A Google está finalmente a preparar-se para corrigir uma das maiores falhas dos seus smartphones dobráveis: a velocidade de carregamento sem fios. O futuro Pixel 10 Pro Fold irá suportar o padrão Qi2, uma melhoria significativa face ao seu antecessor. No entanto, nem tudo são boas notícias. Uma nova fuga de informação confirma que terás de esperar um pouco mais para deitar as mãos ao novo dobrável, bem como a outros dispositivos da marca.
A menos de uma semana do grande evento de apresentação, agendado para 20 de agosto, os detalhes sobre o calendário de lançamento começam a ficar mais claros, e nem todos os produtos anunciados chegarão às lojas ao mesmo tempo.

Lançamento faseado: dobrável e acessórios só em outubro
Enquanto os modelos standard, o Pixel 10 e o Pixel 10 Pro, deverão ficar disponíveis para pré-encomenda logo após o evento de 20 de agosto, o mesmo não acontecerá com o resto da família. O conhecido leaker Evan Blass confirmou que o lançamento do Pixel 10 Pro Fold, do Pixel Watch 4 e dos Pixel Buds 2a foi adiado para 9 de outubro.
Esta estratégia de lançamento faseado pode ser uma desilusão para quem esperava adquirir o novo dobrável de imediato, mas a boa notícia é que a espera trará uma funcionalidade muito aguardada.
O dobro da velocidade, mas sem a magia magnética
A confirmação do suporte para Qi2 no Pixel 10 Pro Fold é uma excelente notícia. Na prática, isto significa que o smartphone será capaz de carregar sem fios a 15W, o dobro da velocidade dos anémicos 7.5W do Pixel 9 Pro Fold. Esta melhoria torna finalmente o carregamento sem fios uma opção viável e conveniente para o dia a dia.
No entanto, é importante gerir as expectativas. O suporte para Qi2 não implica que o smartphone tenha carregamento magnético nativo, ao estilo do MagSafe da Apple. A esperança é que as futuras capas Pixelsnap da Google possam adicionar essa funcionalidade ao dobrável.

Sem suporte para o mais recente padrão Qi2.2
Apesar da melhoria para 15W ser bem-vinda, a fuga de informação também revela uma pequena desilusão. Ao mencionar explicitamente o padrão Qi2, fica descartado o suporte para o mais recente Qi2.2, que permite velocidades de carregamento sem fios até 25W.
A ausência desta tecnologia é particularmente notada, dado o papel fundamental que a Google teve no desenvolvimento desta nova especificação. É provável que os outros modelos da linha Pixel 10 já suportem este padrão mais rápido, o que torna a sua ausência no modelo dobrável, que é mais caro, um pouco mais difícil de justificar.
Ainda assim, a combinação de um carregamento sem fios duas vezes mais rápido, uma bateria maior que, segundo os rumores, terá 5.015 mAh, e um processador Tensor G5 mais eficiente, posiciona o Pixel 10 Pro Fold como uma atualização significativa e muito bem-vinda à linha de dobráveis da Google.
Outros artigos interessantes:










