A Apple prepara-se para lançar a série iPhone 17 em setembro, mas as atenções já se começam a virar para o modelo que só deverá chegar no próximo ano: o iPhone 17e. Tal como o seu antecessor, o iPhone 16e, este será o smartphone mais acessível da sua geração, e uma nova fuga de informação, vinda do conhecido leaker Digital Chat Station, já nos deu um vislumbre muito completo do que podemos esperar.
As informações, alegadamente obtidas a partir da cadeia de fornecimento da Apple, revelam as principais especificações do dispositivo, desde o ecrã ao processador. A Apple parece estar a preparar-se para continuar o sucesso do seu modelo “e”, que se revelou uma aposta ganha.

As especificações do futuro iPhone 17e
Segundo a fuga de informação, o iPhone 17e manterá a filosofia do seu antecessor, herdando algumas das tecnologias dos modelos mais caros, mas com alguns compromissos para manter o preço baixo. As especificações apontadas são:
- Ecrã: Um painel OLED de 6,1 polegadas, muito provavelmente o mesmo ecrã de 60Hz e baixo consumo de energia que encontramos no iPhone 16. Manterá também a Dynamic Island.
- Processador: Será alimentado pelo processador Apple A19, a versão standard do chip que equipará a série iPhone 17.
- Câmaras: Na frente, teremos um sensor de 12 megapíxeis com reconhecimento facial 3D. Na traseira, o smartphone deverá contar com uma câmara principal de 48 megapíxeis.
O design geral deverá sofrer alterações significativas, mas o grande destaque do iPhone 17e continuará a ser o seu posicionamento como o iPhone mais acessível da linha, uma estratégia que tem dado frutos.

O sucesso do iPhone 16e abre caminho
Para perceber a importância do futuro iPhone 17e, basta olhar para o sucesso do seu antecessor. O iPhone 16e, lançado em fevereiro para substituir a antiga linha SE, revelou-se um verdadeiro sucesso de vendas, superando todas as expectativas.
Um relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mostrou que, no segundo trimestre de 2025, o iPhone 16e não só conquistou os clientes que normalmente comprariam o modelo SE, como também conseguiu roubar vendas a modelos mais antigos, como o iPhone 15 e o 14.
Os números são claros: no segundo trimestre de 2025, o iPhone 16e foi responsável por 11% de todas as vendas de iPhones nos EUA, mais do dobro da quota de 5% que o iPhone SE detinha no mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, as vendas de modelos mais antigos caíram de 28% para apenas 15%, mostrando como o 16e conseguiu remodelar as vendas da Apple no segmento de entrada.
Com base neste desempenho, é de esperar que o iPhone 17e continue a ser a porta de entrada para o ecossistema da Apple para muitos utilizadores, oferecendo um equilíbrio muito apelativo entre preço e funcionalidades.
Outros artigos interessantes:










