Uma das maiores vantagens dos nossos smartphones sobre os portáteis é o facto de estarem sempre ligados à internet. A Apple poderá estar finalmente a preparar-se para acabar com essa desvantagem nos seus computadores, com a chegada de um MacBook Pro com 5G. Segundo uma fuga de informação, a empresa já está a testar um modelo com conetividade móvel integrada, uma novidade que há muito é pedida pelos utilizadores.
A informação, baseada em código interno da Apple, revela que a empresa está a trabalhar num MacBook Pro equipado com o processador de nova geração M5 Pro e com o seu primeiro modem 5G desenvolvido internamente. Se este lançamento se concretizar, o Mac ficará finalmente em pé de igualdade com os portáteis Windows e com o seu “irmão” mais novo, o iPad.
O modem “Centauri” chega finalmente ao Mac
A grande novidade desta fuga de informação é a confirmação de que a Apple já tem uma solução de conetividade móvel própria, eficiente o suficiente para ser integrada num portátil. O modem 5G, com o nome de código “Centauri” ou C1, é o mesmo que já apareceu no iPhone 16e no início deste ano. A sua chegada ao Mac mostra que a Apple resolveu os desafios de consumo de energia que, até agora, a tinham impedido de dar este passo.
Este avanço tecnológico é o que torna um MacBook com 5G muito mais realista hoje do que era há uma década, altura em que a Apple já explorava esta possibilidade.

Uma resposta à concorrência que já o faz há anos
Se a Apple lançar este MacBook Pro com 5G no início de 2026, como sugerem os rumores, irá finalmente igualar uma capacidade que os portáteis Windows oferecem há anos. Dispositivos como o Surface Pro X da Microsoft e outros “Always Connected PCs” há muito que suportam conetividade LTE e 5G. Os próprios iPads da Apple têm modelos com conetividade móvel há mais de uma década.
Este passo colocaria o Mac em pé de igualdade com estes dispositivos, oferecendo a vantagem da integração total entre hardware e software que é a imagem de marca da Apple. A possibilidade de estar sempre online, sem depender de Wi-Fi ou de um hotspot do smartphone, seria uma mudança radical para a produtividade e a conveniência de usar um Mac.
Um sonho antigo que pode tornar-se realidade
A ideia de um Mac com conetividade móvel não é nova. Existem patentes da Apple que remontam a 2011 e que descrevem MacBooks com antenas integradas. No entanto, nenhum desses designs alguma vez chegou ao mercado, provavelmente devido aos desafios relacionados com o consumo de energia e a eficiência dos modems da altura.
A estreia bem-sucedida do modem “Centauri” no iPhone 16e parece ter sido a peça que faltava no puzzle. Com uma solução própria e otimizada, a Apple tem agora o caminho livre para concretizar um dos desejos mais antigos dos seus utilizadores e tornar o MacBook Pro numa máquina verdadeiramente conectada, em qualquer lugar.
Outros artigos interessantes:










