Era uma questão de tempo, mas o momento chegou. A Samsung encerrou silenciosamente o suporte de software oficial para a sua popular série Galaxy S21. Sem anúncios pomposos ou comunicados de imprensa, os modelos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra desapareceram das páginas de suporte da marca, sinalizando o fim de uma era para milhões de utilizadores em todo o mundo.
Esta mudança significa que os proprietários destes dispositivos, que foram topos de gama em 2021, deixam de receber atualizações regulares. O fluxo de melhorias de segurança, correções de bugs e novas funcionalidades secou, colocando um ponto final na vida útil “ativa” destes smartphones.
O que perdes a partir de agora?
A remoção da lista de suporte tem consequências imediatas. A série Galaxy S21 já tinha deixado de receber grandes atualizações de versão do Android (o sistema operativo base) há algum tempo, mas mantinha-se no ciclo de segurança.
Com este corte, os utilizadores deixam de ter acesso a:
- Patches de Segurança Mensais/Trimestrais: O dispositivo torna-se progressivamente mais vulnerável a novas ameaças e vulnerabilidades descobertas no ecossistema Android.
- Correções de Estabilidade: Problemas como reinícios indesejados ou bugs de sistema deixarão de ser resolvidos pela Samsung.
A última grande intervenção da Samsung nestes modelos focou-se precisamente em corrigir problemas de reinicialização que afetavam alguns utilizadores. A partir de agora, o software que tens é o software com que ficas.

A exceção: Galaxy S21 FE sobrevive
No meio da “limpeza”, há um sobrevivente. O Galaxy S21 FE (Fan Edition), lançado vários meses após os modelos principais, escapou ao corte.
Devido à sua data de lançamento mais tardia, o S21 FE continua listado para receber atualizações de segurança trimestrais, alinhando-se mais com o ciclo de vida da série Galaxy S22 do que com os seus irmãos S21. Isto oferece uma janela de segurança adicional para quem optou pela versão “fã” do dispositivo.
A evolução da política de atualizações
O fim do suporte ao S21 serve como um lembrete de como a política da Samsung evoluiu. Quando o S21 foi lançado, a promessa de atualizações era mais limitada.
Hoje, a realidade é muito diferente. A partir de janeiro de 2024, a Samsung estendeu o seu compromisso para uns impressionantes sete anos de atualizações para os seus novos topos de gama. Isto significa que quem comprar um Galaxy S24 ou S25 hoje não terá de se preocupar com este tipo de notícia até à próxima década.
Para os donos do S21, no entanto, a mensagem é clara: o telemóvel continua a funcionar, mas a Samsung já virou a página.
Outros artigos interessantes:










