TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Microsoft abre AI Innovation Factory em Alvalade, Lisboa

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
13/11/2024
Em Inteligência Artificial, Microsoft

A Microsoft, em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa, inaugurou hoje a AI Innovation Factory, um novo centro de inovação em Inteligência Artificial, localizado no bairro de Alvalade, em Lisboa.

O projeto visa acelerar a adoção de tecnologias de IA por empresas públicas e privadas de diversos setores, contribuindo para o desenvolvimento digital e sustentável de Portugal.

Ai innovation factory

AI Innovation Factory: Objetivos e parcerias estratégicas

A AI Innovation Factory nasce da necessidade de responder ao crescente interesse das organizações pela transformação digital, num contexto em que, de acordo com o estudo Work Trend Index da Microsoft, 79% dos líderes empresariais reconhecem a importância da IA para a competitividade. No entanto, 60% expressam receios quanto à falta de uma visão estratégica para a implementação destas tecnologias.

Para enfrentar este desafio, a Microsoft, juntamente com a Accenture, Avanade e Unicorn Factory Lisboa, uniu esforços para criar um ecossistema de inovação que visa ajudar empresas a escalarem soluções de IA e a desenvolverem modelos de governança. O espaço, que ocupa 170 metros quadrados no AIhub da Unicorn Factory, oferece uma estrutura diversificada com áreas para trabalho colaborativo, brainstorming e formação.

Três fases de capacitação para adoção da IA

A abordagem da AI Innovation Factory baseia-se em três etapas de trabalho imersivo. A primeira etapa é um envision workshop, dirigido a decisores empresariais, onde são apresentadas demonstrações e casos de uso de IA, apoiados por especialistas. A segunda fase, denominada strategy discussions, centra-se em discutir objetivos e desafios das organizações, com o intuito de elaborar um roadmap de implementação.

Por fim, a terceira fase inclui architecture design sessions, workshops de prototipagem rápida e um programa de formação com possibilidade de certificação, destinado a capacitar as empresas a implementarem soluções de IA de forma eficiente e responsável.

Impacto no ecossistema local e perspetivas para o futuro

Andrés Ortolá, General Manager da Microsoft Portugal, destaca que a criação deste centro representa um marco tanto para a Microsoft quanto para o tecido empresarial português, servindo como catalisador para a inovação e crescimento digital do país. Segundo Manuela Vaz Soares, Country Managing Director da Accenture em Portugal, a AI Innovation Factory pretende capacitar empresas para adotar IA de forma responsável e em larga escala, promovendo uma co-inovação focada em gerar valor prático.

Tiago Minchin, da Avanade, salienta que a iniciativa reforça a colaboração entre os vários parceiros para criar um ambiente que facilite a escalabilidade de soluções de IA. Já Gil Azevedo, da Unicorn Factory Lisboa, vê nesta parceria um passo significativo para consolidar Lisboa como um polo de inovação, atraindo investimentos e fomentando a criação de empregos.

Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reforça o impacto da iniciativa na cidade, apontando para o fortalecimento dos distritos de inovação, como Alvalade, Saldanha e Entrecampos. O autarca sublinha que este centro proporcionará aos jovens e empreendedores locais as ferramentas necessárias para desenvolverem projetos inovadores.

Formação e capacitação em diferentes setores

Nos últimos meses, as equipas responsáveis pelo projeto têm vindo a desenvolver programas de capacitação em IA, abrangendo sete setores distintos e envolvendo várias funções dentro das organizações. As atividades têm sido realizadas nas instalações da Microsoft no Parque das Nações, bem como nas sedes dos restantes parceiros, com o objetivo de preparar as empresas para a adoção de tecnologias de IA de forma estratégica e alinhada com os seus objetivos de negócio.

Esta nova iniciativa posiciona Lisboa na linha da frente da inovação tecnológica, potenciando o talento local e contribuindo para a expansão do ecossistema digital no país.

Outros artigos interessantes:

  • Dados de funcionários da Amazon comprometidos em ataque informático
  • Signal desafia gigantes com novidades nas videochamadas
  • Xiaomi anuncia promoções exclusivas para Black Friday
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Aws ai agents
Inteligência Artificial

AWS lança agentes de IA “mais humanos” que entendem tom e sotaque

02/12/2025
Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Apple ai (2)
Apple

Apple recruta ex-líder do Google Gemini para salvar a sua IA

02/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025
Google gemini aplicação móvel
Google

Google promete “revolução” na app do Gemini e confirma versão nativa para Mac

01/12/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.