TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple rainha: marcas tech mais valiosas de 2025 e a febre da IA

Vitor Urbano por Vitor Urbano
17/05/2025
Em Apple

O mais recente relatório BrandZ da Kantar para 2025 já foi divulgado e, sem grandes surpresas no pódio, a Apple continua a ser a marca mais valiosa do planeta. Mas há muitas outras movimentações interessantes no universo tecnológico, com a inteligência artificial a impulsionar algumas subidas verdadeiramente notáveis. Prepara-te para descobrir quem são os gigantes que dominam o valor de marca este ano.

Apple no topo do mundo, mais uma vez

Pelo terceiro ano consecutivo, o nome Apple brilha mais forte, alcançando uma avaliação de marca impressionante de 1,29 biliões de dólares (aproximadamente 1,19 biliões de euros ao câmbio atual). Este valor representa não só a liderança incontestada, mas também um crescimento homólogo de 28%. Com este feito, a Apple tornou-se a primeira empresa a ter uma marca avaliada em mais de um bilião de dólares, um marco histórico.

A seguir à gigante de Cupertino, encontramos a Google, que ocupa o segundo lugar com um valor de marca de 944,1 mil milhões de dólares (cerca de 870 mil milhões de euros), registando um aumento anual de 25%. A Microsoft completa o pódio, com a sua marca avaliada em 884,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 815 mil milhões de euros), um crescimento de 24% face ao ano anterior.

Apple poderá lançar tablet de parede com ia para casas inteligentes

A Amazon, com 866,1 mil milhões de dólares (perto de 798 mil milhões de euros), e a Nvidia, com 509,4 mil milhões de dólares (cerca de 469 mil milhões de euros), juntam-se à Apple no restrito top cinco. A Nvidia, em particular, teve um desempenho espetacular, vendo o valor da sua marca disparar 152% em termos anuais. Este crescimento deve-se, em grande parte, à crescente popularidade da inteligência artificial, área onde os seus processadores GPU são amplamente utilizados como aceleradores.

A inteligência artificial e as redes sociais em forte ascensão

O impacto da inteligência artificial (IA) no valor das marcas é inegável. Para além do caso da Nvidia, o relatório destaca a estreia do ChatGPT na lista, ocupando logo a 60.ª posição com uma avaliação de marca de 43,5 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros). Esta é a entrada mais alta de um recém-chegado desde a primeira aparição da Nvidia em 2021, sublinhando a relevância crescente das ferramentas de IA.

As redes sociais também demonstraram a sua força e influência contínuas. O Instagram viu o valor da sua marca crescer uns impressionantes 101% em termos anuais, enquanto o TikTok registou um aumento de 25%. Estes números evidenciam o dinamismo e a capacidade de crescimento das plataformas sociais no panorama digital atual.

Image 18

Outros nomes sonantes da tecnologia no ranking

O relatório da Kantar revela ainda outras presenças notáveis do setor tecnológico entre as marcas mais valiosas do mundo. A marca de processadores Snapdragon da Qualcomm surge na 38.ª posição, com um valor de 65,6 mil milhões de dólares (aproximadamente 60,5 mil milhões de euros). Logo atrás, na 39.ª posição, encontra-se a fabricante chinesa Huawei, com uma marca avaliada em 64,7 mil milhões de dólares (cerca de 59,6 mil milhões de euros).

Numa nota que poderá surpreender alguns, a Samsung, principal rival da Apple no mercado de smartphones e uma marca de eletrodomésticos com forte presença, surge apenas na 78.ª posição, com a sua marca avaliada em 29,3 mil milhões de dólares (aproximadamente 27 mil milhões de euros).

No setor das telecomunicações, a China Mobile, a maior operadora móvel do mundo, ocupa o 62.º lugar, com um valor de marca próximo dos 42 mil milhões de dólares (cerca de 38,7 mil milhões de euros). A T-Mobile, juntamente com a sua acionista maioritária Deutsche Telekom, combinam-se para alcançar a 19.ª posição, com uma avaliação de 105,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 97,4 mil milhões de euros).

A Verizon, maior operadora dos EUA, fica-se pela 24.ª posição (90,5 mil milhões de dólares ou 83,4 mil milhões de euros), enquanto a AT&T surge pouco depois, na 27.ª posição (86,9 mil milhões de dólares ou 80,1 mil milhões de euros). A fechar o top 100, encontramos outra fabricante chinesa de dispositivos, a Xiaomi, na 97.ª posição, com um valor de marca estimado em 21,9 mil milhões de dólares (cerca de 20,2 mil milhões de euros).

Se te estás a perguntar como a Kantar calcula o valor de uma marca, trata-se de um processo próprio de três passos que considera as perceções dos utilizadores e o desempenho financeiro das empresas.

Outros artigos interessantes:

  • Huawei Pura 80 em junho: A nova fera da fotografia está a chegar!
  • Canon nomeia novo Diretor de Grande Formato
  • Samsung Galaxy S25 FE: Exynos 2400 confirmado e poucas surpresas à vista?
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Apple iphone duo - samsung

iPhone Duo: problemas no ecrã já afetam previsões de vendas da Apple

05/11/2026
Apple iphone 18 pro (5)

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

03/11/2026
Resultados da apple superam previsões dos analistas

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

03/11/2026
Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

02/11/2026

Últimas notícias

Huawei Watch Air poderá ser apresentado na próxima semana com design ultrafino

Motorola Signature 27 recebe Gold Label da DXOMARK

OPPO Reno 17 revela design com efeito luminoso e prepara lançamento para novembro

Bose Ultra Open Earbuds (2.ª geração) chegam a Portugal

Honor 700 é oficial: nova série estreia pequeno ecrã traseiro integrado

Samsung confirma pré-encomendas dos seus óculos inteligentes para 12 de novembro

Sony recupera os icónicos auscultadores do primeiro Walkman com os novos MDR-3R

Honor Magic 9 Pro Max chega a Hong Kong com duas câmaras de 200 MP e bateria menor

Cinco smartphones que prometem marcar novembro de 2026

Hackers exploraram falhas do Chrome e Snapdragon para atacar smartphones Android

Samsung Galaxy Buds4 Pro e Buds3 Pro vão poder funcionar como aparelhos auditivos

Starlink Mobile confirma chegada de rede 5G própria a partir de 2027

Motorola revela todos os detalhes do motorola signature 27

QNAP QTS 6.1 reforça segurança e integra novas funções de IA

WhatsApp já permite expandir fotografias com inteligência artificial no Android

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

World of Warcraft chega a Dungeons & Dragons com uma expansão de 256 páginas

Google Messages começa a receber novo visual para as conversas fixadas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.