TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Olimpíadas 2024: Tecnologias que estão brilhando

Renata Santana por Renata Santana
02/08/2024 - Atualizado a 03/01/2025
Em Tecnologia

As Olimpíadas 2024 de Paris começaram a pouco mais de 1 semana e a organização do evento não poupou no quesito inovação apostando em tecnologias que oferecem experiência única tanto para os atletas, quanto para nós espectadores. 

Tecnologias que estão brilhando nas olimpíadas 2024

O grande bônus dessa inovação é que poderemos experienciar todos os recursos proporcionados por essas tecnologias meramente da poltrona da nossa casa, sem ter a necessidade de estar presente fisicamente nos jogos.

Se você está curioso para conhecer e principalmente saber como funcionam esses novos recursos tecnológicos, eu aconselho que você cole aqui nesse artigo, pois nas próximas linhas eu irei discorrer quais são as tecnologias que estão brilhando nas olimpíadas 2024.

6 Tecnologias Que Estão Brilhando nas Olimpíadas 2024

  1. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  2. Inteligencia Artificial
  3. Gestão Inteligente de Energia
  4. 5G Para uma Conexão Mais Rápida
  5. Inclusão e Acessibilidade
  6. Tecnologias de Vestuário

1. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) já é um fato nas nossas vidas e na vida dos desportistas há algum tempo.

Podemos afirmar que já acompanhamos esse modelo de tecnologia durante os grandes clássicos de futebol que acontecem ao decorrer do ano.

Entretanto, nas Olimpíadas 2024 a realidade virtual aumentada veio com um sabor diferente, principalmente em competições que não estamos acostumados a acompanhar nas nossas rotinas.

Temos, por exemplo: Natação, tênis e salto com vara, onde milésimos de segundos pode fazer a diferença para o atleta que está ali competindo. 

 A ótica do Espectador e Telespectador

Não poderia deixar de fora também o privilégio que é para nós telespectadores acompanharmos uma competição, seja de casa, do trabalho ou até mesmo de dentro do metrô, como se estivéssemos lá assistindo em tempo real.

Fora isso, os aplicativos de Realidade Aumentada estão permitindo que os fãs, independente de onde ele esteja, acompanhem todas as notícias sobre os atletas. 

Dentro dessas notícias, estão: a história de vida dos mesmos, estatísticas de como andam o seu desempenho na competição e visualizações em 3D da própria competição.

2. Inteligência Artificial

Atualmente a Inteligência Artificial ou IA tem sido uma mão na roda, no quesito acompanhar o desempenho dos atletas. 

Esse modelo de tecnologia pode ser notado através dos sensores e câmeras de alta resolução que trabalhando juntos com os algoritmos de IA, possibilitam a análise em tempo real de postura, movimentos e até mesmo sinais de fadiga do competidor.

Quando paramos para fazer um comparativo com as últimas Olimpíadas, que aconteceu há 4 anos em Tóquio, no Japão, podemos notar a evolução constante das tecnologias e a forma como elas estão sendo usadas dentro do esporte a nosso favor.

3. Gestão Inteligente de Energia

No quesito sustentabilidade, as Olimpíadas de Paris já podem ser avaliadas de forma positiva com a nota 10.

A organização do evento vem demonstrando cada vez mais que sabe poupar o meio ambiente através da implementação de uma Gestão Inteligente de Energia. 

A organização investiu pesado em fontes de energia renovável, como por exemplo, energia solar e eólica com a finalidade de abastecer as instalações do espaço olímpico.  

4. 5G Para uma Conexão Mais Rápida

No ano de 2020, pudemos conferir um bom nível de conectividade nas Olimpíadas de Tóquio. Com relação à transmissão nada ficou a desejar. Contudo, se fizermos uma análise de um quadro geral entre uma olimpíada e outra, a tecnologia 5G proporciona uma conexão mais rápida. 

E com os avanços que surgiram nesse espaço de tempo não poderíamos esperar por menos. 

A Conexão 5G proporciona uma maior velocidade com menos latência. Proporcionando assim, uma transmissão de dados mais eficiente, suportando uma grande rede de dispositivos conectados.

Como estamos vivendo em uma era, onde a informação acontece de forma fluida, rápida e instantânea, principalmente nas redes sociais. 

Essa era tecnológica exige conexão rápida e ela inclui também sensores nos equipamentos dos atletas e também nos dispositivos utilizados pelos espectadores que têm a oportunidade de acessar informações e interagir com o evento em tempo real.

