TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

iPhone 17e: A grande ironia de ter um ecrã fabricado pela rival Samsung

Vitor Urbano por Vitor Urbano
09/03/2026
Em Samsung, Apple

Já deves ter reparado que no mundo da tecnologia as rivalidades muitas vezes escondem grandes parcerias de bastidores. Quando olhas para a eterna guerra entre a Apple e a Samsung, é fácil pensar que são inimigos mortais que não trocam sequer um “bom dia”. Mas a realidade dos negócios é muito diferente. O recém-anunciado iPhone 17e, a nova aposta mais “acessível” da empresa da maçã, é o exemplo perfeito desta dinâmica curiosa.

Sabias que uma parte gigantesca do ecrã para o qual vais olhar todos os dias se comprares este telemóvel é, na verdade, fabricada pela Samsung? Pois é, a gigante sul-coreana acaba de garantir, mais uma vez, a maior fatia do fornecimento de painéis OLED para a Apple.

A dança dos milhões e o falhanço da BOE

Segundo um relatório recente e muito detalhado do portal especializado TheElec, a Samsung Display (a divisão independente responsável pela criação de ecrãs) não está para brincadeiras neste mercado. Para teres uma ideia da escala deste negócio massivo, só no ano passado, a marca forneceu cerca de 11 milhões de painéis OLED para o antecessor iPhone 16e. Isto representou nada mais, nada menos do que 50% de todo o volume de ecrãs daquele modelo. O resto do bolo foi dividido entre a LG Display, com 7,5 milhões de unidades, e a fabricante chinesa BOE, que se ficou por uns modestos 3,5 milhões. As informações agora reveladas indicam que a Apple vai manter exatamente a mesma estrutura e um volume de encomendas muito semelhante para o novíssimo iPhone 17e.

Podes perguntar-te: mas a Apple não tenta fugir desta dependência extrema da Samsung? A verdade é que tenta, e muito. Há uns anos, a empresa de Cupertino fez um esforço enorme para aumentar a quota de produção da BOE e, dessa forma, não colocar todos os ovos no cesto da sua maior rival no mercado dos smartphones. O grande problema com que esbarraram foi que a exigência da Apple é lendária e a fabricante chinesa BOE simplesmente não conseguiu entregar a qualidade consistente que era exigida, falhando os rigorosos testes de controlo de qualidade múltiplas vezes ao longo dos anos. Sem grandes alternativas viáveis à altura, a Apple viu-se obrigada a engolir o orgulho e a aumentar novamente a encomenda à Samsung, que continua a ser indiscutivelmente a maior e mais inovadora fabricante de painéis OLED do planeta.

Samsung iphone margens

O que oferece o ecrã e o interior do iPhone 17e?

Mas afinal, o que é que o ecrã do iPhone 17e tem para te oferecer na prática? Trata-se de um painel OLED de 6.1 polegadas que te garante cores incrivelmente vibrantes e pretos absolutos, conseguindo atingir um pico de brilho de 1.200 nits. No entanto, há um detalhe técnico que tem gerado imensa controvérsia entre a comunidade: a taxa de atualização continua teimosamente presa nos antigos 60Hz. Numa altura em que quase todos os telemóveis Android concorrentes já oferecem 120Hz para uma fluidez imaculada a fazer scroll ou a jogar, a Apple continua a reservar essa funcionalidade (que apelida de ProMotion) exclusivamente para os seus modelos mais caros da linha Pro.

Para compensar esta limitação visual, o telemóvel vem “artilhado” com um poder de processamento tremendo. Traz no interior o potente processador A19 construído com tecnologia de 3 nanómetros, 8 GB de memória RAM, e um excelente sistema fotográfico que inclui uma câmara principal de 48 MP equipada com estabilização ótica de imagem (OIS) e uma câmara frontal de 12 MP para as tuas selfies.

O grande duelo: iPhone 17e vs Galaxy A56

Se estás ativamente a fazer contas à vida, é totalmente impossível não comparar o novo iPhone 17e com o seu principal adversário direto e “primo” de ecrã: o Samsung Galaxy A56. Nos Estados Unidos, a versão base de 256 GB do iPhone 17e tem um preço oficial de 599 dólares, o que o torna cerca de 50 dólares mais caro do que a versão equivalente do Galaxy A56. Qual deles deves escolher? Tudo depende estritamente daquilo que valorizas mais no teu dia a dia.

Se procuras um desempenho absurdamente rápido e duradouro (graças ao superior chip A19), uma qualidade de topo nas fotografias principais e de rosto, acesso vital ao sistema de SOS de emergência via satélite e a comodidade do carregamento sem fios, o iPhone é claramente o caminho a seguir. Por outro lado, se não dispensas um ecrã muito mais fluido e ligeiramente maior, se adoras tirar fotos de grupo com uma câmara ultra-grande angular dedicada, se precisas de uma bateria gigante que nunca te deixe ficar mal e se preferes um carregamento rápido mais veloz, o Galaxy A56 acaba por te entregar mais valor nesses aspetos concretos.

A decisão final está nas tuas mãos e na tua carteira, mas não deixa de ter uma certa piada saberes que, escolhas o sistema operativo que escolheres, a Samsung acaba invariavelmente por ganhar um bocadinho do teu dinheiro.

Outros artigos interessantes:

  • HarmonyOS 6 Beta chega ao Huawei Watch GT 6 com novas funções
  • HONOR no MWC 2026: aclamação global e reconhecimento da crítica internacional
  • Moto Buds 2 Plus e Moto Buds 2: dois auriculares, dois sons, uma aposta séria da Motorola no MWC 2026
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Airpods max 2: o que mudou após seis anos e o que ficou igual
Apple

AirPods Max 2: o que mudou após seis anos e o que ficou igual

24/03/2026
Apple wwdc 2026
Apple

Apple sob pressão: WWDC 2026 pode ser a prova de fogo em IA

24/03/2026
Iphone 17 pro - samsung galaxy s26 ultra
Samsung

Samsung lança partilha direta entre Galaxy S26 e iPhone

23/03/2026
Apple ipad air promoção
Apple

Novo iPad de entrada chega em breve com Apple Intelligence

23/03/2026
Preços do drives externos da apple sobem até 200% por causa da ia
Apple

Preços do drives externos da Apple sobem até 200% por causa da IA

23/03/2026
Apple homepad
Apple

Apple adia HomePad porque a nova Siri ainda não funciona

23/03/2026

Últimas notícias

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

25/03/2026
Panasonic lumix tz300

Panasonic Lumix TZ300: o regresso após oito anos

25/03/2026
Quwan express: a "vpn" da qnap que dispensa routers

QuWAN Express: a “VPN” da QNAP que dispensa routers

25/03/2026
QNAP

Timestamp absorve a arin e reforça presença ibérica

Oracle AI Database reforçada com novas capacidades de IA agêntica

Como a Inteligência Artificial está a redefinir a logística: a visão da DSV

Denon Home: som sem fios para toda a casa a partir de 349€

Firefox 149 chega com VPN gratuita, Split View e segurança reforçada

Getac anuncia CommandCore para controlo de drones em missões críticas

HP EliteBoard G1a: o PC que cabe num teclado chega a Portugal

IA da Hala Systems ajuda a resgatar 207 crianças na Ucrânia

AirPods Max 2: o que mudou após seis anos e o que ficou igual

Apple sob pressão: WWDC 2026 pode ser a prova de fogo em IA

TP-Link Deco BE22: pack de 2 unidades disponível em Portugal

Samsung lança partilha direta entre Galaxy S26 e iPhone

Novo iPad de entrada chega em breve com Apple Intelligence

Preços do drives externos da Apple sobem até 200% por causa da IA

Google Tradutor vai avaliar a tua pronúncia em tempo real

Moisés Raimundo é o novo B2B Marketing Manager da TP-Link Portugal

Oppo Find X9 Ultra chega em abril com botão dedicado para fotos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.