TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sony LYT-901: o primeiro sensor de 200MP da marca é oficial

Vitor Urbano por Vitor Urbano
27/11/2025
Em Sony, Mobile

A Sony, líder mundial em sensores de imagem, resistiu durante muito tempo à “guerra dos megapixéis”, preferindo focar-se em sensores de menor resolução com píxeis maiores. Essa era acabou hoje. A gigante japonesa oficializou o LYT-901, o seu primeiro sensor de 200 megapixéis desenhado especificamente para smartphones.

Este lançamento é uma declaração de guerra direta à Samsung (e aos seus sensores ISOCELL HP), sinalizando que a Sony está pronta para combinar a sua lendária qualidade de imagem com a resolução extrema que o mercado de topo de gama agora exige. O sensor, anteriormente conhecido pelo código interno IMX09E, promete redefinir o zoom e o vídeo nos flagships de 2026.

O monstro de 1 polegada (quase)

O LYT-901 não impressiona apenas pela resolução. É um sensor fisicamente grande, com 1/1.12 polegadas, o que lhe permite captar uma quantidade imensa de luz.

Para gerir os 200 milhões de píxeis (de 0.7 micrómetros cada), a Sony utiliza uma arquitetura Quad-Quad Bayer. Mas o segredo está no processamento: a empresa integrou lógica de inteligência artificial (IA) diretamente no circuito do sensor. Isto permite converter os dados complexos dos píxeis de forma mais rápida e eficiente, facilitando a vida ao processador do telemóvel e reduzindo o ruído na imagem final.

Sony lyt 901

Zoom 4x sem lente? A magia do ‘in-sensor zoom’

A grande vantagem de ter 200 MP não é tirar fotos gigantes, mas sim a flexibilidade de zoom. O LYT-901 destaca-se por oferecer um zoom de 4x “in-sensor” tanto para fotos como para vídeo.

O que isto significa na prática? O sensor tem resolução suficiente para fazer um recorte central que equivale a um zoom de 4x, mantendo uma qualidade “ótica” e rica em detalhe, sem precisar de uma lente teleobjetiva dedicada para essa distância. A Sony afirma que este é o único sensor atual capaz de oferecer este zoom de 4x juntamente com gravação de vídeo 4K a 30fps (ou 120fps em modos de combinação de píxeis).

A marca destaca especificamente a fotografia de concertos e arenas como o cenário ideal para esta tecnologia, permitindo captar o artista em palco com clareza, mesmo à distância.

HDR que congela o movimento

Para combater os problemas habituais de fotos tremidas em HDR (Alto Alcance Dinâmico), a Sony implementou um sistema híbrido. Combina o “Dual Conversion Gain” com um sistema de frames ultra-curtos (na ordem dos microssegundos).

O resultado é uma gama dinâmica que excede os 100dB (cerca de 17 stops fotográficos), garantindo que as luzes fortes não “estouram” e que não há “fantasmas” ou arrastamento em cenas de movimento rápido.

Estreia nos Ultras de 2026

Este sensor não é para telemóveis comuns. Espera-se que o LYT-901 faça a sua estreia nos modelos “Ultra” das grandes marcas chinesas. Os rumores apontam para o Oppo Find X9 Ultra, esperado para março de 2026, e para o Vivo X300 Ultra, no segundo trimestre do mesmo ano, como os primeiros a exibir este novo poder fotográfico.

Outros artigos interessantes:

  • YouTube troca botões de sítio e deixa utilizadores furiosos com o novo visual
  • HarmonyOS NEXT: a aposta da Huawei já chegou a 27 milhões de dispositivos
  • Spotify prepara novo aumento de preços para o início de 2026
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Motorola signature 27

Motorola Signature 27 já tem lançamento marcado para novembro

30/10/2026
Honor 700 (câmaras)

Honor 700 poderá receber teleconversor de 200 mm dos Magic 9

30/10/2026
Oppo reno 17 evento data

OPPO confirma Reno 17, Pad Air 6 e Watch 5 para novembro

30/10/2026
Honor x9e s

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

30/10/2026

Últimas notícias

Google Pixel 11 Pro poderá ganhar alertas HiLight com IA

Nokia 2360 Flip junta dois ecrãs e assistência familiar remota

Ataque à Binance afeta 6,3 mil milhões de dólares

Samsung Galaxy S27 poderá continuar limitado ao carregamento de 25 W

Samsung prevê escassez de memória para IA até 2028

GLM-5.3 conclui ciberataques complexos em testes

Novo iMac com M6 reforça a aposta da Apple na IA local

Xiaomi Smart Band 11 já está à venda em Portugal e no Brasil

Google apresenta Gemini 4 Carbon para cibersegurança

Apple apresenta MacBook Pro com ecrã tátil pela primeira vez

Power: a série que redefiniu o drama criminal na TV

Porsche aumenta lucros apesar de vender menos 16%

Oracle reforça aposta na IA com chips da Google e Cerebras

Xiaomi lança Redmi K100 com 10.000 mAh e ecrã de 165 Hz

Declaração de Dublin define sete prioridades para a IA na Europa

Moto G47 Power chega a Portugal com bateria de 7.000 mAh

Xiaomi lança Redmi Book 2027 com novos chips Intel

OpenAI poderá comprar chips de IA à Google

iOS 18.7.11 corrige falha de segurança em iPhones antigos

Loblaw aceita auditoria após exposição de dados de 2 milhões

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.