Para proteger a infraestrutura em nuvem contra a topografia de ameaças cibernéticas em constante mudança, consultores de segurança em nuvem utilizam metodologias, políticas e abordagens comprovadas, baseadas em suas melhores práticas, aplicadas a situações do mundo real. Esta é uma lista interessante de conselhos sobre o que as organizações deveriam passar pela expertise de profissionais de segurança para proteger seus recursos baseados em nuvem.
Solicitar a Abordagem de Responsabilidade Comum
AWS, Azure e GCP são os serviços de nuvem que normalmente operam sob o modelo de responsabilidade compartilhada, em que todas as instalações da nuvem são protegidas pelo fornecedor, mas os dados, aplicativos e acesso do usuário são protegidos pelo cliente. As medidas de segurança fornecidas a uma organização devem ser revisadas regularmente por consultores de segurança em nuvem, que as ajustam com base nas alterações nos provedores de nuvem.
Implemente um Gerenciamento Robusto de Identidade e Acesso (IAM)
A defesa das nuvens envolve o gerenciamento de quem pode fazer o quê. Consultores recomendam o uso do controle de acesso baseado em funções (RBAC) para garantir que cada grupo de usuários, usuário e aplicativo tenha acesso apenas aos recursos necessários que correspondem às suas funções. A autenticação multifator (MFA) e regulamentações robustas de senhas podem eliminar o acesso ilegítimo.
Priorize a Criptografia de Dados – Sempre
A criptografia de dados é essencial, independentemente de as informações estarem em movimento ou em repouso. Profissionais de segurança sugerem que uma organização empregue um algoritmo robusto como o AES-256 para armazenar dados e uma conexão segura como TLS/SSL para transportar os dados. Uma mitigação adicional inclui a implementação de um serviço de gerenciamento de chaves (KMS) dedicado, como o AWS KMS e o Azure Key Vault, para proteger informações confidenciais, evitando roubos e violações regulatórias.
Realize Auditorias de Segurança de Rotina e Avaliações de Risco
Manter a segurança não é uma questão de configurar e esquecer. Consultores experientes recomendam uma varredura regular de vulnerabilidades para verificar configurações incorretas, políticas e ameaças futuras por meio de auditorias de segurança. Varreduras automatizadas e testes de penetração com revisão manual fornecerão as ações detalhadas que manterão você em conformidade com padrões como o GDPR ou PCI-DSS.
Implemente Segmentação de Rede e Arquitetura Zero Trust
Sub-redes e nuvens privadas virtuais (VPCs) fornecem segmentação de redes na nuvem, o que impede a movimentação lateral do invasor. Os conceitos de Zero Trust, que proíbem a admissão implícita, fazem com que cada solicitação seja interrompida, independentemente dos métodos tradicionais de acesso ou do dispositivo utilizado.
Implante Ferramentas de Monitoramento Contínuo
O principal valor do monitoramento em tempo real é a detecção precoce de ameaças. As soluções de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM) importam e analisam os dados registrados de vários aplicativos, redes e usuários, para emitir um alarme instantaneamente sempre que algo suspeito for identificado. Consultores de segurança em nuvem ajustarão esses sistemas para remover falsos positivos e identificar riscos reais, para que a correção possa ser realizada rapidamente.
Adequar a Segurança aos Requisitos de Conformidade
As regulamentações são complexas e específicas de cada setor. Personalizar os controles de segurança em nuvem para atender aos padrões – seja HIPAA na área da saúde, PCI-DSS em fintech ou SOC 2 em SaaS – poupa as organizações do ônus de multas pesadas, estando preparadas. Consultores podem oferecer suporte a documentação de alta qualidade, testes de controle contínuos e relatórios de conformidade em todas as estruturas aplicáveis.
Invista no Planeamento de Resposta a Incidentes
Mesmo os sistemas mais robustos sofrem um ataque indesejado. Especialistas renomados desenvolvem manuais passo a passo de resposta a incidentes, automatizam a detecção de ameaças e estabelecem análises forenses para uma resposta rápida a violações. Com um plano de resposta cuidadosamente elaborado, a publicidade negativa pode ser eliminada e a interrupção funcional minimizada.
Promova a conscientização e o treinamento em segurança
A tecnologia não é uma solução completa. Os funcionários devem estar cientes das ameaças e das melhores práticas. Consultores treinam os funcionários sobre como usar a nuvem de forma segura, indicadores de um ataque e adesão às políticas da empresa. A educação regular mitiga os perigos da engenharia social, bem como de ataques de phishing.
Conclusão
Os mecanismos de defesa mais eficazes contra ameaças à nuvem são o uso de um conjunto proativo de controles técnicos em camadas, revisões periódicas e estratégias personalizadas. Ao aderir a essas estratégias testadas e comprovadas de consultoria em segurança na nuvem, com especialistas como a Qualysec Technologies, as empresas desenvolvem não apenas plataformas de nuvem seguras, mas também organizações fortes e avançadas, com a capacidade de resistir a quaisquer mudanças futuras.
Outros artigos interessantes:











