TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Kojima diz que projeto ‘Matrix’ foi cancelado sem que ele soubesse

Vitor Urbano por Vitor Urbano
29/10/2025
Em Gaming

No panteão dos criadores de videojogos, Hideo Kojima é uma lenda, conhecido pela sua visão artística singular e por criar mundos que nos fazem questionar a própria realidade. Por isso, quando se fala em projetos que ele poderia ter desenvolvido, a imaginação corre solta. Agora, ficamos a saber que um desses projetos, um que nunca saiu do papel, foi uma colaboração com a mítica saga The Matrix, e o mais surpreendente é que o próprio Kojima nunca foi informado de que a proposta tinha sido recusada.

A história, que parece ter saído de um enredo de Matrix — com a sua própria dose de realidade a ser questionada —, foi revelada por um executivo da Konami e depois confirmada pelo próprio criador japonês, que admitiu ter ficado “surpreendido” por descobrir que as realizadoras dos filmes, as Wachowskis, tinham feito um pedido formal para que ele criasse um jogo da franquia.

A proposta que a Konami recusou sem o seu criador saber

A revelação inicial surgiu através de Christopher Bergstresser, antigo vice-presidente da Konami Digital Entertainment. Segundo ele, as Wachowskis, fãs declaradas do trabalho de Kojima, visitaram a sede da empresa no Japão com um artista conceptual para fazerem o convite pessoalmente. O pedido era claro: queriam que Kojima desenvolvesse o jogo de Matrix.

O problema é que, alegadamente, a resposta que chegou às realizadoras foi um “não” seco, vindo de executivos da Konami. O mais chocante é que, como o próprio Kojima esclareceu mais tarde, ele nunca foi sequer informado desta conversa. “Ninguém alguma vez me contou que essa conversa tinha acontecido”, afirmou o criador, sublinhando a estranha camada de secretismo que envolveu o processo.

Kojima

O “quase jogo” e as datas em Shinjuku

Kojima confirmou ter estado com as Wachowskis no Japão durante a promoção do primeiro filme, mas detalhou que a sua reunião com a liderança da Konami ocorreu sem ele, e terminou antes da sua chegada. Ele recorda ter conhecido o produtor Joel Silver mais tarde, mas nunca lhe foi feita qualquer proposta formal para trabalhar no projeto.

Naquela altura, Kojima estava totalmente focado na produção de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, mas admitiu que, se tivesse tido conhecimento da oportunidade, talvez tivesse encontrado uma forma de a concretizar. “Se alguém me tivesse dito algo, talvez houvesse forma de acontecer”, refletiu, deixando em aberto o que poderia ter sido um dos crossovers mais icónicos da história dos videojogos.

Um passo atrás na tradição de adaptações da franquia

Embora a ideia de um Matrix desenvolvido por Kojima seja fascinante, é importante lembrar que a franquia Assassin’s Creed já tem um historial de explorar temas maduros e politicamente carregados. O caso mais notável é Assassin’s Creed Freedom Cry, uma expansão aclamada que colocava o utilizador na pele de Adéwalé, um antigo escravo que luta contra o tráfico no Caribe.

O projeto cancelado do qual agora sabemos, o “Project Scarlet” (que abordava o período pós-Guerra Civil Americana), seria uma evolução natural dessa abordagem, levando a exploração da opressão e da resistência para um novo contexto histórico. A decisão de cancelar esse projeto, por medo de controvérsia, e agora descobrir que um projeto tão potente como o de Matrix pode ter sido rejeitado por razões burocráticas, levanta dúvidas sobre a coragem criativa da Ubisoft e da Konami em diferentes alturas.

O presente de Kojima: construir os seus próprios mundos

Hoje, Hideo Kojima não precisa de licenças externas para criar as suas visões. O seu projeto atual, OD, desenvolvido em parceria com os Xbox Game Studios, é um jogo de terror que já promete explorar a fundo temas como a morte, a realidade e o nosso subconsciente, áreas que têm sido centrais no seu trabalho desde sempre. O primeiro teaser deste título, com um elenco que inclui Sophia Lillis e Hunter Schafer, já mostra uma atmosfera densa e psicológica que parece ser o seu verdadeiro foco.

A verdade é que, embora o mundo dos videojogos tenha ganho um potencial Matrix com a Unreal Engine 5, perdemos a oportunidade de ver a visão única de Kojima aplicada a essa franquia. Contudo, o que ganhámos foi um criador livre para explorar as suas próprias obsessões, garantindo que o seu próximo trabalho será, acima de tudo, autenticamente seu.

Outros artigos interessantes:

  • O fim de um ciclo: o primeiro Google Pixel Watch recebe a sua última atualização
  • Redmi Turbo 5: mais fino, mais bateria e com certificação IP68
  • iPhone 20: o fim dos botões físicos? A Apple prepara uma grande mudança
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Xiaomi su7 ultra: supercarro elétrico chega ao gran turismo 7
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra: supercarro elétrico chega ao Gran Turismo 7

28/01/2026
Gta 6 (2)
Jogos

Sem disco no dia 1: GTA 6 pode chegar apenas em digital para travar fugas

27/01/2026
Ps plus fevereiro: ‘undisputed’ traz o boxe de volta à ps5
Jogos

PS Plus Fevereiro: ‘Undisputed’ traz o boxe de volta à PS5

27/01/2026
Abxylute n6 (2)
Gaming

Abxylute confirma comandos para a Switch 2: um tributo ao GameCube e um design moderno

25/01/2026
Hytale - bioma do pântano (2)
Jogos

Hytale: Guia de sobrevivência e exploração no perigoso Bioma do Pântano

25/01/2026
Hytale culinária
Jogos

Guia de Culinária em Hytale: da fogueira básica à mestria do fogão

24/01/2026

Últimas notícias

Nothing phone 4a pro

Nothing Phone 4a Pro: bateria maior e melhor proteção reveladas

28/01/2026
Whatsapp publicidade

WhatsApp prepara subscrição de 4€ para remover anúncios

28/01/2026
Volvo_xc70 suv

Volvo desafia GM e promete: o Apple CarPlay fica para sempre

28/01/2026
QNAP

Apple TV+ soma 9 nomeações WGA: ‘Pluribus’ lidera a corrida aos prémios

Galaxy S26: Samsung revela ecrã que esconde o teu PIN de quem está ao lado

Google reforça segurança: Android 16 ganha ‘bloqueio inteligente’ contra ladrões

Razer Synapse Web: configura o teu rato e teclado no browser sem instalar nada

Tim Cook fala com Trump após mortes do ICE: “É tempo de desescalada”

Xiaomi SU7 Ultra: supercarro elétrico chega ao Gran Turismo 7

Galaxy S26 Ultra: Samsung revela ecrã que “esconde” mensagens de quem está ao lado

Excel ganha ‘Agente’ de IA no Windows e novas funções de texto em janeiro

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas

Huawei Mate 80 Pro Max coroado como o smartphone mais inteligente em cenários de IA

OPPO A6 Pro 5G chega a Portugal com foco na durabilidade

Huawei Watch GT 6 Pro ganha edição Honma com IA para golfistas exigentes

Relatório Adyen e BCG: tesouraria fragmentada tornou-se um ponto de bloqueio

Aluminium OS: Google deixa escapar o futuro do Android no PC

Alerta Google Pixel: atualização de janeiro mata Wi-Fi e Bluetooth

WhatsApp lança ‘Modo Bloqueio’ para travar ciberataques sofisticados

Toyota levanta o véu sobre novo SUV elétrico de 3 filas: o Highlander EV está a chegar?

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.