Y é o elétrico mais vendido no mundo
  • Prepara-te para o choque! Xiaomi 13 Ultra vai custar uma fortuna
Tags: facebookjovemredes sociaisTikToktwittervício
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Terapia de canal: woo lança websérie com mafalda castro e rui simões
Notícias

Terapia de Canal: WOO lança websérie com Mafalda Castro e Rui Simões

22/12/2025
Natal 2025: portugueses são os mais stressados da europa
Notícias

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

19/12/2025
Polestar portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre
Notícias

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

19/12/2025
Youtube oscars 2029
YouTube

YouTube rouba os Óscares à TV: cerimónia será exclusiva do streaming a partir de 2029

18/12/2025
Ideias de natal spc: tecnologia útil para todos
Notícias

Ideias de Natal SPC: tecnologia útil para todos 

18/12/2025
Instagram samsung tv
Notícias

Instagram lança app de TV: ver Reels no sofá agora é possível

17/12/2025

Últimas notícias

Terapia de canal: woo lança websérie com mafalda castro e rui simões

Terapia de Canal: WOO lança websérie com Mafalda Castro e Rui Simões

22/12/2025
Google chrome apple

Apple e Google avisam funcionários estrangeiros: “Não saiam dos EUA agora”

22/12/2025
Honor magic 8 rsr

Honor Magic 8 RSR: luxo Porsche Design e Snapdragon 8 Elite

22/12/2025
QNAP

OPPO Find X9 Ultra: dois sensores de 200 MP e zoom 10x num só smartphone

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.