A Camping-Car Park, que se apresenta como a maior rede europeia de Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA), anunciou o lançamento de um novo mapa rodoviário. A iniciativa resulta de uma parceria estratégica com a Michelin.
A aposta num mapa físico em papel contrasta com a predominância da navegação por GPS e sinaliza um movimento tático. O projeto combina a cartografia de referência da Michelin com a sobreposição de informações sobre a localização exata das ASA da rede Camping-Car Park.
A estratégia do mapa físico
Embora o GPS seja a ferramenta de navegação dominante, a Camping-Car Park reconhece que muitos viajantes “continuam a gostar de planear a aventura” com um mapa tradicional.
A parceria é descrita pela Camping-Car Park como uma “colaboração de prestígio”. O objetivo parece ser a legitimação da rede através da associação a uma marca de referência.
Olivier Coudrette, Diretor-Geral da empresa francesa, afirma que este mapa “confirma a nossa capacidade em estabelecer colaborações de prestígio e reconhece a Camping-Car Park como um interveniente de referência no turismo itinerante na Europa“.
Expansão da rede em Portugal
O mapa para autocaravanistas reflete a expansão geográfica da Camping-Car Park, que tem uma presença consolidada em França, mas cresce noutros mercados europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal.
Quem estiver interessado poderá adquirir o mapa online a partir deste link.
No mercado nacional, a empresa encontra-se em fase de expansão. A Camping-Car Park já realiza a gestão de três Áreas de Serviço de Autocaravanas:
- Pinhel
- Penacova
- Lavos (Figueira da Foz)
A empresa afirma que “outras áreas serão anunciadas durante os próximos meses“, sinalizando um investimento contínuo no território português. Os interessados podem adquirir o mapa online através da loja oficial da rede.
Conclusão
A colaboração entre a Camping-Car Park e a Michelin valida o turismo itinerante como um setor económico relevante. Ao sobrepor a sua rede de serviços (ASA) à autoridade cartográfica (mapa Michelin), a empresa solidifica a sua expansão europeia e oferece uma ferramenta tangível a um consumidor que, apesar da tecnologia, ainda valoriza o planeamento físico.
Outros artigos interessantes:











