Prepara-te para uma nova era de velocidade nos smartphones. Uma nova fuga de informação sugere que o próximo processador de topo da Qualcomm, conhecido provisoriamente como Snapdragon 8 Elite 2 (ou talvez Snapdragon 8 Elite Gen 5), vai pulverizar todos os recordes de desempenho, atingindo uma pontuação de mais de 4 milhões no popular teste de benchmark AnTuTu.
Se estes números se confirmarem, estaremos perante um salto geracional massivo, já que os processadores mais potentes da atualidade lutam para chegar aos 3 milhões de pontos. A notícia, avançada pelo conhecido leaker Digital Chat Station, está a deixar a comunidade tecnológica em alvoroço, a poucas semanas do anúncio oficial.

Uma arquitetura de 3nm e núcleos Oryon
O segredo para este desempenho estratosférico parece estar na nova arquitetura do processador. O Snapdragon 8 Elite 2 será, alegadamente, construído com o avançado processo de 3 nanómetros (N3P) da TSMC e contará com os novos núcleos personalizados Oryon da Qualcomm.
A configuração, segundo a fuga de informação, será composta por dois núcleos de alta performance a uns impressionantes 4.61GHz e seis núcleos de eficiência a 3.63GHz. A acompanhar, teremos a nova unidade gráfica Adreno 840 a 1.2GHz, prometendo um desempenho gráfico nunca antes visto num smartphone. Além disso, o novo processador trará suporte para as mais recentes e rápidas memórias RAM LPDDR6.
Uma versão “for Galaxy” ainda mais rápida
Como já é tradição, a Samsung parece que vai ter direito a uma versão especial e ainda mais potente deste processador para os seus próximos topos de gama. Os rumores indicam que a gigante sul-coreana está a preparar uma variante “for Galaxy” com os núcleos de performance afinados para atingir os 4.74GHz.
Enquanto a Samsung trabalha nesta versão exclusiva, outras grandes marcas como a Xiaomi, Honor, iQOO, OnePlus e Realme já estão a testar a configuração “standard” de 4.61GHz para os seus próximos lançamentos, antecipando uma autêntica corrida para ver quem domina os rankings de performance no final do ano.
Quando chega e quem o vai ter primeiro?
A espera não será longa. A Qualcomm deverá apresentar oficialmente o seu novo super processador durante o Snapdragon Summit, que arranca a 23 de setembro no Havai.
Depois disso, a corrida começa. A Xiaomi deverá ser a primeira a chegar ao mercado com os novos Xiaomi 16 e 16 Pro, já em outubro. Logo a seguir, são esperados o OnePlus 15, o Realme GT 8, o iQOO 14 e o Vivo X300 Ultra. A Samsung, por sua vez, deverá integrar a sua versão mais potente na futura série Galaxy S26.
Outros artigos interessantes:










