TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ferramentas legítimas tornam-se armas cibernéticas

LOLBins: aumento de 51% no uso malicioso em 2024

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
20/12/2024
Em Segurança

A Sophos divulgou recentemente o relatório “The Bite from Inside: The Sophos Active Adversary Report”, que analisa as principais tendências em ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2024.

O documento destaca a crescente utilização de ferramentas legítimas por parte de cibercriminosos, bem como a persistência de grupos de ransomware como o LockBit, apesar das ações governamentais.

Hackers usam ferramentas legítimas tornam-se armas cibernéticas

Com base em quase 200 casos de resposta a incidentes analisados pela equipa Sophos X-Ops, o relatório oferece um panorama detalhado das técnicas e comportamentos que moldam o atual cenário de ameaças, evidenciando desafios crescentes para equipas de segurança e administradores de sistemas.

Abuso de ferramentas legítimas e fiáveis aumenta significativamente

O uso de binários “living off the land” (LOLBins) por cibercriminosos aumentou 51% em 2024, em comparação com o ano anterior, e 83% em relação a 2021. Estas ferramentas, integradas nos sistemas Windows e projetadas para fins legítimos, são frequentemente exploradas para manter ataques discretos e persistentes.

Entre os 187 binários da Microsoft identificados no período analisado, o Protocolo de Desktop Remoto (RDP) destacou-se como o mais frequentemente abusado, estando presente em 89% dos casos investigados. Esta tendência reforça um padrão já observado em relatórios anteriores da Sophos, sublinhando a importância de uma monitorização contínua e contextualizada dos ambientes de rede.

John Shier, Field CTO da Sophos, salienta que o abuso destas ferramentas legítimas pode confundir as equipas de segurança, tornando essencial o conhecimento detalhado dos ambientes para detetar atividades suspeitas que frequentemente culminam em ataques de ransomware.

LockBit domina ataques de ransomware

O grupo de ransomware LockBit manteve-se como o mais ativo no primeiro semestre de 2024, apesar de intervenções governamentais que afetaram a sua infraestrutura em fevereiro. Este grupo foi responsável por aproximadamente 21% dos incidentes investigados, consolidando-se como uma ameaça persistente no cenário global de cibersegurança.

Os dados também revelaram que as credenciais comprometidas continuam a ser a principal causa dos ataques, representando 39% dos casos. No entanto, este número mostra uma diminuição em relação a 2023, quando 56% dos ataques foram atribuídos a esta causa inicial.

Redução dos tempos de deteção

Outro ponto relevante destacado pelo relatório foi a redução dos tempos de permanência, ou seja, o intervalo entre o início de um ataque e a sua deteção. Nos casos analisados pela equipa Sophos MDR, o tempo mediano de permanência foi de apenas um dia para a maioria dos incidentes e três dias para ataques de ransomware. Em contrapartida, os casos da equipa Sophos IR registaram um tempo médio de permanência de oito dias.

O relatório também apontou que servidores Active Directory em fim de vida (EOL) foram alvos preferenciais dos cibercriminosos. Versões de servidor como 2019, 2016 e 2012, atualmente fora do suporte geral da Microsoft, destacaram-se como as mais comprometidas, representando um desafio adicional para a segurança das redes.

Conclusão

O relatório da Sophos evidencia a sofisticação crescente dos cibercriminosos e a sua capacidade de explorar ferramentas legítimas para operar com discrição. Além disso, destaca a necessidade de vigilância constante e de práticas de segurança robustas para mitigar os riscos, especialmente num cenário em que grupos como o LockBit continuam a representar ameaças significativas.

Para informações mais detalhadas, o leia o relatório The Bite from Inside: The Sophos Active Adversary Report.

Outros artigos interessantes:

  • TikTok suplica a tribunal para evitar bloqueio iminente nos EUA
  • Trabalhadores da Amazon em Nova Iorque fartos de promessas vazias
  • Tesla lança a condução autónoma v13! Elon Musk promete revolução
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Palavras-passe fracas continuam a expor milhões de utilizadores a riscos digitais
Segurança

Palavras-passe fracas continuam a expor milhões de utilizadores a riscos digitais

07/05/2026
Eua alertam aliados para destilação de modelos de ia pela china
Segurança

EUA alertam aliados para destilação de modelos de IA pela China

26/04/2026
Modelo mythos ai da anthropic deteta vulnerabilidades em infraestruturas críticas globais
Inteligência Artificial

Mythos AI provoca recorde de correções e divide especialistas

26/04/2026
Thales integra imperva para o google cloud em segurança nativa
Segurança

Thales integra Imperva para o Google Cloud em segurança nativa

25/04/2026
Ovhcloud e s2grupo apostam na soberania digital europeia
Segurança

OVHcloud e S2GRUPO apostam na soberania digital europeia

23/04/2026
O que é o dsa e o que muda para os utilizadores europeus
Segurança

O que é o DSA e o que muda para os utilizadores europeus

19/04/2026

Últimas notícias

Qualcomm snapdragon (2)

Novos Snapdragon: o salto gigante para os telemóveis acessíveis

07/05/2026
Apple airtag

AirTags seguras: a Energizer criou a bateria que pinta línguas

07/05/2026
Samsung galaxy z fold 7 - z flip 7

Mudança radical na Samsung pode baratear os próximos dobráveis

07/05/2026

A Google vai dar um “face lift” ao Search Live e tu vais notar a diferença

Palavras-passe fracas continuam a expor milhões de utilizadores a riscos digitais

Pixel 8 e AirDrop: partilha de ficheiros com iPhone está quase a chegar

Apple domina enquanto a Samsung escorrega no mercado de tablets

Pais validam o YouTube como ferramenta educativa

Huawei Mate 90 prepara o adeus ao sensor lateral com nova tecnologia

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.