TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

CEO da Nothing: Apple aborrecida, futuro é uma só app com IA

Vitor Urbano por Vitor Urbano
27/05/2025
Em Mobile

Carl Pei, o conhecido CEO da Nothing Technology, empresa que tem entre os seus principais investidores Tony Fadell, uma figura incontornável na história da Apple por ser considerado o “pai do iPod”, não se coibiu de tecer duras críticas à atual postura da gigante de Cupertino.

Numa entrevista recente, Pei declarou que a Apple de hoje se tornou “aborrecida” e perdeu a sua capacidade de ser criativa. Em contrapartida, partilhou uma visão audaciosa para o futuro dos smartphones: um dispositivo que operará com base numa única aplicação — o próprio sistema operativo, impulsionado por uma inteligência artificial (IA) que te conhecerá intimamente.

Apple já não inspira, segundo o CEO da Nothing

Em declarações à revista Wired, Carl Pei recordou que, na sua juventude, a Apple foi uma enorme fonte de inspiração, citando o primeiro iPod e o iPhone original como os produtos que o impulsionaram a entrar na indústria tecnológica. No entanto, essa admiração parece ter-se esvanecido com o tempo.

“Pessoalmente, fui muito inspirado pela Apple quando era mais novo — o primeiro iPod, o primeiro iPhone — essa é a razão pela qual estou nesta indústria”, confessou Pei. “Mas agora as empresas criativas do passado tornaram-se muito grandes e muito corporativas, e já não são muito criativas. Já não são inspiradoras para a geração mais jovem.”

O CEO da Nothing foi particularmente incisivo na sua avaliação da Apple Intelligence, a grande aposta da Apple no campo da IA, anunciada no ano passado. Para Pei, a iniciativa não correspondeu às expectativas. “No ano passado, eles contaram uma história muito grande sobre a Apple Intelligence. Agora, um ano depois, não é muito mais do que alguns emojis gerados. Por isso, tornou os [utilizadores] muito céticos”, argumentou.

Nothing ceo apple

O futuro do smartphone: uma única aplicação inteligente

Apesar do seu ceticismo em relação à abordagem da Apple, Carl Pei é um fervoroso crente no potencial da inteligência artificial e encara o smartphone como o principal dispositivo através do qual as pessoas irão interagir com ela. A sua visão para o futuro destes dispositivos é, no mínimo, radical: em vez de um ecrã repleto de aplicações individuais, Pei antevê um telemóvel que funcionará com base numa única “aplicação” — o próprio sistema operativo (SO).

“Acredito que, no futuro, todo o telemóvel terá apenas uma aplicação — e essa será o SO. O SO conhecerá bem o seu utilizador e será otimizado para essa pessoa”, explicou o CEO da Nothing. Este sistema operativo inteligente não se limitaria a armazenar as tuas preferências; seria ativamente inteligente e personalizado. “O próximo passo após a personalização orientada por dados, na minha opinião, é a automação. Ou seja, o sistema conhece-te, sabe quem és e sabe o que queres.

Por exemplo, o sistema conhece a tua situação, hora, local e agenda, e sugere o que deves fazer”, detalhou Pei. “Neste momento, tens de passar por um processo passo a passo para descobrir o que queres fazer, depois desbloquear o teu smartphone e percorrer [as apps] passo a passo. No futuro, o teu telemóvel irá sugerir o que queres fazer e depois fá-lo-á automaticamente por ti. Portanto, será agêntico, automatizado e proativo.”

O caminho para um telemóvel sem aplicações individuais

Carl Pei está ciente de que esta é uma perspetiva bastante disruptiva e que, no estado atual, o mercado não estaria recetivo a uma mudança tão drástica. “Nesta fase, se disséssemos: ‘Eliminámos as aplicações dos smartphones’, ninguém o compraria”, admitiu.

Por isso, a estratégia da Nothing, caso enverede por este caminho, passará por uma implementação gradual e iterativa: “Temos de lançar um pouco, analisar os dados, analisar o feedback, iterar e depois lançar novamente. Gradualmente, fazer sugestões vezes sem conta. Poderíamos fazer isto mais rapidamente, mas precisamos de levar o utilizador connosco nesta jornada.”

Quanto ao tempo necessário para que esta visão de um smartphone com uma única aplicação se materialize, Pei estima um período de sete a dez anos. “Acho que muitas pessoas gostariam que acontecesse mais cedo, mas na realidade penso que as pessoas adoram usar aplicações, por isso não acho que vá acontecer assim tão rápido”, ponderou.

Uma visão radical num mercado de gigantes

A Nothing Technology, lançada em 2019 com a missão declarada de criar tecnologia “inspiradora” — e que, segundo o site 9to5Google, tem conseguido cumprir razoavelmente bem esse objetivo com produtos como o Nothing Phone (3a) — encontra-se a navegar num mercado dominado por pesos-pesados. A visão de Carl Pei, embora possa parecer futurista para alguns, alinha-se com uma tendência crescente de maior integração da inteligência artificial nos sistemas operativos.

Analistas da indústria, como os do site 9to5Mac, embora manifestem algum ceticismo em relação à possibilidade de um único agente de IA substituir completamente todas as aplicações que usamos hoje, dada a diversidade de necessidades e gostos dos utilizadores, reconhecem que a ideia central defendida por Pei tem o seu mérito.

Argumentam que é credível pensar num futuro, talvez dentro desses mesmos sete a dez anos, em que a IA generativa se torne o nosso primeiro recurso para realizar tarefas num smartphone, com as aplicações tradicionais a funcionarem como uma interface secundária.

Outros artigos interessantes:

  • SpAItial: $13M para IA que cria mundos 3D interativos
  • Motorola Moto G86: Cores PANTONE e todos os detalhes revelados antes do tempo
  • Google Pixel: Adeus Samsung, olá TSMC para os Tensor até ao Pixel 14
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Honor x9e pro
Honor

Honor X9e Pro chega com bateria inacreditável de 11.000 mAh

18/09/2026
Huawei matepad mini (2)
Huawei

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

18/09/2026
Tecno pova 8 pro 5g tonino lamborghini
Mobile

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

18/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.