5. Inclusão e Acessibilidade

Atleta jogos olimpicos 2024, olimpíadas, olimpíadas 2024, tecnologia

Quem está acompanhando de forma assídua os jogos, já consegue entender que a organização dos jogos olímpicos 2024 que estão acontecendo em Paris tem focado na acessibilidade. 

Afinal de contas, a nova era tecnológica, envolve sim, questões ligadas à inclusão. Por isso pessoas com deficiência, já conseguem acompanhar legendas em tempo real, soluções como audiodescrição e legendas também em aplicativos móveis com intuito de fazer com que todos consigam acompanhar os eventos, também em tempo real.

Os espectadores e também os atletas com necessidades especiais contam com o recurso das tecnologias assistivas que disponibiliza dispositivos de audição avançados e aplicativos de navegação para pessoas que possuem a mobilidade reduzida.

6. Tecnologias de Vestuário

Roupas Inteligentes também estão na lista de tecnologias que estão brilhando nas olimpíadas em 2024. Os trajes esportivos foram confeccionados com materiais sustentáveis que garantem flexibilidade, conforto e aerodinâmica. 

Os trajes dos atletas que estão na disputa pela medalha possuem tecnologia com sensores integrados que tem a função de monitorar batimentos cardíacos, temperatura corporal e até mensurar os níveis de hidratação. 

Todas essas informações são transmitidas em tempo real para os treinadores médicos, permitindo intervenções médicas, caso haja necessidade. 

Composição dos Uniformes

Importante frisar que os uniformes são feitos de tecidos tecnológicos que tem em sua composição materiais como fibras de carbono e nanotecnologia que ajudam a melhorar o desempenho dos atletas, contribuindo para eficiência dos movimentos. 

Conclusão

Diante deste artigo é correto afirmar que a era tecnológica não poderia ficar de fora das Olimpíadas 2024. Principalmente com a quantidade de recursos facilitadores que ela proporciona.

Afinal de contas, um evento desse porte, fora da caixa, onde praticamente todos os olhos do mundo seguem voltados para ele, pede um acompanhamento super, ultra, mega automatizado. 

Você pôde acompanhar aqui no artigo uma série de benefícios que a tecnologia vem proporcionando para o homem nessa nova era digital dentro dos Jogos Olímpicos. Seja para contabilizar dados, monitorar espaços, sistematizar processos ou impulsionar os meios de comunicação.

O fato é que uma série de tecnologias segue auxiliando e brilhando e principalmente fazendo a diferença nas Olimpíadas 2024

Outros artigos Interessantes:

  • Apple e Microsoft unem forças para criar auscultadores inspirados no Minecraft
  • Porsche investe no futuro elétrico com novos modelos e despede-se do Macan a gasolina
  • Spotify lança DJ com inteligência artificial em espanhol para utilizadores Premium
Tags: 2024Olimpíadasolimpíadas 2024tecnologia
PartilhaTweetEnvia
Renata Santana

Renata Santana

Jornalista com especialização em marketing e branding, já trabalhou como assessora de grandes marcas, mas acabou deixando assessoria para atuar como Digital PR com foco na área de tráfego orgânico onde já fez algumas empresas faturarem mais de 5 milhões no digital em um curto espaço de tempo.

Artigos relacionados

Gemini já consegue identificar vídeos criados por ia
Inteligência Artificial

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

19/12/2025
Conheça o rakuten ai 3. 0, maior modelo de ia do japão
Inteligência Artificial

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

19/12/2025
Google gemini 3 flash
Google

Gemini 3 Flash: a IA que pensa como um ‘Pro’ mas responde num piscar de olhos

18/12/2025
Deepseek nvidia
Inteligência Artificial

DeepSeek acusada de usar 2.000 chips Nvidia contrabandeados para treinar IA

17/12/2025
Openai lança gpt-image 1. 5 para desafiar o nano banana pro
Inteligência Artificial

OpenAI lança GPT-Image 1.5 para desafiar o Nano Banana Pro

17/12/2025
Google search ai
Google

O novo botão “+” do Google é mais do que parece: a pesquisa mudou para sempre

16/12/2025

Últimas notícias

Qnap unifica soluções de backup sob a marca hyper data protection

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

20/12/2025
Spacex confirma perda de contacto com o satélite starlink 35956

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

20/12/2025
Samson (2)

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

19/12/2025
QNAP

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

Toyota Urban Cruiser EV: o novo SUV elétrico de entrada por 32.000€

Bose Desert Gold: a coleção de luxo para ouvidos exigentes neste Natal

DZOFILM Arles 18mm T1.4: a nova grande angular de cinema que foca a 29 cm

Honor Win e Win RT: data marcada para os novos smartphones de e-sports

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.